Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de junho de 2011

Incêndio florestal nos EUA se aproxima de laboratório nuclear


INTERNACIONAL



Plantão | Publicada em 28/06/2011 às 09h34m

O Globo, com AP


[:]\\*//[:] LOS ALAMOS, EUA - Bombeiros lutam para apagar um incêndio florestal nas montanhas ao norte do Estado de New Mexico, na cidade de Los Alamos, EUA, onde está instalada uma base de um laboratório nuclear do governo. A área atingida cresceu 176 km² desde domingo, quando as chamas começaram.

O fogo já destruiu 30 construções no sul e no oeste da cidade na manhã de segunda-feira. O laboratório foi forçado a fechar as portas, revivendo memórias do incêndio devastador de maio de 2000 que destruiu centenas de casas e prédios na área.

A fumaça laranja era visível à noite na deserta unidade de Trinity, em Los Alamos, de onde já 12.500 mil moradores foram retirados. Como a saída das pessoas foi bem ordenada, não houve problemas no tráfego, segundo a polícia local. Uma equipe que estava trabalhando nos incêndios no Arizona chegou à área nesta terça para reforçar o combate ao fogo.

Os oficiais do laboratório de Los Alamos dizem que o incêndio já provocou pequenos danos à propriedade que guarda o laboratório e que o avanço na área foi por pouco tempo contido nesta segunda. Ainda não houve vazamentos.
As autoridades também acrescentam que os materiais radioativos estão guardados em lugares escondidos no laboratório e por enquanto estão salvos.

Foi nesse laboratório que cientistas desenvolveram a primeira bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial. Equipes cortaram o gás natural que alimentava o local só como medida de precaução.

O vice-chefe dos bombeiros de Los Alamos, Mike Thompson, disse o trabalho de seus oficiais está funcionando.
- Nós estamos bastante confiantes. Vamos usar espuma, se necessário, mas queremos as construções intactas. Especialmente aquelas que guardam algum valor ou risco para a população para o resto do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário