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sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Pesquisadores descobrem nova espécie de dinossauro no Canadá


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'Xenoceratops foremostensis' era herbívoro e tinha 2 toneladas, diz estudo.
'Parente' do triceratops, dinossauro viveu há cerca de 80 milhões de anos.

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09/11/2012 08h00 - Atualizado em 09/11/2012 08h35
Do G1, em São Paulo
Pesquisadores do Canadá descobriram uma nova espécie de dinossauro com chifes, "parente" do triceratops, segundo um estudo divulgado nesta quinta-feira (8).

Batizado de Xenoceratops foremostensis, o animal possuía 6 metros de comprimento aproximadamente e pesava mais de 2 toneladas, de acordo com os cientistas. Ele seria herbívoro e teria chifres em posição incomum.

O réptil pré-histórico viveu há cerca de 80 milhões de anos na região de Alberta, no Canadá, segundo o estudo. Ele foi identificado a partir de fragmentos de crânios de três espécimes de dinossauros que haviam sido coletados na década de 1950 e que passaram despercebidos, não tendo sido estudados anteriormente.
Ilustração mostra como seria o 'Xenoceratops foremostensis', dinossauro herbívoro descoberto no Canadá (Foto: Divulgação/Julius Csotonyi/"Canadian Journal of Earth Sciences")Ilustração mostra como seria o 'Xenoceratops foremostensis', dinossauro herbívoro descoberto no Canadá (Foto: Divulgação/Julius Csotonyi/'Canadian Journal of Earth Sciences')
Os fragmentos estavam guardados no Museu Canadense da Natureza, em Ottawa, e foram encontrados pelos pesquisadores Michael Ryan, do Museu de História Natural de Cleveland, nos EUA, e por David Evans, professor da Universidade de Toronto.

"Esta descoberta de uma espécie de dinossauro antes desconhecida mostra a importância de ter acesso às coleções de materiais científicos", disse o paleontólogo do Museu Canadense da Natureza Kieran Shepherd, um dos co-autores da pesquisa, para o site da instituição.
A pesquisa foi publicada no periódico "Canadian Journal of Earth Sciences" nesta quinta-feira (8).

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quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Médica cria diário no Facebook e obtém melhorias em posto de saúde


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Jovem de 25 anos relata problemas na unidade onde trabalha, em Goiânia.
'Meus pacientes estão achando o máximo', comemora Luisa Portugal.

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08/11/2012 08h09 - Atualizado em 08/11/2012 08h55
Gabriela Lima Do G1 GO

Médica Luisa Portugal criou Diário de um Posto de Saúde no Facebook, em Goiânia (Foto: Gabriela Lima/G1)Médica Luisa Portugal criou Diário de um Posto de Saúde no Facebook (Foto: Gabriela Lima/G1)
Uma médica do programa de Saúde da Família (PSF), em Goiânia, criou no Facebook uma página para relatar o dia a dia na unidade onde trabalha, no Setor Vera Cruz II, região oeste da capital. Com publicações de textos, fotos e vídeos no "Diário de um Posto de Saúde", Luisa Portugal, 25 anos, já conseguiu melhorias, como a retirada do lixão no terreno ao lado da unidade e a manutenção em aparelhos de ar-condicionado.

A página, criada no dia 1º de outubro deste ano, é inspirada no "Diário de Classe", feito pela adolescente catarinense Isadora Faber, 13 anos. Em entrevista ao G1, a médica Luisa Portugal diz que, inicialmente, pensou em criar um blog para falar das dificuldades e da falta de pessoal e material. "Mas quando vi o resultado da página da Isadora, quis fazer algo parecido", relata.
Fachada do posto de saúde do Conjunto Vera Cruz II, em Goiânia, do Diário de um Posto de Saúde (Foto: Reprodução/Facebook)
Fachada do posto de saúde do Conjunto Vera
Cruz II (Foto: Reprodução/Facebook)
Para a médica, o mais gratificante, até o momento, tem sido o envolvimento da sociedade. "Os meus pacientes estão achando o máximo. Eles acessam e comentam, apesar de ser uma população carente", comemora.

Ela conta que um jardineiro da comunidade, sensibilizado com um de seus desabafos na web, foi até o posto se oferecer para um trabalho voluntário na área externa do local. "A direção do posto ficou de ver a parte burocrática para receber esse tipo de ajuda", informou.

Interatividade
Até a manhã desta quinta-feira (8), mais de 3.700 pessoas haviam curtido a página no Facebook. Nela, pacientes e profissionais de saúde de várias partes do país se identificam com os problemas apresentados e compartilham opiniões. 


Um exemplo é um post sobre a falta de lençóis na unidade. A médica publicou uma foto da maca forrada com papelão. Semanas depois, o diário virtual mostrava as peças de tecido enviadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A notícia dos lençóis recebeu diversos comentários. Alguns com felicitações, outros com críticas. Uma funcionária de outro PSF reclamou: "Infelizmente, é só para sua unidade". Médicos apontaram ainda que o ideal é o uso de forros descartáveis.
Médica Luisa Portugal criou Diário de um Posto de Saúde no Facebook, em Goiânia (Foto: Reprodução/Facebook)Diário mostrou falta de lençol e depois colocou foto das peças novas (Foto: Reprodução/Facebook)
O assunto da semana é a implantação do prontuário eletrônico, que tem gerado muito debate nos comentários. "Muitos médicos têm medo de usar o sistema, não o consideram tão confiável. Meu objetivo é contribuir para melhorar o sistema de informática", explica Luisa.

Janela indiscreta

Mas nem tudo que vira assunto no diário recebe atenção de imediato. É o caso da falta de cortinas para as janelas dos consultórios. Na sala onde Luisa atende tem duas amplas janelas que, apesar de garantir a boa luminosidade, permite que quem passe pelo lado de fora veja o que ocorre lá dentro.


A médica, que muitas vezes precisa fazer exames nas mamas e no órgão genital das pacientes, conta que a falta de cortinas ou de outra forma de vedação, às vezes, prejudica o atendimento.
Médica Luisa Portugal criou Diário de um Posto de Saúde no Facebook, em Goiânia (Foto: Reprodução/Facebook)
Janela de consultório não possui cortinas ou outro
tipo de vedação (Foto: Reprodução/Facebook)
Luisa faz o que pode para garantir a privacidade dos pacientes. "Se alguém chega sem acompanhante, eu chamo uma enfermeira pra ficar vigiando", relata.
Mas o espaço no Facebook não é só para reclamação. Na página, ela compartilha todas as conquistas do posto. Entre elas, está a chegada de protetores solares para os agentes de saúde da família, uma reivindicação antiga dos trabalhadores que enfrentam o sol para percorrer as casas da comunidade.

Perfil
Luisa mora com os pais em Goiânia. Ela se formou em medicina em Brasília, há um ano e seis meses, e, em seguida, voltou para Goiás. Atualmente, faz especialização em dermatologia, mas garante que o foco não é a questão estética. "Eu me interesso muito por hanseníase", explica.

A jovem teve o o primeiro contato com o PSF ainda em Brasília, durante um estágio do curso de medicina e diz que, mesmo após a conclusão da especialização, pretende continuar atuando nessa área. "Nem pensava em entrar em posto de saúde. Aí eu comecei a trabalhar em um e me apaixonei!", diz, sorridente.


Questionada se tem medo de represálias, como ocorreu com Isadora Faber, ela responde prontamente que não: "Acho que não vou ter problemas. Não ficou em tom ofensivo. Todos conhecem meu trabalho lá. Cumpro meus horários, me envolvo nos projetos. Só estou discutindo as questões". No entanto, Luisa assume que a família pediu que ela tenha cautela.
Médica Luisa Portugal criou Diário de um Posto de Saúde no Facebook, em Goiânia (Foto: Reprodução/Facebook)Após reclamação de depósito de lixo, prefeitura fez a limpeza do terreno (Foto: Reprodução/Facebook)

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que apoia a iniciativa de Luisa. No texto, diz ainda que não considera o diário como denúncia, “mas sim como resultado de uma atitude pró-ativa, de compromisso e envolvimento com a saúde pública”.

A secretaria diz considerar o diário como mais um mecanismo de controle social e indicador para a própria gestão. Informou ainda que está realizando “encontros da administração com profissionais para solucionar as deficiências na infraestrutura e buscar a melhor qualidade no atendimento”.

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quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Robótica é usada para ensino da matemática e da ciência


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A quarta seletiva do torneio estadual de Robótica do SESI será realizada simultaneamente às provas da Olimpíada do Conhecimento

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07/11/2012 10h30 - Atualizado em 07/11/2012 10h30
Postrado às 22h55
Robótica móvel inteligente, Olimpíada do Conhecimento 2008. (Foto: José Paulo Lacerda)
Robótica móvel inteligente, Olimpíada do
Conhecimento 2008. (Foto: José Paulo Lacerda)
Aprender ciência brincando. Essa é a principal função do estímulo dado aos alunos do ensino fundamental das escolas do Serviço Social da Indústria (SESI) de São Paulo durante os eventos de robótica.

Foi com o objetivo de ensinar matemática de forma lúdica e desafiadora que o SESI criou, em 2008, o Torneio de Robótica. Este ano, a instituição vai promover, um festival, ou seja, a maior etapa seletiva estadual das oito etapas classificatórias para o 4º Torneio SESI-SP de Robótica (modalidade FIRST® LEGO® League - FLL), durante a 7ª Olimpíada do Conhecimento.

Serão cerca de 300 alunos do ensino fundamental do SESI, a partir de 11 anos, de várias escolas do estado de São Paulo, divididos em 40 equipes, realizando o desafio de programar e construir um robô que, de forma autônoma, resolva o problema proposto por eles no projeto de pesquisa. Nesta temporada, o tema do desafio é o Senior Solutions, que pede soluções inovadoras para manter a qualidade de vida na terceira idade.

Cada equipe, de seis alunos, um técnico e um mentor, deverá conduzir o robô por um circuito com 15 missões. Os grupos serão avaliados em quatro quesitos: realização das missões; apresentação do projeto de pesquisa; projeto de robô; e trabalho em equipe.

Segundo Mario Eugênio Simões Onofre, assessor da diretoria do SESI e coordenador das competições de Robótica, as equipes deverão identificar um problema no bairro ou na comunidade onde vivem, propor uma solução para o envelhecimento saudável e compartilhar o resultado com a comunidade:
“A ciência só é válida se for útil. Ou seja, só tem valor quando aplicada em prol da melhoria na vida das pessoas”, disse.

Dessa forma o técnico e o mentor têm papel fundamental no processo de aprendizagem. O técnico, em geral é um analista de informática, que tem a função de traduzir conceitos em termos práticos. “Ele faz a correlação entre a matemática e a robótica, por exemplo”, explica o coordenador. Por outro lado, o mentor, que pode ser um professor de matemática ou de física, garante o bem-estar do time, gerenciando as tarefas não-técnicas.

O foco é envolver os estudantes nas áreas da ciência, engenharia, tecnologia e despertar o interesse deles para formar futuros engenheiros. “Saber programar, por exemplo, é fundamental para todas as áreas industriais. Os princípios ensinados para estes alunos são os mesmos de um robô industrial” afirma Onofre.

Ao final dessas oito seletivas, as 34 equipes melhor colocadas seguem para a Etapa Estadual da competição, que selecionará oito times para a Etapa Nacional a ser realizada em dezembro. Os vencedores podem, ainda, conquistar vaga para o campeonato internacional. Além das vagas, que as equipes vão conquistando ao longo das etapas, elas também ganham troféus e medalhas.

Metodologia
A metodologia usada pelo SESI-SP visa estimular e desenvolver competências e habilidades para a aplicação da ciência, desmistificando o uso da tecnologia na vida moderna. Os projetos de robótica são criados com kits didáticos da LEGO ® e supervisionados por analistas de suporte em informática.

O torneio tem parceria com a organização norte-americana For Inspiration and Recognition of Science and Technology (FIRST), fundada em 1989 para estimular o ensino e a prática da ciência e da tecnologia entre os jovens.

Mundialmente, a entidade congrega mais de 212 mil estudantes, 19,5 mil times, 17,5 mil robôs, 57 mil mentores e 33 mil voluntários.


O torneio de Robótica do SESI é uma competição anual. A quarta seletiva estadual, a ser realizada na 7ª edição da Olimpíada do Conhecimento, contará com exibição de outras duas categorias da robótica mundial: a WRO
Gen II Football (futebol de robôs) e a OBR - Desafio de Resgate. Também participarão do Festival dois times internacionais - um da Alemanha e outro da Holanda - que serão desfiados pelos alunos do SESI-SP nas missões da First Lego League.


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