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segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Vaccarezza diz que 1º ano do governo Dilma 'não teve problema político'

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NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
BRASIL -- POLÍTICA & PODER

Em 2011, 7 ministros deixaram cargos, 6 deles após denúncia de corrupção.
'Troca de ministro não é crise de governo', afirmou o líder do governo.


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Priscilla Mendes Do G1, em Brasília

*!\\0//!* O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), disse nesta segunda-feira (19), após a última reunião de coordenação política do ano, que o primeiro ano da presidente Dilma Rousseff à frente do país “não teve problema político” e que “a questão política [do governo Dilma] foi muito positiva”.


Em 2011, sete ministros foram demitidos ou pediram demissão, seis deles após denúncias de irregularidades: Antonio Palocci (Casa Civil), Alfredo Nascimento (Transportes), Pedro Novais (Turismo), Wagner Rossi (Agricultura), Orlando Silva (Esportes) e Carlos Lupi (Trabalho). Nelson Jobim (Defesa) saiu do ministério após declarações polêmicas.
    “Troca de ministro não é crise de governo, então não teve problema político. Problema político teve a oposição, mas esse é um problema da oposição”, declarou Vacarezza após a reunião de coordenação, que reunião a presidente Dilma e ministros de Estado.

    Vaccarezza também comentou a última pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta sexta-feira (16), que constatou que o percentual de eleitores que avaliou o governo como ótimo ou bom passou de 51% em setembro para 56% em dezembro.

    “O povo termina aprovando a administração da presidente Dilma de forma recorde, maior do que teve o presidente Fernando Henrique no seu primeiro ano e maior até do que teve o presidente Lula, o que não é fácil."



    Participaram da última reunião de coordenação do ano os líderes do governo no Congresso e no Senado, José Pimentel e Romero Jucá, respectivamente, e os ministros Edison Lobão (Minas e Energia), Gleisi Hoffmann (Casa Civil), Miriam Belchior (Planejamento) e Ideli Salvatti (Relações Institucionais).
    Arte ministros demitidos atualiz. Lupi e Paulo Roberto Pinto (Foto: Arte G1)
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    Saab declara formalmente falência

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    NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
    INTERNACIONAL -- INDÚSTRIA & NEGÓCIOS


    Corte vai analisar pedido e decidir se mantém proteção contra falência.
    Empresa enfrentava dificuldades para conseguir acordo com a GM.

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    19/12/2011 07h49 - Atualizado em 19/12/2011 09h42

    Do G1, com informações da France Presse e da Reuters


    A advogada da Saab, Kristina Geers, e o CEO da Swan, Victor Muller, na corte sueca entrega o pedido de falência (Foto: REUTERS/SCANPIX/Bjoern Larsson Rosvall)
    A advogada da Saab, Kristina Geers, e o CEO da
    Swan, Victor Muller, na corte sueca entrega pedido
    de falência (Bjoern Larsson Rosvall/Reuters)

    #-!!=!!-# A montadora de veículos sueca Saab declarou formalmente nesta segunda-feira (19) a falência. O anúncio foi feito por um tribunal, ao fim de um longo processo de dois anos para tentar salvar a marca sueca. "Executivos da Saab compareceram à sede do tribunal esta manhã e apresentaram os documentos para pedir que sejam considerados em falência", afirmou à agência de notícias AFP uma fonte da corte do distrito de Vaenersborg.


    O tribunal examina o pedido. O site do tribunal informou em uma nota que três empresas ligadas a Saab apresentaram os documentos: SAAB Automobile Aktiebolag, Saab Automobile Tools AB e Saab Automobile Powertrain. "A corte pretende analisar os pedidos e indicar um representante do processo rapidamente", afirma uma nota do tribunal.


    A Saab Automobile luta pela sobrevivência desde que a Swedish Automobile (Swan) assumiu a marca deficitária da GM em 2010, quando ainda chamava Spyker Cars. A produção da empresa foi parada durante a maior parte deste ano e a montadora entrou em proteção contra falência em setembro, depois de os sindicatos que representam os trabalhadores iniciarem procedimentos para colocar a empresa em falência, pela falta de pagamento de salários.
    Saab 9-3 sedã (Foto: Divulgação) Saab 9-3 é um dos destaques da marca (Foto: Divulgação)
    O CEO da Saab, Victor Muller, deve comparecer à corte, ao mesmo tempo que os juízes decidirão se mantêm ou cancelam a proteção contra a falência de três meses a favor da Saab, implementada durante as negociações para salvar a empresa.
    Muller enfrentava problemas para conseguir um acordo que permitisse salvar a Saab da quebra e centrava as negociações com dois grupos chineses, a montadora Youngman e a distribuidora de veículos Pang Da.


    Nota oficial
    Nesta segunda, a Swan publicou nota oficial em seu site afirmando que a decisão para a divisão automobilística da Saab foi tomada após a posição recente da GM de rejeitar a transação com a chinesa Youngman, que permitiria o acesso a financiamento para continuar a reorganização da Saab Automobile.  


      Ainda segundo a nota, o Conselho da Saab Automobile decidiu que a empresa sem financiamento adicional será insolvente e que o pedido de falência é a melhor alternativa para seus credores. “Espera-se que o tribunal aprove o depósito e nomeie os receptores para a Saab Automobile muito em breve”, diz.


      A Swan afirma ainda que não espera realizar qualquer valor de suas ações na Saab Automobile e vai amortizar o seu interesse na empresa completamente.


      64 anos de história
      A marca existe há 64 anos e foi criada pela Saab AB, uma empresa aeroespacial e de defesa da Suécia fundada em 1937 — que, inclusive, disputa a concorrência para a produção de caças para o Brasil. De 1947 a 1990, a fabricante de aviões foi a "empresa-mãe" da fabricante de automóveis Saab Automobile. Entre 1969 e 1995, a companhia passou por uma fusão com a fabricante de veículos comerciais Scania, que ficou conhecida como Saab-Scania e incluía veículos militares. Em 1990, a Saab Automobile se tornou totalmente independente da fabricante de aviões e, em 2000, a GM assumiu o controle da empresa.



      Na América do Sul, apenas o Chile tem representaçao da marca. No entanto, seus carros são vendidos para mais de 50 países.
      Modelos antigos fazem fila para o início da passeata 'Save Our Saab' (Foto: Adrian Dennis/ AFP) Modelos antigos fazem fila para o início da passeata 'Save Our Saab' (Foto: Adrian Dennis/ AFP)
      GM rejeitou propostas
      A General Motors rejeitou na última terça-feira (6) a proposta de reestruturação da Saab que envolvia um banco chinês e a empresa do setor Youngman Zhejiang Lotus Automobile Co. De acordo com a GM, o negócio foi negado porque feria a posição competitiva da própria General Motors na China e em outros mercados-chave. Isso porque a Saab ainda carrega tecnologia e contratos de produção da empresa norte-americana.



      A GM, que opera na China em uma parceria com a estatal Saic Motor Corp Ltd, disse no início de novembro que continuaria a fornecer peças e tecnologia para os novos donos da Saab. Por isso, aceitar uma porposta assim contraria o interesse dos seus próprios acionistas.


      Para a empresa sueca, fechar a parceria significaria pagar os salários dos funcionários de novembro e, assim, a equipe da Saab continuaria a reorganizar a empresa. No início deste ano, Youngman e a empresa chinesa de distribuição de automóveis Pang Da Automobile Trade Co. disseram que comprariam a marca por 100 milhões de euros (US$ 135 milhões).


      Carreata de fãs
      O futuro incerto da histórica marca chegou a mobilizar proprietários de veículos em Luton, no Reino Unido,  em janeiro de 2010. A carreata foi forma de protesto contra a possível venda, na época, da marca sueca até então pertencente a General Motors. Os participantes do chamado ‘Save Our Saab’ se dirigiram até a sede da fabricante no país e depois seguiram viagem para Duxford.


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      Morre o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-il

      GIPOPE - OPINIÃO.

      NOTÍCIAS & INFORMAÇÃO.
      INTERNACIONAL -- CORÉIA DO NORTE

      Líder morreu de ataque cardíaco durante viagem de trem, diz KCNA.
      Seu sucessor seria o filho, Kim Jong-un, informam as agências de notícias.

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      Do G1, com agências internacionais*



      *-=-|:|-=-* O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-il, de 69 anos, morreu, informaram nesta segunda-feira (19) a televisão estatal do país comunista, a KCTV e a agência de notícias sul-coreana Yonhap. O sucessor de Kim Jong-il seria seu filho, Kim Jong-un, informam as agências internacionais de notícias.


      Kim morreu no último sábado (17), às 8h30 (horário local, 21h30 de sexta-feira, 16, em Brasília), devido a um ataque cardíaco, informou a agência estatal KCNA. Anteriormente, a Yonhap havia dito apenas que a morte decorreu de “fadiga física” durante uma viagem de trem.

      Kim Jong-il, morreu aos 69 anos. (Foto: Arquivo / G1)
      Kim Jong-il, morreu aos 69 anos. (Foto: Arquivo / G1)

      "Nosso querido líder Kim Jong-il morreu no sábado ,17, às oito e meia da manhã, enquanto viajava para realizar suas funções de liderança", disse, entre lágrimas e com traje de luto, a apresentadora do canal norte-coreano.
      A KCTV detalhou que Kim "morreu de um grande esforço mental e físico" durante uma viagem de trem.
      Foto divulgada por agência oficial norte-coreano nesta segunda-feira (11) mostra Kim Jong-il (à dir), e seu filho Kim Jong-un (à esq), durante as festas de 65 anos do país, celebradas na véspera. No centro, está o principal comandante do Exército do país, (Foto: AP) 
      Kim Jong-il, à direita, e seu filho Kim Jong-un (à esq), durante as festas de 65 anos do país. (Foto: Arquivo / G1 / AP Photo)

      No último ano, seu filho mais novo, Kim Jong-un, se consolidou como o mais provável herdeiro. Presume-se que ele tenha 29 anos. Ele já havia sido nomeado general de quatro estrelas e vice-presidente da Comissão Militar Central do Partido dos Trabalhadores em 2010.
        17 anos no poder
        Kim Jong-il estava à frente da dinastia comunista hereditária norte-coreana há 17 anos, nos quais governou com mão de ferro um regime baseado no culto à personalidade.



        Desde a apoplexia sofrida há mais de três anos, suas aparições públicas foram poucas e nelas mostrava uma figura cada vez mais frágil e decrépita, embora sempre com seus inseparáveis óculos de sol e uniforme militar, que se transformaram em sua marca registrada.


        Este ano, o líder norte-coreano tinha viajado em maio em seu trem blindado à China, principal aliado da Coreia do Norte, e em agosto também usou o mesmo meio de transporte para ir ao extremo oriente da Federação Russa.


        Alerta na Coreia do Sul
        Pouco depois do anúncio norte-coreano, em Seul o Exército da Coreia do Sul declarou um alerta por causa da morte do líder do país vizinho. O governo sul-coreano também estabeleceu um plano de emergência.

        Pouco depois da confirmação da morte do líder norte-coreano, a Bolsa de Seul, na Coreia do Sul, operou em queda de 4,87% e fechou em baixa de 3,43%.
        (*) Com informações das agências de notícias Efe, France Presse e Reuters

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