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terça-feira, 28 de maio de 2013

Maior aeronave da Boeing pousa pela 1ª vez no Brasil em Viracopos


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747-8F fez pouso teste para que aeroporto receba autorização da Anac.
Segundo a empresa, cargueiro é o maior do mundo em comprimento.

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28/05/2013 15h02 - Atualizado em 28/05/2013 17h45
Postado às 23h35
Do G1 Campinas e Região
Maior aeronave da Boeing pousa pela 1ª vez no Brasil em Viracopos (Foto: Leandro Filippi/G1)Boeing 747-8F fez pouso teste para que Viracopos o receba com frequência (Foto: Leandro Filippi / G1)
O maior avião cargueiro do mundo, em comprimento, pousou pela primeira vez no Brasil, nesta terça-feira (28), no Aeroporto Internacional de Viracopos. O pouso do Boeing 747-8F, que ocorreu às 13h35 em Campinas (SP), é uma das etapas para que o terminal seja autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a receber esse modelo de aeronave com frequência.

Nota da redação: inicialmente o G1 informou que o comprimento do avião é de 66,4 metros. Contudo, o correto é 76,3 metros. O texto foi corrigido às 16h24.

Ficha técnica do Boeing 747-8F
Envergadura 68,4 m
Comprimentro 76,3 m
Largura interior da cabine 6,1 m
Diâmetro 649 cm
Fonte: Boeing
Para que o pouso fosse realizado, foram necessárias adequações na pista, na sinalização, nos equipamentos de navegação aérea, além do aumento da capacidade do reservatório de água de Viracopos para 32,3 mil litros. Segundo a Boeing, o 747-8F tem 76,3 metros de comprimento, sendo considerado o maior do mundo.

O modelo possui ainda 19,4 metros de altura e transporta 135 toneladas. Em todo mundo existem 41 aviões semelhantes, sendo 35 cargueiros e outros seis que também transportam passageiros, segundo a assessoria da Boeing.

O diretor-presidente da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, Luiz Alberto Küster, disse que a expectativa é que na próxima semana a Anac habilite o aeroporto a receber o 747-8F em definitivo. Um relatório sobre o pouso será enviado para a agência.

A Anac informou que nenhum aeroporto brasileiro está autorizado, em definitivo, a operar o Boeing 747-8F. De acordo com o diretor de Operações da concessionária, Marcelo Mota, duas companhias de cargas que atuam em Viracopos possuem esse tipo de aeronave, a Atlas e a Cargolux.

Airbus A380
Segundo a Anac, outro grande avião que nenhum aeroporto brasileiro pode receber é o Airbus A380, usado para transporte de passageiros. Viracopos necessita de melhorias para habilitar a operação desse modelo de aeronave.

"Nós temos algumas alterações a serem executadas", resumiu o diretor-presidente da concessionária. A previsão é que após a entrega do novo terminal de passageiros, prevista para maio de 2014, Viracopos tenha condições de recebê-lo.
Cabine do Boeing 747-8F, que pousou pela primeira vez no Brasil (Foto: Leandro Filippi / G1)Cabine do Boeing 747-8F, que pousou pela primeira vez no Brasil (Foto: Leandro Filippi / G1)

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Prédio residencial que será o mais alto de NY fecha US$ 1 bi em vendas

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Edifício deverá ter 425 metros de altura e 96 andares.
Apartamentos custam entre US$ 7 milhões e US$ 95 milhões.

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28/05/2013 10h00 - Atualizado em 28/05/2013 12h45
Postado às 15h15
Do G1, em São Paulo
 
Imagem mostra como deve ficar o edifício após a conclusão (Foto: Dbox for CIM Group & Macklowe Properties)Imagem mostra como deve ficar o edifício após a conclusão (Foto: Dbox for CIM Group & Macklowe Properties)
A crise do mercado imobiliário dos Estados Unidos não anda  tão ruim – pelo menos no mercado de alto luxo. Desde o lançamento, em março, o edífício 432 Park Avenue, em Nova York, já completou US$ 1 bilhão em vendas, segundo a assessoria do empreendimento no Brasil.
Perspectiva da vista do banheiro da penthouse (Foto: Dbox for CIM Group & Macklowe Properties)
Perspectiva da vista panorâmica do banheiro da
penthouse (Foto: Dbox for CIM Group & Macklowe
Properties)
O prédio deverá ser o maior edifício residencial de Nova York, com 425 metros de altura e 96 andares – o One World Trade Center, maior edifício da cidade (porém comercial), tem 541 metros, contando os 124 metros da antena colocada no topo da construção.

O apartamento mais "barato" do 432 Park Avenue custa US$ 7 milhões, segundo as incorporadoras. O mais caro, a penthouse no topo do prédio, é listada por US$ 95 milhões – o projeto prevê que a unidade terá biblioteca, seis suítes e sete banheiros. Somado, o valor de venda de todas as unidades deve alcançar US$ 3 bilhões.

A projeção é que a construção, em concreto, aço e vidro, seja concluída em 2015. Os compradores, segundo a assessoria do empreendimento, são em grande parte norte-americanos, e outros vêm da América do Sul, Oriente Médio, Reino Unido, China e Rússia.
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segunda-feira, 27 de maio de 2013

Comparativo: Jaguar XF 'versus' Jaguar XJ


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Sedãs ‘básico’ e topo de linha são avaliados na pista de Interlagos.
Marca de luxo inglesa entra em nova fase e investe no mercado brasileiro.

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27/05/2013 11h17 - Atualizado em 27/05/2013 13h12
Priscila Dal Poggetto Do G1, em São Paulo
A ruptura do conceito de que a marcas inglesas de luxo são reservadas a um público extremamente restrito dentro da também limitada classe A é o desafio da Jaguar nos próximos anos. A marca, hoje sob administração do grupo indiano Tata, quer aumentar sua participação de mercado em todo o mundo e, assim, fugir de abalos financeiros. Exemplo disso é o Jaguar XF, que estreia no Brasil com motor 2.0 do Evoque por R$ 224.900, e não deixa de lado o padrão de requinte visto no sedã topo de linha XJ, que não sai por menos de R$ 540 mil.

O XF tem ainda uma opção equipada com motor 3.0 V6 Supercharged de 340 cavalos (a partir de R$ 314.900), mas o objetivo da avaliação foi contrapor as características da opção de entrada da marca com a topo de linha, no segmento de sedãs. O G1 pôde conferir o desempenho dos carros no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, onde é possível expôr ao máximo a capacidade de cada modelo.

Jaguar XJ
O primeiro a entrar na pista foi o XJ. O sedã é aquele típico “barco” para empresário esticar as pernas no banco de trás e curtir a amplitude proporcionada pelo teto-solar panorâmico, enquanto o motorista o conduz. Porém, neste modelo leva vantagem quem vai ao volante ou no banco de passageiro dianteiro. Quem tem em mente levar uma vida de banco traseiro, vai notar que ele oferece recursos limitados — não tem compartimento, por exemplo, para acomodar garrafas de bebida geladas, como tem um Mercedes-Benz S 400 Hybrid.
Veja os concorrentes do Jaguar XJ (Foto: Editoria de Arte/G1)
Outro detalhe pouco caprichado foi o compartimento para jornais, revistas ou tabletes na parte de trás do encosto dos bancos dianteiros. O sistema utiliza fitas elásticas, que quebram completamente o requinte do fino couro que reveste toda a parte interna, de portas a volante.

A compensação vem pelas telas independentes de 8 polegadas independentes, dispostas no encosto de cabeça dos bancos dianteiros. Elas complementam a tela de 12,3 polegadas sensível ao toque localizada no console central. O sistema de som é Meridian com 825W, com 20 alto-falantes e conectividade com USB, Bluetooth, CD e DVD.
Jaguar XJ tem tela de 12,3 polegadas sensível ao toque  (Foto: Caio Kenji/G1)Jaguar XJ tem tela de 12,3 polegadas sensível ao toque (Foto: Caio Kenji/G1)
Sobre a sensação ao dirigir, o carro traz todo o conforto possível ao motorista, a começar pelo posicionamento do banco. Ele garante boa visibilidade e o amplo espaço interno dá liberdade a movimentos de braços e pernas. O motorista só tem que tomar cuidado com “pé pesado”: o pedal do acelerador é bem sensível ao pedir força ao motor V8 5.0 a gasolina Supercharged de 510 cavalos de potência e 63,7 kgfm de torque.
Jaguar XJ tem câmbio automático de oito velocidades  (Foto: Caio Kenji/G1)
Jaguar XJ tem câmbio automático de oito velocidades
(Foto: Caio Kenji/G1)
O câmbio é automático de oito velocidades com opção de trocas sequenciais no volante. A combinação leva o sedã de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h.

Mas as medidas do carro atrapalham o sedã, especialmente em deslocamentos no trânsito, onde tem que mudar de faixa constantemente. Ele tem de peso bruto 2.390 kg, distribuídos em 5,12 m de largura, sendo 3 m de distância entre-eixos, 1,44 m de altura e 2,11 m de largura considerando os espelhos retrovisores.

Jaguar XF
Engana-se quem subestimar o XF por seu preço “inferior”. Acabamento e conforto são dois aspectos que a Jaguar não abriu mão — inclusive a bolsa no encosto do banco tem solução melhor do que a do XJ. Tirando o couro marrom da unidade testada, o sedã mostra um ar revigorante ao clássico, de maneira a deixa-lo mais jovial.
Veja os concorrentes do Jaguar XF (Foto: Editoria de Arte/G1)
O que ajuda muito a dar tal impressão estética é o acabamento interno em fibra de carbono, que recebe ainda um “jovem” sistema de som Meridian com 11 alto-falantes e 380 W de potência com conectividade para iPod, USB, CD, DVD, Bluetooth e, de grande relevância, GPS integrado — algo que muito carro de luxo não tem. Externamente, destaque para as rodas de liga leve de 18 polegadas, nesta versão 2.0 (a 3.0 leva rodas de 19’’).
Jaguar XF 2.0 chega ao Brasil por R$ 224.900 (Foto: Caio Kenji/G1)Jaguar XF 2.0 chega ao Brasil por R$ 224.900 (Foto: Caio Kenji/G1)
Mas a grande sacada deste carro é o motor, o 2.0 GTDI turbo de 240 cavalos de potência e 34,6 kgfm entre 2.000 rpm e 4.000 rpm de torque em conjunto com o novo câmbio ZF automático de 8 velocidades com opção de trocas manuais no volante. Ele é o mesmo que equipa o Evoque, portanto, só pela escala de produção já diminuiu muito o custo para a montadora chegar a tal preço. Fora, isso as novas tecnologias permitem que o motor tenha um desempenho acima da expectativa — considerando que o sedã é mais leve e menor do que o XJ.
Apesar de ser a opção de entrada da Jaguar, o sedã XF garante conforto e luxo no acabamento (Foto: Divulgação)Apesar de ser a opção de entrada, o sedã XF garante conforto e luxo no acabamento (Foto: Divulgação)
No circuito de Interlagos, ficou nítido que o carro tem fôlego para “brincar” de correr e estabilidade acima do normal para um sedã. De qualquer forma, ele conta com sistemas eletrônicos para não perder o rumo. A condução, assim, é bem prazerosa, com destaque para o câmbio de trocas imperceptíveis. Por ser menor e pela posição de dirigir, a sensação de domínio do condutor sobre o carro é bem maior do que no XJ.

Conclusão
Sem considerar o valor, colocando os dois modelos lado a lado, quem leva vantagem é o XF, mesmo com motor inferior. O modelo traz mais recursos modernos e mais leveza ao ainda clássico status visual da Jaguar. Fora isso, a posição de dirigir é muito mais confortável. Para completar o conjunto, é o modelo mais “em conta” da marca, o que lhe rende um status de bom custo-benefício dentro da exigência de um público tão restrito.

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