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quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Estudo desmente desaceleração do aquecimento global de 1998 a 2014

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Cientistas analisaram conclusões de pesquisas da Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos.

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Aparente desaceleração foi usada por céticos como argumento contra aqueciemento (Foto: Danile Beltra/Greenpeace/AFP)
Aparente desaceleração foi usada por céticos como argumento contra aqueciemento (Foto: Danile Beltra/Greenpeace/AFP)

Durante 15 anos, entre 1998 e 2014, uma aparente desaceleração do aquecimento global foi usada pelos céticos como argumento para afirmar que o fenômeno era "um engano", mas um estudo publicado nesta quarta-feira (4) aponta que essa pausa foi uma ilusão.

O trabalho dos pesquisadores das Universidades de Berkeley, na Califórnia, e de York, no Reino Unido, confirmam as conclusões de um estudo de 2015, elaborado pela Agência Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês).

"Nossos resultados significam basicamente que a NOAA tinha razão e que seus cientistas não alteraram os dados", aponta o pesquisador Zeke Hausfather, de Berkeley, e principal autor do estudo publicado na revista americana "Science Advances".

A análise feita em 2015 pelos cientistas da NOAA mostrou que as temperaturas medidas pelas boias usadas hoje nos oceanos são ligeiramente mais frias do que as registradas nas leituras feitas pelos navios no passado.

Essas diferenças de temperatura entre o velho e o novo sistema de medição ocultaram a realidade do aquecimento global nesses 15 anos, concluíram os pesquisadores.

Publicado em 2015, o trabalho da NOAA foi muito criticado pelos chamados céticos do clima, alegando que essa "pausa" era uma prova de que o aquecimento global era um "engano".

Um comitê da Câmara de Representantes, de maioria republicana, chegou a pedir aos cientistas da NOAA acesso aos e-mails relacionados com esse estudo.

A agência concordou em transmitir os dados e responder a todas as perguntas científicas, mas se negou a entregar a correspondência eletrônica entre os autores do estudo. A decisão contou com o apoio da comunidade científica, preocupada com a inquisição política.
Mapa de satélite mostra temperaturas globais (Foto: Nasa/SPL)
Mapa de satélite mostra temperaturas globais (Foto: Nasa/SPL)

Inicialmente cética
Em seu quinto informe, publicado em setembro de 2013, o Painel Intergovernamental de Especialistas sobre a Mudança Climática (IPCC, na sigla em inglês) apontou que, entre 1951 e 2012, a tendência média de aquecimento global foi de 0,12°C por década. Já entre 1998 e 2012 foi de apenas 0,07°C por década.

Agora, os cientistas corrigiram essa distorção, causada pelos diferentes métodos para medir a temperatura dos oceanos: o aumento da temperatura média da superfície dos mares se manteve constante em 0,12°C por década nesse período.

O último estudo também se baseou em dados independentes provenientes diretamente dos satélites e da rede Argos, um sistema mundial de localização e de coleta de dados por satélites.
Todas essas medidas confirmam as descobertas da NOAA em 2015.

"Inicialmente, estávamos céticos quanto aos resultados da NOAA, porque mostraram um aquecimento mais rápido nesse período do que o indicado anteriormente por um estudo atualizado do Serviço Nacional Britânico de Meteorologia (Met Office)", disse Kevin Cowtan, da Universidade de York.

"Verificamos nós mesmos, usando diferentes métodos e dados, e concluímos que a NOAA tinha razão, uma conclusão a que também chegou recentemente a Agência Meteorológica do Japão, utilizando dados ainda mais recentes", detalhou.

Historicamente, os marinheiros mediam a temperatura do oceano por meio da coleta de água com um cubo, no qual se introduzia um termômetro.

Na década de 1950, os navios começaram a fazer a leitura das temperaturas de forma automática nas tubulações que passam pela sala de máquinas.
Hoje há boias de coleta de dados espalhadas por todos os oceanos. 

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Aldeia mais perigosa do mundo atrai milhares de visitantes; conheça!

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A chamada "aldeia mais perigosa do mundo" de Guoliang fica a uma altitude de 1.700 metros e está situada no topo de montanhas e penhascos íngremes na província de Henan, na China Central.

Os moradores tinham que percorrer 720 degraus quase verticais para chegar ao mundo exterior, até que um dia eles decidiram criar para si um túnel nas paredes de pedra de um penhasco de 200 metros.

A aldeia isolada, que permaneceu escondida até recentemente, agora está se tornando gradualmente um ponto de atração turística. O túnel está localizado nas montanhas de Taihang.

Sua construção foi iniciada em 1972 por um grupo de treze aldeões liderados pelo chefe da aldeia, Shen Mingxin, e em 1 de maio de 1977 o túnel ficou pronto e a passagem, aberta.

Agora esta construção incrível é usada por pedestres, bem como por carros. No túnel também foram criadas "janelas" para iluminação natural. O comprimento do túnel é de 600 metros. Com informações do Sputnik.
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"Carro voador" de Israel está perto de chegar ao mercado

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© Amir Cohen / Reuters

Após 15 anos de desenvolvimento, uma empresa de tecnologia israelense está otimista que, finalmente, conseguirá colocar no mercado até 2020 o seu drone de passageiro de 1,5 tonelada.

O Cormorant, chamado de carro voador, pode transportar 500 quilos e viajar a 185 quilômetros por hora. Ele completou seu primeiro voo solo automatizado em novembro. Seu preço total é estimado em 14 milhões de dólares.

Os desenvolvedores da Urban Aeronautics acreditam que o drone verde escuro, que usa rotores internos em vez de hélices de helicóptero, poderia retirar pessoas de ambientes hostis e ou permitir acesso seguro a forças militares.

"Basta imaginar uma bomba suja numa cidade ... e este veículo pode entrar roboticamente, pilotado de forma remota, numa rua e descontaminar uma área", disse o fundador e presidente da Urban Aeronautics, Rafi Yoeli, à Reuters.

Yoeli criou a empresa em 2001 para criar o drone, que ele diz ser mais seguro do que um helicóptero, pois pode voar entre edifícios e abaixo das linhas de energia sem o risco bater uma hélice.

Ainda há muito trabalho a ser feito antes que o veículo autônomo chegue ao mercado.
O Cormorant, do tamanho de um carro familiar e anteriormente chamado de "Air Mule", ainda não cumpriu todas as normas da Federal Aviation Administration e um teste em novembro viu pequenos problemas com dados conflitantes enviados por sensores de bordo.

Um especialista da indústria disse que a tecnologia pode salvar vidas.
"Poderia revolucionar vários aspectos da guerra, incluindo a evacuação médica de soldados no campo de batalha", disse Tal Inbar, chefe do centro de pesquisa de UAV do Fisher Institute for Air and Space Strategic Studies.
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