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quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Venda de veículos cai 26,55% em 2015, o 3º ano seguido de baixa

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Mercado brasileiro de 0 km volta ao nível de vendas de 2007.
Foram emplacados 2,5 milhões de veículos no ano passado.

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Rafael MiottoDo G1, em São Paulo
06/01/2016 11h38 - Atualizado em 06/01/2016 12h46
Postado às 13h25m

Gráfico Fenabrave - 2015 (Foto: Arte/G1)
As vendas de carros, caminhões e ônibus novos caíram 26,55% em 2015 em relação ao ano passado, informou a federação dos concessionários, a Fenabrave, nesta quarta-feira (6). Foram emplacados 2.569.014 veículos 0 km - as motos são contadas à parte.

Foi o terceiro ano seguido de baixa, porém, mais aguda que nos períodos anteriores. Em 2014, o declínio foi de 7,15% sobre 2013, com 3.497.810 emplacamentos.

É a primeira vez, desde 2009, que o país não vende mais de 3 milhões unidades, e o pior resultado no ano desde 2007, quando foram comercializadas 2,46 milhões de unidades.

"A crise política prejudicou e causou a falta de confiança do consumidor", disse o presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção.
O executivo também citou o aumento do desemprego na cadeia produtiva, alta do dólar e baixa do PIB como motivos que afetaram as vendas em 2015. 

A baixa nas vendas provocou o fechamento de 1.047 concessionárias e o corte de 32 mil empregos, segundo a Fenabrave.

Veja o volume de emplacamentos de veículos (exceto motos) desde 2006:

2015 - 2.569.014
2014 – 3.497.805
2013 – 3.767.188
2012 – 3.801.808
2011 – 3.632.818
2010 – 3.514.803
2009 – 3.140.797
2008 – 2.819.909
2007 – 2.462.410
2006 – 1.927.318


Pior para caminhões
O segmento de carros, que engloba automóveis e comerciais leves (SUVs, picapes e furgões), acumulou 2.476.904 unidades, o que representa recuo de 25% em relação a 2014, quando o número chegou a 3,32 milhões.


Mas o setor de veículos pesados foi o que mais sofreu no ano passado. As vendas de caminhões caíram quase pela metade (47,6%), para 71.787 unidades, enquanto as de ônibus encolheram 36,5%, para 20.323.
Menos afetado pela crise na indústria, o segmento de motocicletas fechou o ano com 1.273.250 emplacamentos, ante 1.429.929 em 2014 - uma queda de quase 11%.

Projeção para 2016
A expectativa para este ano continua sendo de retração, porém menos intensa. A Fenabrave estima que o segmento de automóveis e comerciais leves sofrerá nova queda, de 5,9%, para 2,33 milhões de veículos.


Já a projeção para caminhões e ônibus é de queda de 2,8%, para 89,5 mil unidades.Vale lembrar que no início de 2015, a entidade esperava recuo de apenas 0,53% nas vendas para o ano passado.

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Telescópio da Nasa registra buraco negro ‘arrotando’ gás

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Fenômeno pode explicar por que galáxias elípticas tendem a não ter atividade intensa de formação de estrelas.

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Jonathan AmosCorrespondente de Ciência da BBC News, de Kissimmee (EUA)
06/01/2016 12h41 - Atualizado em 06/01/2016 12h41
Postado às 12h55m

 No destaque à esquerda, a galáxia NGC 5195 nos limites da "irmã" maior, a NGC 5194; à direita, a galáxia em visão de raio-X  (Foto: Nasa) 
No destaque à esquerda, a galáxia NGC 5195 nos limites da "irmã" maior, a NGC 5194; à direita, a galáxia em visão de raio-X (Foto: Nasa)

Astrônomos identificaram duas enormes ondas de gás sendo "arrotadas" por um buraco negro no coração de uma galáxia próxima.

As porções de gás quente, detectadas em imagens de raio-X pelo telescópio especial Chandra, da Nasa (agência espacial americana), parecem estar varrendo o gás de hidrogênio mais frio que encontra pela frente.

Esse vasto e tortuoso "arroto" está ocorrendo na NGC 5195 - uma irmã menor e menos conhecida da galáxia conhecida como Whirlpool (redemoinho, em inglês), ou NGC 5194, a 26 milhões de anos-luz de distância da Terra.
Trata-se, portanto, de um dos buracos negros mais próximos a expelir gás dessa maneira.

A descoberta, anunciada na reunião anual da AAS (Sociedade Astronômica Americana), na Flórida, é um exemplo dramático de interação, ou feedback, entre um super buraco negro e sua galáxia de origem.

"Acreditamos que esse feedback impeça as galáxias de se tornarem muito grandes", disse Marie Machacek, co-autora do estudo e pesquisadora do centro de astrofísica Harvard-Smithsonian, nos EUA.

"Mas, ao mesmo tempo, ele pode ser responsável pela formação de algumas estrelas. Isso mostra que buracos negros podem criar, e não apenas destruir."

Emissões ancestrais
Buracos negros são conhecidos por consumir gás e estrelas, mas os dois arcos de material revelados agora equivalem a um arroto após uma grande refeição, afirma a equipe responsável pelo estudo.


O buraco negro no centro da NGC 5195 provavelmente se "empanturrou" de gás emitido pela interação dessa pequena galáxia com sua irmã maior, a galáxia espiral NGC 5194. 

À medida que essa matéria foi caindo no buraco negro, enormes porções de energia teriam sido lançadas - causando as explosões.
 Imagem aproximada mostra o fenômeno ocorrendo na galáxia NGC 5195  (Foto: Nasa) Imagem aproximada mostra o fenômeno ocorrendo na galáxia NGC 5195 (Foto: Nasa)

Eric Schlegel, da Universidade do Texas em San Antonio (EUA), liderou o estudo e explicou que a observação crucial para identificação do fenômeno foi o gás mais frio de hidrogênio sendo empurrado pelas ondas quentes de raios-X.

Um brilho vermelho, que indica a presença de hidrogênio, foi visto em uma faixa estreita bem à frente da onda mais periférica, em imagens de um telescópio do observatório de Kitt Peak, no Arizona (EUA).

"Se não fosse por essa imagem do hidrogênio, eu teria duvidado (do fenômeno)", disse Schlegel à BBC. "Eu teria dito: talvez seja massa entrando ou saindo."

Mas a mancha de hidrogênio, espalhada em uma forma fina que acompanha o arco de gás quente visto nas imagens de raio-X do telescópio Chandra, caracteriza o fenômeno mais como "arroto" do que um "gole".

Na verdade, trata-se de uma onda de choque cósmica de um "arroto" bem velho. A equipe calcula que a onda mais interna de gás quente provavelmente levou 3 milhões de anos para atingir sua posição atual - a onda mais externa teria demorado o dobro de tempo.

"Acreditamos que esses arcos representam fósseis de duas enormes explosões registradas quando o buraco negro expeliu material para a galáxia", disse Christine Jones, co-autora da pesquisa e pesquisadora do centro Harvard-Smithsonian.

"Essa atividade provavelmente teve um grande efeito na paisagem galáctica", afirmou.
Se super buracos negros centralizados como esse normalmente expelem gás dessa maneira, isso pode explicar a razão pela qual galáxias elípticas como a NGC 5195 tendem a não ter muita atividade de formação de estrelas, disse Schlegel.

Enquanto isso, a explosão também atrai para a NGC 5195 (também conhecida como Messier 51b) a atenção que normalmente perderia para a enorme NGC 5194, a Whirpool ou Messier 51a, com a qual está colidindo de forma gradual.

"Ela (Whirlpool) ganha toda a atenção", diz Schlegel. "A pobre companheira recebe muito pouco - mais acho que isso irá mudar."

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Teste com bomba H ampliaria poder de destruição da Coreia do Norte

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País disse ter feito teste bem-sucedido com bomba de hidrogênio.
Produção exige engenharia mais sofisticada que bombas tradicionais.

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Do G1, em São Paulo
06/01/2016 09h25 - Atualizado em 06/01/2016 09h37
Postado às 09h55m
Caso a Coreia do Norte tenha realmente conseguido produzir uma bomba de hidrogênio -- impulsionada por fusão nuclear --, o potencial destrutivo do arsenal atômico do país pode se multiplicar por dez ou por cem. O país anunciou nesta quarta-feira (6) ter feito um teste bem-sucedido com uma miniatura de bomba de hidrogênio.

A destruição que detonação de uma bomba semelhante causaria em uma área habitada, por isso, ainda é objeto de especulação -- e alimento para pesadelos. Os três testes nucleares norte-coreanos conduzidos entre 2006 e 2013 foram de bombas atômicas de primeira geração, por fissão nuclear, menos complexas de produzir. 


Enquanto a bomba de fissão funciona por meio da fragmentação de átomos grandes, como urânio e plutônio, a bomba por fusão deriva sua energia do processo de junção de isótopos de hidrogênio, átomos menores e fáceis de obter, e muito mais fortes.

A bomba de hidrogênio (a bomba H, ou bomba termonuclear), porém, requer muito mais energia para ser detonada, e precisa ser usada em combinação com um explosivo por fissão nuclear. Produzi-la requer uma engenharia mais sofisticada.
O mais poderoso teste realizado pela Coreia do Norte até agora foi uma explosão subterrânea com energia estimada em 7 quilotoneladas, metade do poder destrutivo da bomba lançada pelos EUA sobre Hiroshima em 1945. 

(Uma quilotonelada equivale a uma explosão de mil toneladas de TNT.) A força da explosão norte-coreana de 2013 foi estimada pelo Serviço Geológico dos EUA, que mediu o impacto sismológico gerado pela operação.

Uma bomba-h das mais "fracas", porém, já possui força de centenas de quilotoneladas -- uma ordem de grandeza maior do que um explosivo típico de fissão nuclear.

Entretanto, como aumentar a quantidade de "combustível" da bomba termonuclear é mais fácil do que para a bomba de fissão, não é difícil que um país multiplique seu potencial nuclear aceleradamente a partir do momento em que desenvolve sua primeira bomba-H.

A primeira bomba H detonada pelos EUA, num teste no Pacífico em 1952, tinha cerca de 10.500 quilotoneladas. A maior explosão da história, num teste russo em 1961, foi superior a 50.000 quilotoneladas. Armas termonucleares nunca foram efetivamente usadas em guerras, porém.

É difícil saber, de qualquer forma, se a explosão subterrânea produzida agora pela Coreia do Norte em 6 de janeiro foi mesmo uma bomba de hidrogênio, como alega o país. A agência sul-coreana de inteligência diz que esta ainda seria uma bomba de fissão.

Segundo o país vizinho, os norte-coreanos já estavam buscando uma maneira de "turbinar" sua bomba de fissão, adicionando trítio (uma forma radioativa de hidrogênio) na mistura do combustível nuclear. 


Isso aumenta um pouco o potencial destrutivo da arma nuclear mais convencional, mas não a transforma numa bomba H. Pode ser que o teste nuclear norte-coreano mais recente tenha usado uma dessas bombas de fissão turbinadas.

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