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quarta-feira, 23 de abril de 2014

Brasil sedia evento para discutir quem 'manda' na internet


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NETMundial reunirá representantes de mais de 90 países em São Paulo.
Debates girarão em torno de como tornar a rede mais aberta e transparente.

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23/04/2014 06h00 - Atualizado em 23/04/2014 07h54
Postado às 08h55m
Helton Simões Gomes Do G1, em São Paulo
O Brasil sediará a partir desta quarta-feira (23) um encontro entre países, empresas, grupos técnicos e acadêmicos para discutir quem "manda" na internet e qual deve ser a extensão desse poder. 

Representantes de mais de 90 nações, entre eles 27 ministros, debaterão no NETMundial a chamada "governança de rede" para propor uma carta de princípios sobre questões técnicas, como domínios de rede (".com" e ".br"), e sócioculturais, como privacidade e liberdade de expressão.
Arte NetMundial (Foto: ARTE G1)
Realizado em São Paulo, o evento terá a participação da presidente Dilma Rousseff. Dilma deve levar ao NETMundial o Marco Civil da Internet, documento aprovado no Senado Federal na noite de terça (22) e considerado uma espécie de Constituição para o uso da rede no país.

O encontro ressaltará o caráter libertário da web. "Grande parte da infraestrutura da internet foi construída por softwares que em algum momento poderiam ser considerados intrusos ou indesejados", afirmou Marcos Mazoni, diretor-presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), citando o Mozilla e o Apache.

Atualmente, as especificações técnicas da internet são discutidas e desenhadas por grupos dentro do corpo de influência do governo dos Estados Unidos

Principal delas, a Corporação de Atribuição de Nomes e Números na Internet (Icann, na sigla em inglês), por exemplo, é uma entidade privada sem fins lucrativos que decide sobre nomes e domínios na internet, mas é supervisionada pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos e não possui representes de outros países em seu conselho.

Essa falta de diversidade para gerir os destinos da rede é o tema que permeará os quatro painéis do NETMundial, para o qual foram atraídos personalidades da rede como Tim Berners-Lee, o"“pai" da World Wide Web, Fadi Chehadé, presidente da Icann, e Vint Cerf, vice-presidente do Google e criador do protocolo TCP/IP, fundamental para a internet funcionar.

Para o presidente do NETMundial, Virgílio Almeida, a saga do Brasil e de outros países latinos como o Peru para barrar o domínio ".amazon", pedido pela varejista on-line Amazon, é um exemplo da concentração de poder. A Icann permitiu em 2011 que empresas pedissem domínios diferentes dos comuns ".com" e ".org" e pudessem ser ".qualquercoisa".

Para impedir que uma empresa registre um domínio com o nome de uma região geográfica, os países que não possuem assento no conselho tem de recorrer e esperar que o pedido seja aceito. 

"Isso mostra que essa entidade privada dos EUA tem um papel muito grande, o que sempre incomodou o Brasil", afirmou Almeida, que também é secretário de política de informática do Ministério de Ciência e Tecnologia.

Os EUA já deram o primeiro passo e informaram que em 2015 deixarão o controle da Icann, que será transferida da Califórnia para a Suíça. O país, no entanto, só admite passar o bastão para uma entidade multissetorial, composta por sociedade civil e grupos técnicos e sem a sobressalência de uma nação sobre as demais.

Depois das revelações de que o governo dos EUA mantinham um programa maciço de monitoramento cibernético, temas como liberdade de expressão e de associação e privacidade na rede foram incluídas na questão da governança. Para Almeida, um dos pontos críticos dos debates será este: se, além das especificações técnicas, esses debates devam ser feitos. 

Outro é a manutenção do caráter multissetorial da governança da rede em todos os campos. A questão da segurança, por exemplo, pode ser uma das áreas em que seja necessária a presença de países.

Segundo Virgílio, o NETMundial proporá ao final dos debates na quinta-feira (24) uma carta de princípios final que deverá servir como base para outros países e para discussões futuras, mas que não tem força de lei. 

Ele explica que temas como liberdade de expressão, já assegurados por lei no Brasil, podem ser importantes para outros países. "Se você olhar de forma comparativa, os acordos sobre o meio ambiente ocorrem dessa forma, mas de forma mais paulatina. A velocidade da internet é mais rápida".

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Aceleramos o BMW com o primeiro motor turbo bicombustível do mundo


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Sedã 320 Active Flex tem disposição de sobra, mas consumo com álcool assusta
“Álcool? Tem certeza?”. A pergunta foi proferida não só por um, mas por quatro frentistas de postos diferentes. Pudera: provavelmente era a primeira vez que abasteciam um BMW com etanol. A versão 320i Active Flex do sedã (que será feito no Brasil a partir de 2015) foi avaliada por 500km e já nasce com uma primazia: tem o primeiro motor turbo bicombustível do mundo.

Só que é difícil entender a lógica do carro — explicaremos adiante o por quê. Por fora, a única pista de que este Série 3 é diferente é a plaquetinha com o nome Active Flex na tampa do porta-malas.

Dentro do carro, botão “start” apertado no painel e um ronquinho (por enquanto) tímido agrada aos ouvidos. Câmbio de oito marchas em drive por meio de um seletor todo moderno e lá vamos nós.

Sim, as arrancadas são empolgantes. Sim, a força nas retomadas impressiona. Sim, o carro tem disposição de sobra. Mas, no uso normal, é quase impossível perceber diferenças entre este BMW flex e o movido apenas a gasolina.

A versão bicombustível foi desenvolvida exclusivamente para o Brasil e não chegará a qualquer outro país, segundo a marca. 
Inclusive, esta é a primeira vez que a BMW faz um motor para um mercado em particular.

Números iguais
O biturbo alemão de quatro cilindros foi trabalhado numa parceria entre engenheiros da Bosch no Brasil e da Alemanha. Componentes como dutos, injetores e linha de combustível foram modificados para suportar o poder corrosivo do álcool. Alguns passaram a ter desenhos diferentes neste Active Flex.

Curiosamente, potência e torque são idênticos aos do motor que bebe só gasolina: 184cv e 28,1kgfm. A pressão máxima dos dois turbos foi mantida. Também continuam em cena a injeção direta e a variação eletrônica de fase nos comandos de admissão e escape das válvulas.

A partida a frio não tem o famoso tanquinho de gasolina: é a própria injeção direta de alta pressão que faz o álcool queimar no motor — mesmo que lá fora esteja fazendo -10°C...
O que mais chama a atenção, porém, é que a taxa de compressão (10:1) não foi aumentada. 

Em geral, motores originalmente projetados para usar apenas gasolina têm sua compressão aumentada para buscar um “meio termo” e poderem trabalhar também com álcool. Com isso, se consegue mais eficiência. Ou seja, melhor desempenho e menor consumo — pelo menos na teoria.

Viva a eletrônica
No caso do Active Flex, porém, foi preciso mexer só na parte eletrônica. Luiz Estrosi, gerente técnico da BMW do Brasil, explica que um sensor posicionado no duto de combustível processa a informação sobre a mistura que está no tanque muito mais rapidamente — na maioria dos carros flex, esse sensor fica no escapamento (a tal sonda lambda).

— Pudemos manter a taxa de compressão graças a uma solução de software em que os sensores dão informações sobre a queima do combustível em tempo real — garante o engenheiro.
Na prática, o motorista só notará qualquer diferença se for para a pista livre de algum autódromo ou aeroclube — mesmo assim, é bom levar aparelhagem para poder aferir melhor as arrancadas e as etomadas com álcool.

No uso urbano, o 320i Active Flex é aquele carro ágil nas saídas de sinal e ajuizado no engarrafamento. Em resumo: o bom Série 3 de sempre — com gasolina, álcool ou a mistura dos dois.

Muito deste acerto é fruto de um casamento quase perfeito entre transmissão, turbo e motor. A caixa automática de oito velocidades faz as trocas com uma agilidade que sempre impressiona. E o melhor, com “tranquinhos” na dose certa, que não comprometem o conforto, mas dão aquele tempero esportivo que todo BMW tem que ter.

Ao gosto do freguês
Estamos no modo “Comfort” do sistema que atua nas respostas do motor e do câmbio, mas o consumo mostrado no computador de bordo assusta: 4,6km/l com álcool.
Hora de pôr na opção “Eco Pro”, que promete ajustar todos os componentes para melhorar o consumo — inclusive em itens como o ar-condicionado, como no Honda Civic. 

Mesmo andando manso e em trechos sem tráfego, não há milagres e o carro marca 5,1km/l.
O divertido mesmo é levar esse Série 3 para a estrada. Apontamos na Rio-Petrópolis e o ponteiro do velocímetro sobe com aquela facilidade. 

Depois do primeiro pedágio, teclinha do console no modo “Sport” e o 320 Active Flex incorpora o velocista Usain Bolt.
O motor passa a trabalhar em rotações mais altas e fica mais estimulante. Num piscar de olhos estamos nos 110km/h.

Conforto limitado
Pintou uma reta plana? Em oitava marcha, na velocidade máxima permitida na estrada, vamos cruzando com o ponteiro do conta-giros ligeiramente abaixo de 2.000rpm. O isolamento acústico é perfeito.

O ambiente é agradável, com qualidade impecável no acabamento e nos materiais usados. O conforto só não é completo devido ao espaço: o console e a lateral da porta restringem o vão para pernas e joelhos do motorista. Já o banco é estreito e — para quem gosta de condução esportiva — bem baixo. 

O joelho esquerdo chega a ficar excessivamente articulado.
Na subida da Serra de Petrópolis, agradeço aos alemães por saberem fazer automóveis tão bem. O sedã vence as curvas com total equilíbrio e sensatez. A tração traseira, a suspensão multibraço atrás e os diversos controles eletrônicos fazem bem seu trabalho.

E para vencer as ladeiras, nada de esforço: a 1.000rpm, é chamar com o pé direito que o motor enche num instante.

Equilíbrio total
Na descida, o carro se mantém grudado no chão e procuro as aletas do volante para reduzir marcha. Nada: as trocas no modo manual só podem ser feitas pelo seletor.
Pelo menos, no ciclo rodoviário, o consumo melhorou: passou dos 9,0km/l.

A questão é se um cliente habitual da BMW, que pagaria os R$ 134 mil pedidos por este sedã, pensa em motor flex como um motivo de compra.
Mesmo que se preocupasse com isso, faz tempo que não há vantagem econômica em abastecer com álcool (a não ser em certas regiões de São Paulo). 

Motores turbo com álcool são uma grande pedida para quem gosta de carros brabos, mas já vimos aqui que não houve aumento de potência... O consumo aumentou. Qual a vantagem então?

Segundas intenções
A intenção da BMW vai além de “dar uma opção de escolha ao cliente” ou do marketing do ecologicamente correto. O Active Flex foi mostrado na inauguração da pedra fundamental da fábrica de Araquari (SC), onde serão montados os Mini Countryman, os BMW Séries 1 e 3, além dos utilitários X1 e X3.

Estes últimos terão o motor bicombustível, que continuará importado da Alemanha.
No caso da BMW, ter um carro flex vira marketing em tempos de Inovar Auto e produção no Brasil. Até lá, os frentistas vão desconfiar...

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terça-feira, 22 de abril de 2014

Estudo revela que macacos são capazes de fazer contas


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Cientistas ensinaram animais da espécie Rhesus a reconhecer símbolos alfanuméricos e a realizar somas
BOSTON (EUA) - Em um estudo realizado com macacos Rhesus treinados para reconhecer 26 diferentes símbolos e associá-los a várias recompensas, os animais demonstraram não apenas a capacidade de diferenciar as imagens, mas também de somar os valores atribuídos a até dois desses símbolos de uma só vez.

A pesquisadora Margaret Livingstone, do Departamento de Neurobiologia da Escola Médica da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, liderou a equipe responsável por avaliar como os macacos conseguem estimar essas quantidades. 

O grupo treinou três animais para que eles associassem conjuntos de símbolos alfanumérico à diferentes quantidades de recompensas. 

Os cientistas concluíram que os macacos podem estimar os números dos itens, mas não ficou claro como eles fazem isso.
Quando era dada a possibilidade de escolha entre dois símbolos diferentes, os macacos optavam por aquele que representava a recompensa maior - com precisão de até 90%.

Isso sugere que os macacos tinham aprendido a atribuir valores específicos para os 26 símbolos abstratos distintos.
Na sequência do estudo, os autores passaram a introduzir pares de símbolos que carregavam uma recompensa igual ao valor da adição desses símbolos. 

Os macacos aprenderam a escolher o valor maior, sendo eles fruto de um único símbolo ou da soma de dois símbolos.

Para confirmar que os macacos estavam realizando o cálculo, em vez de memorizar o valor da recompensa de todas as possíveis combinações, os autores treinaram os animais a reconhecerem um segundo conjunto de imagens alfanuméricas. 

O resultado foi o mesmo: os novos símbolos também provaram a capacidade de soma dos animais.

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