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quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Investimento publicitário cai 1,6% em 2016 e soma R$ 130 bilhões

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Televisão (aberta, paga e merchandising) foi destino de mais de 70% da compra de espaço publicitário no Brasil, diz Kantar Ibope.

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Os investimentos em publicidade somaram R$ 129,9 bilhões no Brasil em 2016, o que representa uma queda de 1,6% na comparação com 2015 (R$ 132 bilhões), de acordo com balanço divulgado nesta segunda-feira (13) pela Kantar Ibope Media, que acompanha e monitora os principais meios de comunicação do país.

"Mesmo com a desaceleração da economia, os investimentos em mídia se mantiveram praticamente nos mesmos patamares do ano anterior, avaliou Rita Romero, diretora executiva do Ibope.
Investimentos em mídia somam o equivalente a R$ 129,9 bilhões em 2016, segundo Kantar Ibope (Foto: Reprodução)
Investimentos em mídia somam o equivalente a R$ 129,9 bilhões em 2016, segundo Kantar Ibope (Foto: Reprodução)

Entre os meios, a TV (aberta, paga e merchandising) segue como principal destino das verbas de mídia, atraindo 73,8% do total aplicado em compra de espaço publicitário.

A TV aberta acumulou no período o equivalente a R$ 71,6 bilhões, um crescimento de 2,4% em relação ao ano anterior. O meio recebeu 55,1% da verba ante 53% no ano anterior.
A TV paga, com R$ 16,4 bilhões arrecadados, avançou 8,9%, e o merchandising, com R$ 7,9 bilhões, registrou o maior crescimento 14,5%.

A mídia exterior, que inclui publicidade em mobiliário urbano, transportes, edifícios e estabelecimentos comerciais, somou R$ 2,8 bilhões no ano passado, um crescimento de 17% na comparação com 2015.

O meio jornal recebeu 11,7% dos investimentos de mídia, as rádios 3,8%, as revistas 3,6% e os cinemas 0,4%.
O levantamento é resultado do monitoramento do espaço ocupado em mais de 600 veículos, com base nas tabelas de preço e sem considerar eventuais descontos negociados.

Internet
Já o montante destinado para a publicidade na internet (display e search) caiu de R$ 10,3 bilhões em 2015 para R$ 5,7 bilhões em 2016. O Ibope explica, porém, que a queda não deve ser interpretado como uma retração dos investimentos neste ambiente uma vez que o estudo abrande apenas os anúncios em portais e links patrocinados com comercialização direta pelos publishers, sem considerar vendas programáticas, vídeos e mobile. O monitoramento do Ibope também não inclui os anúncios pagos no Facebook e no YouTube.

Para 2017, a Kantar IBOPE Media tem o compromisso de continuar avançando no monitoramento da publicidade online, em todas as suas vertentes, para que o mercado possa acompanhar o esforço desses investimentos, afirma a executiva.

Maiores agências
A Y&R segue na liderança do ranking das 50 maiores agências de publicidade do Brasil, com uma gestão de verba de mídia na ordem de R$ 5,9 bilhões em 2016. Em seguida, aparecem WMcCann, Almap BBDO, Ogilvy e Mather Brasil e Publicis PBC.
Ranking das maiores agências de publicidade do Brasil em 2016 (Foto: Reproduç]ao)
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Setor de serviços fecha 2016 com a maior queda da série histórica da pesquisa

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Volume do segmento acumulou recuo de 5% no ano anterior, segundo o IBGE. Desempenho do setor de transportes influenciou negativamente o setor de serviços.

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O volume do setor de serviços do país fechou 2016 em queda de 5%, a maior da série histórica do indicador, que teve início em 2012, segundo informou nesta quarta-feira (15) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segmento de transportes foi o que mais influenciou negativamente o desempenho do setor de serviços. (Foto: Raimundo Paccó/Framephoto/Estadão Conteúdo)
Segmento de transportes foi o que mais influenciou negativamente o desempenho do setor de serviços. (Foto: Raimundo Paccó/Framephoto/Estadão Conteúdo)

Em 2016, foram os transportes que puxaram para baixo o desempenho do setor de serviços, de acordo com a pesquisa. A queda registrada pelo segmento foi de 7,6%, com destaque para transporte terrestre, que recuou 10,4%.

"É importante ressaltar a forte dependência do transporte de cargas (rodoviário, ferroviário e dutoviário) em relação ao setor industrial, maior demandante deste serviço, tanto para o consumo de matérias-primas, como para a distribuição da produção. Dessa forma a recuperação dessa atividade vai depender da recuperação do setor industrial", explicou o IBGE.

O segmento de serviços profissionais, administrativos e complementares - como serviços jurídicos, contábeis, de auditoria, consultoria empresarial - também registrou forte queda, de 5,5% em 2016. Os serviços técnico-profissionais, por exemplo, recuaram 11,4%.
 (Foto: )
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"Essas atividades, que abrangem serviços intensivos em conhecimento, dependem da demanda de outros setores institucionais, como indústria, comércio e governos, que restringiram seus gastos e investimentos em 2016, afetando sobremaneira seus resultados", justificou o IBGE.

Em dezembro, o setor de serviços cresceu 0,6%, após ter registrado alta de 0,2% em novembro e recuo de 2,3% em outubro. Na comparação com dezembro de 2015, o segmento de serviços recuou 5,7%, a maior queda para o mês de dezembro nessa comparação desde o início da série em 2012.

"Não dá para dizer que o setor de serviços entrou numa fase de recuperação. Outubro foi muito ruim e dezembro ficou longe de um bom resultado", afirmou o coordenador da pesquisa no IBGE Roberto Saldanha.

"Para o setor de serviços reagir precisa que o setor industrial retome seu crescimento contínuo e que haja a retomada de investimentos que implicam na contratação de empresas e consultorias", acrescentou.

Na comparação mensal, o que puxou o crescimento foi o desempenho positivo do setor de serviços prestados às famílias (alta de 2%), bem como o de transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (alta de 0,4%).

Receita
A receita nominal registrou variação de 0,5%, em dezembro frente a novembro, e na comparação com o mesmo mês do ano anterior, houve queda de 1,5%. A taxa acumulada da receita no ano de 2016 ficou negativa, em 0,1%. 
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terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Epidemia da contaminação de plástico ameaça paradisíaca ilha de Bali

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A Indonésia é, com 3,2 bilhões de toneladas de resíduos de plástico, o segundo país do mundo com maior índice de contaminação pelo plástico.

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Postado em 14 de fevereiro de 2017 às 22h35m
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Entre as regiões indonésias mais contaminadas, destaca-se a ilha de Bali, com uma população total de 4,5 milhões de habitantes (Foto: Divulgação)
Entre as regiões indonésias mais contaminadas, destaca-se a ilha de Bali, com uma população total de 4,5 milhões de habitantes (Foto: Divulgação)

Praias paradisíacas, extensos cultivos de arroz e centenários templos hinduístas fazem parte da propaganda turística da ilha indonésia de Bali, um éden que batalha contra a epidemia da contaminação de plástico.

A Indonésia é, com 3,2 bilhões de toneladas de resíduos de plástico, o segundo país do mundo com maior índice de contaminação pelo citado material, segundo um estudo de 2015 da Universidade da Geórgia, nos Estados Unidos.

Entre as regiões indonésias mais contaminadas, destaca-se a ilha de Bali, com uma população total de 4,5 milhões de habitantes e que com cerca de mil toneladas de resíduos de plásticos diários supera Jacarta, capital do país, onde vivem cerca de 12 milhões de habitantes e que descarta 750 toneladas de plástico por dia.

O problema ecológico da ilha, que absorve 40% dos 15 milhões de visitantes estrangeiros do país, aumentou nos últimos anos perante a passividade dos políticos.

Bali, que carece de uma política de tratamento e reciclagem de lixo, também vê o nível de poluição piorado pelo "comportamento consumista" dos visitantes, que geralmente consomem bebidas e comidas durante o trajeto, segundo especialistas conservacionistas.

"A Indonésia conta com políticas e leis (contra a poluição), mas, devido à corrupção, parece incapaz de atuar" declarou à Agência Efe Mike O'leary, diretor da fundação ROLE, com sede em Bali e que oferece programas de educação e capacitação para promover a sustentabilidade do meio ambiente.

Este grupo, cujo lema é "zero resíduos no oceano", organiza junto às comunidades locais campanhas de limpeza em algumas das praias mais afetadas pela contaminação do plástico.

Bolsas, garrafas e recipientes de comida, entre outros muitos exemplos de desperdício de plástico, terminam lançados nas margens das estradas, trilhas, riachos e mangues até chegarem ao mar, onde milhares de animais marítimos morrem ao consumir os resíduos.
O amontoamento de lixos agravou, além disso, as inundações da região e inclusive criou problemas sanitários nas áreas mais afetadas da ilha.

Os efeitos no meio ambiente e no oceano causados pela poluição plástica será um dos temas tratados por especialistas de todo o mundo que confluirão em Bali no final de fevereiro durante a realização da 4ª Cúpula  Mundial do Oceano.

Segundo dados do Fórum Econômico Mundial, se seguir neste ritmo de poluição, é provável que em 2050 os oceanos do planeta contenham mais resíduos plásticos do que peixes, em termos de peso.

Um vídeo onde uma bolsa verde se dissolve de maneira instantânea em um copo com água quente e é consumida por uma pessoa tornou-se viral recentemente na Indonésia.

"A mensagem que pretendia lançar é que uma bolsa de bioplástico é tão inofensiva que até um ser humano a pode consumir. Por isso que se substituirmos as bolsas de plástico convencional, poderíamos salvar a vida de milhões de animais marítimos", explicou à Agência Efe Kevin Kumala, fundador da empresa Avani, com sede em Bali. 

A companhia, que começou em 2013 a pesquisar a maneira de fabricar materiais respeitosos com o meio ambiente, encontrou a fórmula de produzir bolsas através do amido de mandioca tão resistentes como as que habitualmente são distribuídas nas lojas.

"Nossas bolsas se transformam em composto (orgânico) em 45 dias em condições favoráveis, como na época da monção, e um máximo de 100 dias, enquanto as bolsas de plástico demoram décadas em se descompor", assegurou o empreendedor, cuja empresa, além disso, produz outros utensílios como copos e recipientes de comida com bioplástico e 100% biodegradáveis.

Um crescente número de hotéis, restaurantes, cafeterias e outros estabelecimentos luta para preservar a conhecida como "ilha dos deuses".
Uma iniciativa social liderada por um grupo de adolescentes, com o nome de "bye bye plastic bag" (adeus às bolsas de plástico), fez com que recentemente o governo de Bali se comprometesse a proibir as bolsas de plástico até 2018.

Outras medidas governamentais, como impor impostos ao consumo de bolsas de plástico, são implementadas a conta-gotas no arquipélago, perante o ceticismo dos ecologistas.

"A Indonésia foi uma das fundadoras da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) e é um dos maiores produtores de petróleo do mundo. Quando falamos de regular o uso do plástico, para cuja fabricação é necessário muito petróleo, os interesses se chocam", ressaltou Kumala. 
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