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sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Merkel: ‘Economia alemã se volta mais para a América Latina’

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Eleita Personalidade do Ano pelo GDA, chanceler fala em redução de barreiras comerciais

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Graça Magalhães-Ruether, correspondente
Patricia Salazar Figueroa, do El Tiempo/GDA

'No futuro, a América Latina deverá ter participação mais ativa em buscar soluções para desafios globais', afirma Angela Merkel Foto: AFP
'No futuro, a América Latina deverá ter participação mais ativa em buscar soluções para desafios globais', afirma Angela Merkel AFP

||*=*=*|| BERLIM - No último dia 8, ao fim da cúpula extraordinária de governantes da União Europeia — que durante 36 horas debateram o pacote franco germânico de arriscadas reformas para tentar salvar o euro e a Zona do Euro em 2012 —, o mundo acabou compreendendo que 66 anos depois de terminada a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha, desta vez com fins e meios pacíficos, voltou a assumir o papel de liderança no futuro da Europa.


De fato, num discurso em novembro, o presidente Nicolas Sarkozy se encarregou de oficializar essa liderança, incluindo uma espécie de proclamação que suscitou uma semana de manchetes e comentários da imprensa em todos os idiomas da Europa: "Boa parte da minha tarefa consiste em aproximar a França de um sistema que funciona: o sistema alemão", disse.


À frente desse sistema, se encontra há seis anos Angela Merkel, de 57 anos, a primeira mulher a se tornar chanceler federal da Alemanha, a primeira ex-cidadã da extinta Alemanha Oriental eleita chefe de governo e, como se fosse pouco, a pessoa mais jovem a exercer o cargo em toda a História do país. Uma governante cuja imagem e estilo de governo podem ser definidos com os mesmos adjetivos usados para o sistema econômico alemão: estável, resistente, impermeável e extremamente bem controlado.


"Merkel tem êxito porque domina a política como se fosse um assunto científico: quanto mais complicado o teorema, maior a capacidade de concentração para encontrar a fórmula que o resolva", escreveu Dirk Kurbjuweit, editor de Política da revista "Der Spiegel".


O silêncio de Merkel com a imprensa latino-americana durou seis anos. Mas ela aceitou responder, por escrito, a perguntas do Grupo de Diários América (GDA), abrindo, por fim, o diálogo com a imprensa da região.



Qual é o significado do processo de transformação da América Latina, considerando as suas relações com a Alemanha?
ANGELA MERKEL - Nos últimos anos, a América Latina não só tem passado por uma recuperação econômica impressionante, mas também conquistou um espaço de atuação e autoconfiança na política externa. Isso é um desenvolvimento muito positivo, pois agora vislumbramos a chance de, juntos, vencermos os desafios da globalização. Mas o novo peso da América Latina na política externa e na economia também implica maior responsabilidade. No futuro, a América Latina deverá ter uma participação mais ativa do que até agora quando se trata de buscar soluções para os desafios globais. Para a Alemanha, isso significa que nós ainda teremos que nos articular melhor com os nossos parceiros latino-americanos e desenvolver iniciativas conjuntas. Isso também inclui a crise de endividamento atual.


Especialistas advertem que a Alemanha e a UE estão perdendo influência na América Latina porque a região é subestimada. Quais são as principais áreas em que as relações entre a Alemanha e a América Latina precisariam ser reforçadas?
MERKEL - Queremos relações mais estreitas e mais fortes em todas as áreas. Uma das coisas mais importantes é alcançarmos melhor articulação no cenário internacional, sobretudo no âmbito das Nações Unidas. A América Latina e a Europa são aliadas naturais, pois temos valores comuns que queremos consolidar firmemente no mundo de amanhã. Na área da economia, alemães e latino-americanos já trabalham muito estreitamente há mais de cem anos. A nossa estatística comercial nos mostra que o setor econômico alemão está se voltando ainda mais para a América Latina. Mas o potencial da nossa cooperação ainda está longe de ser plenamente explorado. Nos primeiros anos após a reunificação da Alemanha e a queda da Cortina de Ferro, nossas empresas obviamente estiveram mais focalizadas nos países vizinhos do Leste da Europa e apostaram mais nos mercados asiáticos, que estavam crescendo de forma dinâmica. A estabilidade política e o crescimento econômico sólido também têm tornado a América Latina um parceiro muito atraente. 


Tradicionalmente, a engenharia mecânica e automotiva, a eletrotécnica, bem como a química e a farmacêutica são ramos muito bem representados na América Latina. Além disso, vão ganhando cada vez mais importância o fornecimento de matérias-primas, todas as áreas da política energética, mas também de infraestrutura, segurança, tecnologia médica e prospecção e extração de petróleo e gás na região. Nossas pequenas e médias empresas também são altamente capacitadas nessas áreas. A Alemanha também vê a América Latina como um importante local de produção da ciência e da pesquisa. A cooperação entre os nossos centros de pesquisa e instituições de ensino superior está se tornando cada vez mais estreita e interessante. No Chile, foi fundado o primeiro Instituto Fraunhofer; na Argentina, o primeiro Instituto Max Planck; e em fevereiro o Ministro do Exterior, Guido Westerwelle, estará em São Paulo para inaugurar o Centro Alemão de Inovação e Ciência. É uma especial satisfação saber que cada vez mais bolsistas da América Latina são acolhidos nas instituições de ensino superior da Alemanha. Só o Brasil pretende enviar até dez mil jovens com bolsas de estudo do governo federal nos próximos anos. Estamos nos preparativos do Ano Brasil-Alemanha de 2013/2014, no qual queremos nos apresentar como parceiros nas mais diversas áreas, como o setor econômico, a ciência, a formação e a cultura.


A senhora foi escolhida a Personalidade do Ano pelos editores de 11 importantes jornais latino-americanos. Eles justificaram a escolha devido à sua capacidade de superar crises e à cabeça fria mesmo em situações críticas. O que isso significa para a senhora?
MERKEL - Essa distinção é uma grande honra para mim. Mas se estamos avançando no desenvolvimento da união econômica e monetária agora, isso não se deve a uma única pessoa e nem a um único país. A força da UE reside no fato de enfrentarmos os nossos desafios conjuntamente e aprendermos, juntos, com o passado, o que, aliás, estamos fazendo de maneira muito consequente neste momento.


O ministro alemão da Economia, Philipp Roesler, disse que se o acordo comercial entre a UE e a América Latina não for assinado, uma solução possível seria concluir acordos bilaterais, por exemplo entre a UE e o Brasil. Isso é uma posição oficial do seu governo?
MERKEL - Consideramos acordos de associação e de comércio livre com sub-regiões e com países individuais elementos particularmente importantes da parceria estratégica da UE com a América Latina. Eles abrem mercados, geram empregos e crescimento dos dois lados e apoiam os parceiros latino-americanos no seu desenvolvimento sustentável. Fico muito satisfeita que, além dos acordos existentes com o Chile e o México, agora também conseguimos assinar outros com a Colômbia, o Peru e a América Central. Em 2010, as negociações com o Mercosul foram retomadas depois de um longo período de inatividade. A Alemanha está muito interessada no avanço rápido desse processo. Queremos um acordo ambicioso com o qual pretendemos reduzir, de maneira eficiente, barreiras comerciais existentes.

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quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

'Foi fácil', diz criança de 11 anos que leu 224 livros em sete meses em MT

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BRASIL -- MATO GROSSO --\\-- EDUCAÇÃO & LITERATURA

Garoto de 11 anos foi campeão de projeto desenvolvido por escola rural.
Para as férias, Waldir reservou 10 livros da biblioteca da escola.

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Do G1 MT

Menino leitor de MT (Foto: Arquivo pessoal)
Waldir leu 224 livros e 50 gibis em sete meses
(Foto: Sec.Educação de São Félix do Araguaia)

|#\\0//#| Waldir Chagas Sidnei de Souza, de 11 anos, foi o campeão de um projeto desenvolvido pela escola municipal rural de São Félix do Araguaia, a 1.159 quilômetros de Cuiabá, ao ler 224 livros em apenas sete meses. “Foi fácil ler todos estes livros porque eu gosto de ler. Mas não imaginei que eu fosse ganhar. No começo eu não estava muito interessado não”, disse ao G1 o menino, que concluiu a 5ª série. O projeto tinha como objetivo incentivar a leitura na escola.


A professora de português Renilda das Chagas disse ao G1 que dentre as obras que fizeram parte do dia a dia das crianças estão literatura infantil, literatura juvenil, gibis e alguns livros mais teóricos. “Não eram livros grossos e na competição os gibis contavam como livros", explicou a professora. Waldir leu 274 obras no total, sendo que 224 eram livros e 50 eram gibis. "O projeto 'Leituras e Resumos' foi desenvolvido com os coordenadores da escola, juntamente com os pais, para motivar as crianças a ler como complemento à disciplina de língua portuguesa”, explicou Renilda.


Waldir afirma ainda que suas obras preferidas são as infantis, em especial os gibis da Turma da Mônica, de Maurício de Souza, no entanto, pontua a vontade de ler alguma coisa sobre aeronáutica, área que sonha atuar no futuro. “Gosto mais de ler gibi, livros que têm ilustrações e poemas. Quando eu crescer quero ser piloto da aeronáutica. Mas ainda não achei nenhum [livro] sobre isso”, destacou o menino. Para a mãe de Waldir, Renilda das Chagas, que é professora do menino e desenvolveu o projeto na escola Nova Suia, o sonho de ser piloto pode estar associado à vontade de um dia andar de avião. “Ele quer ser piloto de avião e acho que o sonho se deve mais pelas coisas que ele vê na televisão, porque ele nunca andou de avião”, disse a mãe.

“Continuo lendo. Trouxe 10 livros da escola para ler em casa nessas férias. "
Waldir Chagas,
11 anos
A mãe do pequeno leitor explica que para que não houvesse parcialidade na hora da verificação dos vencedores, outras professores contaram a quantidade de resumos que cada criança havia escrito. “No início, quando os alunos iam trazendo os resumos dos livros que eles liam, nós nos sentávamos para corrigir, ler os resumos, e eu marcava quantos livros eles estavam lendo. Eles não tinham esse controle. Era uma forma de incentivar, não pela quantidade, mas pela qualidade. Depois, quando os coordenadores, professores e eu vimos a quantidade de livros que eles estavam lendo, foi bom demais ver que Waldir tinha lido muitas obras”, disse a professora ao G1.


Renilda disse ainda que não esperava que o filho seria o ganhador do concurso. “Waldir desde pequenino gostava de ler, mas depois que lançou o concurso eu vi que ele desenvolveu bastante a leitura. Até agora, nas férias, ele trouxe livro para ler em casa. Quando falaram que o Waldir ganhou, eu fiquei alegre demais, fiquei feliz demais. Não tenho nem palavras para falar”, disse, emocionada.


Para Waldir, o concurso não foi sinônimo apenas de premiação e reconhecimento. O menino de 11 anos garante que adquiriu um novo hábito com a competição e destaca ainda que a biblioteca da escola ganhou um acervo de obras muito interessante. “Antes da competição eu lia um pouco, eram mais livros comuns, porque eu não tinha gibis. Agora estou aproveitando porque está cheio de gibi e outros livros na escola”, relatou o garoto.


Para as férias que duram até maio, já que a Escola Nova Suia fica fechada durante o período de chuvas, Waldir reservou alguns livros da biblioteca e levou para casa. “Agora eu continuo lendo. Trouxe 10 livros da escola para ler em casa nessas férias. Mas vou brincar de bola também”, afirmou o garoto.


Leituras e Resumos
Menino leitor de MT (Foto: Sec. Educação de São Félix do Araguaia)
Como prêmio, Waldir ganhou um telefone celular
(Foto: Sec. Educação de São Félix do Araguaia)

A professora Renilda das Chagas disse que a ideia do projeto de leitura para as crianças de Primeiro Grau surgiu por meio da observação dos alunos nas aulas. “Eu vi que eles estavam com dificuldade na leitura. Tem livros na escola, mas eu vi que eles não estavam interessados. Então o projeto veio para estimular a leitura deles e a escrita dos resumos foi mesmo para incentivar que eles lessem. Com o projeto, ganhamos livros da Secretaria Municipal de Educação e de outras pessoas”, destacou.


Ainda segundo Renilda, os três primeiros colocados no concurso levaram para casa prêmios doados pela coordenação do colégio. Waldir ganhou um telefone celular, Antonny Pires de Mendonça, que ficou em segundo colocado, com 82 livros, ganhou um aparelho de rádio. Já Jaime Caldeira de Souza, terceiro colocado, com 76 livros, ganhou uma bolsa.
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Funcionários do Ciretran morrem baleados em Feira de Santana (BA)

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Segundo a polícia, sargento atirou em dois colegas e se matou.
Servidores do órgão são investigados por suspeitas de fraude em veículos.

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Do G1 BA

Servidores do Ciretran em Feira de Santana são investigados por fraude (Foto: Reprodução/TV Subaé)
Servidores são investigados em Feira de Santana
(Foto: Reprodução/TV Subaé)

|//*=-=*\\| Três funcionários do Departamento de Trânsito de Feira de Santana (3ª Ciretran) morreram baleados na manhã desta quinta-feira (29), na cidade a cerca de 100 Km de Salvador. Um deles é o sargento coordenador do setor de habilitação. Segundo informações do coordenador-geral de Polícia Civil de Feira de Santana, Ricardo Brito, o sargento atirou nos colegas e, em seguida, se matou.


Os crimes ocorreram por volta das 8h, no estacionamento do Corpo de Bombeiros, no Centro Industrial Subaé. Os três eram examinadores do Ciretran e seguiriam de lá até o local de provas de habilitação. Segundo testemunhas, o sargento chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. A polícia investiga se os crimes têm relação com denúncias de fraudes no órgão.


Força-tarefa


 Sete servidores do órgão são investigados por suspeita de fraude. Uma funcionária já foi exonerada. Aforça-tarefa foi criada para apurar várias denúncias, entre elas a regularização de carros roubados. As investigações começaram há 25 dias.


Seis supostos envolvidos nas fraudes estão sendo remanejados para outras funções. Dez servidores indicados pela direção do Detran na Bahia colheram documentos, ouviram depoimentos e investigaram servidores denunciados por supostas vítimas das fraudes. Uma delas, a considerada mais grave, diz respeito à vistoria de veículos que não chegavam a ser levados para o pátio da Ciretran.


Segundo o coordenador interino do órgão, Osvaldo Moura, foi dessa forma que vários carros roubados foram transferidos através da Ciretran. “Nós estamos com alguns processos, com chassi adulterado, com documentos falsificados”, afirma Osvaldo.


A força-tarefa também investigou o atendimento a despachantes e pessoas não credenciadas nos guichês destinados aos particulares, o que é proibido. A investigação também descobriu que examinadores estavam facilitando a avaliação dos candidatos a motorista nos exames de rua.

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