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sexta-feira, 26 de junho de 2015

Casamento gay ganha apoio no Facebook; veja como mudar seu perfil

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Rede social criou ferramenta para aplicar filtro de arco-íris à foto do perfil.
Suprema Corte dos EUA aprovou casamento gay em todo o país.

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Do G1, em São Paulo
26/06/2015 16h55 - Atualizado em 26/06/2015 16h55
Postado às 22h00m
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Mark Zuckerberg troca foto de perfil no Facebook em apoio à aprovação do casamento gay nos EUA (Foto: Reprodução/Facebook)Mark Zuckerberg troca foto de perfil no Facebook em apoio à aprovação do casamento gay nos EUA (Foto: Reprodução/Facebook)

A Suprema Corte dos Estados Unidos legalizou nesta sexta-feira (26) o casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo o país. Prontamente, uma legião de usuários do Facebook trocou as fotos de perfil para simbolizar apoio à decisão histórica. 

E é muito fácil aplicar o filtro de arco-íris ao seu avatar na rede social, já que o próprio Facebook criou uma ferramenta para isso. Basta clicar aqui.
A ferramenta detecta automaticamente sua foto de perfil atual e aplica o filtro por cima. Dá até para editar a legenda da imagem, se quiser, e depois é só clicar em "Use as profile picture".

A decisão na Suprema Corte dos EUA veio por cinco votos contra quatro. Os 13 estados que ainda proibiam não podem mais barrar os casamentos entre homossexuais, que passam a ser legalizados em todos os 50 estados americanos.

O casamento tem sido uma instituição central na sociedade desde os tempos antigos, afirmou o tribunal, "mas ele não está isolado das evoluções no direito e na sociedade". Ao excluir casais do mesmo sexo do casamento, explicou, nega-se a eles "a constelação de benefícios que os estados relacionaram ao casamento".

O tribunal acrescentou: "O casamento encarna um amor que pode perdurar até mesmo após a morte". "Estaria equivocado dizer que estes homens e mulheres desrespeitam a ideia de casamento... Eles pedem direitos iguais aos olhos da lei. 

A Constituição lhes concede este direito", ressaltou, segundo a agência AFP.
A decisão não entrará em vigor imediatamente porque a Suprema Corte concede ao litigante que perdeu o caso aproximadamente três semanas para solicitar uma reconsideração, como informa a Reuters.

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Festival de Cannes: veja campanhas incríveis premiadas em 2015

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G1 lista 10 cases que conquistaram Grand Prix no festival de publicidade.
Cannes Lions distribui até sábado (27) premiações em 21 categorias.

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Do G1, em São Paulo
26/06/2015 08h40 - Atualizado em 26/06/2015 12h02
Postado às 16h45m
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O Cannes Lions, o mais prestigiado festival de publicidade do mundo, distribuiu prêmios para um total de 21 áreas. Confira a seguir alguns dos trabalhos que receberam o Grand Prix, o prêmio máximo, em suas categorias.

Espacate de Van Damme no meio de caminhões
Série para a Volvo incluiu vídeo com Van Damme fazendo espacate no meio de caminhões  (Foto: Reprodução/YouTube)Série para a Volvo teve Van Damme fazendo espacate no meio de caminhões (Foto: Reprodução/YouTube)

A série de vídeos feitos para a Volvo Trucks faturou o Grand Prix em Creative Effectiveness, categoria que premia campanhas com impacto comprovado sobre o comportamento dos consumidores e lucratividade da marca.

Criado pela agência sueca Forsman & Bodenfors, o case "Live Test Series" produziu uma série de vídeos incríveis, incluindo o que traz o ator Jean-Claude Van Damme realizando uma abertura de pernas do tipo "espacate" entre dois caminhões em movimento. 

A propaganda teve mais de 100 milhões de visualizações na internet e gerou uma série de memes. Assista aos videos

Campanha da Under Armour com Gisele Bündchen
Campanha da Under Armour, protagonizada por Gisele Bundchen, faturou Grand Prix em Cannes (Foto: Reprodução/YouTube)Campanha da Under Armour com Gisele Bundchen faturou Grand Prix em Cyber (Foto: Reprodução/YouTube)

A campanha da marca esportiva Under Armour, protagonizada pela modelo brasileira Gisele Bundchen, faturou o Grand Prix em Cyber, categoria que premia a criatividade aliada a soluções digitais.

No case “I will what I want”, criado pela agência Droga5, de Nova York, a top surpreende ao aparecer esmurrando um saco de pancadas e mostrando suas habilidades com kung fu e ioga. Enquanto ela treina, comentários extraídos de redes sociais, tanto de fãs como de críticos, aparecem ao fundo, em projeções nas paredes.

Entre um ou outro elogio, aparecem frases como “Gisele é tãoooo fake”, “Ela é velha”, “Ela definitivamente não é especial”. Por fim, o slogan “I will what I want”, algo como “serei o que eu quiser”.

A campanha foi veiculada na televisão e ganhou continuidade na internet com o lançamento de uma plataforma e um filme interativo no qual era possível conferir comentários sobre a modelo em tempo real. Veja o site da campanha

'Tinta invisível' que brilha no escuro para ciclistas
Grey de Londres criou spray de 'tinta invisível' que brilha no escuro para ciclistas (Foto: Reprodução/YouTube)Grey de Londres criou spray de 'tinta invisível' que brilha no escuro para ciclistas (Foto: Reprodução/YouTube)

Na categoria Design, o Grand Prix foi para o trabalho "Lifepaint", da Grey de Londres para a Volvo. 

A agência desenvolveu um spray de uma espécie de "tinta invisível", que é transparente durante o dia, mas brilha no escuro, desenvolvido para garantir visibilidade e segurança dos ciclistas à noite. O case faturou ainda o GP em Promo & Activation Assista ao vídeo

'Sequestro' de audiência da Volvo no Super Bowl
Ação feita pela Grey de NY fez a Volvo 'sequestrar' a audiência no Super Bowl sem investir em mídia na TV (Foto: Reprodução/YouTube) Volvo conseguiu 'sequestrar' audiência no Super Bowl sem comprar espaço na TV (Foto: Reprodução/YouTube)

A ação feita pela Grey de Nova York para a Volvo durante o Super Bowl nos Estados Unidos faturou o Grand Prix na categoria Direct, que premia criações com mecanismos de resposta direta dos consumidores.

A montadora não comprou nenhum espaço comercial nn TV no Super Bowl deste ano, mas conseguiu "sequestrar" a audiência com uma promoção via Twitter. Quem usasse a hashtag #volvointerception no momento da exibição de um comercial de um carro dos concorrentes na TV concorreria a um Volvo zero quilômetro.

Para participar, o internauta deveriam mencionar também alguém do seu círculo que merecia ganhar um Volvo. Com a ação, a marca conseguiu entrar na sessão de “trending topics” do dia e dominar as conversas sobre o setor automotivo para si, sem investir um tostão em compra de mídia no horário comercial considerado o mais caro do mundo. Assista ao video

Aplicativo secreto para mulheres sob ameaça
Vodafone desenvolveu aplicativo secreto para salvar mulheres em perigo (Foto: Reprodução/YouTube)Vodafone desenvolveu aplicativo secreto para salvar mulheres em perigo (Foto: Reprodução/YouTube)

Um aplicativo "secreto" criado na Turquia para mulheres poderem pedir ajuda quando estão sob ameaça foi o grande vencedor da categoria Media, que premia o uso criativo e inovador dos meios de comunicação.

O case “Vodafone Red Light Application/Between Us”, da Y&R Team Red Istambul para a Vodafone, foi desenvolvido para auxiliar as mulheres que sofrem violência doméstica. 

Pela tecnologia, mensagens com pedido de ajuda com a localização do usuário são enviadas para três pessoas pré-definidas, bastando apenas que se balance o aparelho. 

Assista ao vídeo
A divulgação do aplicativo foi feita com cuidado: em etiquetas de roupas, em produtos exclusivamente femininos e em banheiros.

Campanha da Apple com fotos de iPhone
Campanha da Apple criou galeria de fotos tiradas pelos usuários de iPhone (Foto: Reprodução/YouTube)Campanha da Apple criou galeria de fotos tiradas pelos usuários de iPhone (Foto: Reprodução/YouTube)

O grande vencedor da categoria Outdoor foi para o case "World Gallery", criada pela TBWA Media Arts Lab, de Los Angeles para o iPhone 6. 

Lançada em diversos países, a campanha da Apple espalhou pelas ruas fotos tiradas pelos usuários do smartphone da marca. Além de outdoors e mobiliário urbano, as imagens foram reunidas em no site apple.com/iphone/world-gallery

Campanha desconstrói ideia de 'fazer algo como uma menina'
Propaganda desconstrói percepções machistas do que significa fazer algo "que nem menina" (Foto: Reprodução/YouTube)Propaganda desconstrói percepções machistas do que significa fazer algo "que nem menina" (Foto: Reprodução/YouTube)

A propaganda “Like a Girl”, lançada no Super Bowl 2015 e uma das mais vistas no ano no YouTube, faturou o Grande Prix na categoria PR, que destaca as melhores campanhas de relações públicas e conquista de mídia gratuita.

Criada pela Leo Burnett Toronto para o absorvente feminino Always, da Procter & Gamble, o comercial desconstrói as percepções negativas e machistas do que significa fazer algo "que nem menina". Assista ao video

'Never Stop Riding'
Campanha para a rede de ciclovias de Buenos Aires faturou o GP em Press (Foto: Divulgação)Campanha para a rede de ciclovias de Buenos Aires faturou o GP em Press (Foto: Divulgação)

O esquilo corre atrás da noz, o bebê atrás do peito, as libélulas atrás de luz e o cachorro atrás do próprio rabo. Essas foram as ideias usadas pela  agência La Comunidad, de Miami, para promover a rede de ciclovias de Buenos Aires, que funciona 24 horas por dia.

O trabalho formado por 4 peças no formato de desenho faturou o GP na categoria Press, que premia criações voltadas para a midia impressa.

Peixinho de ferro para combater anemia
Campanha criou peixinho de ferro para ajudar no combate a anemia no Camboja (Foto: Reprodução/YouTube)Campanha criou peixinho de ferro para ajudar no combate a anemia no Camboja (Foto: Reprodução/YouTube)

Um peixinho de ferro foi o grande vencedor da categoria que avalia o poder do design para gerar mudanças. O case "The Lucky Iron Fish Project” foi criado pela Geometry Global de Dubai para Lucky Iron Fish com o objetivo de combater a deficiência de ferro na população do Camboja.

Colocar um pedaço de ferro na panela, enquanto a comida está cozinhando, é uma forma simples de ajudar suprir as necessidades de ferro de uma família. 

Mas a ideia não foi bem recebida pelo cambojanos. Para reverter esta situação, foi criado então um ferro em formato de peixe, que é um símbolo de sorte no país. Assista ao vídeo

Palavras íntimas
Campanha criou vocabulário para a comunidade que não falava nome de partes íntimas (Foto: Reprodução/YouTube)Campanha criou vocabulário para a comunidade que não falava nome de partes íntimas (Foto: Reprodução/YouTube)

Na categoria Health&Wellness, que contempla ações de comunicação ligadas à saúde, o Grand Prix foi para o trabalho “Intimate words”, da Leo Burnett do México para Always, da P&G.

O case mostra uma ação desenvolvida em uma comunidade na qual as mulheres não falavam os nomes de partes intimas, o que levava a muitos diagnósticos médicos errados.  

Não se dizia que a dor era na vagina ou no útero, por exemplo. "Uma grande ação precisa de poucas palavras", destaca a campanha que ajudou a criou um novo vocabulário para a comunidade. Assita ao vídeo

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Um giro pelo Sistema Solar

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Sexta-feira, 26/06/2015, às 10:06, 
Postado às 16h05m
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Essa semana foi marcada pela divulgação de novas imagens de objetos do Sistema Solar. As fotos revelaram detalhes impressionantes de Marte, Ceres e Plutão e a situação só vai melhorar.

Começando por Marte, a Curiosity enviou uma foto mostrando o terreno ao seu redor. Até aí a imagem não tem nada de muito especial. Por exemplo, não está revelando um afloramento de gelo ou uma estratificação do solo do tipo que se espera em leito de rios secos. Mas uma rocha se destaca, bem ao fundo da imagem. Não por motivos geológicos, mas por que ela se assemelha a uma pirâmide.

À primeira vista, ela se parece mesmo com uma pirâmide, bem pontiaguda até e nem preciso mencionar que a equação “pirâmide” + Marte = alienígenas, né? Vários sites estão espalhando que essa é (mais) uma evidência de que existe vida inteligente em Marte a ponto de construir pirâmides. E que, claro, a NASA não admite.

A rocha se parece mesmo com uma pirâmide, mas basta olhar com cuidado para ver que isso não passa de um efeito de luz e sombra, que ressalta uma das faces, fazendo com que ela pareça ser esculpida com precisão. 

Além disso, ela está na encosta de um barranco, inclinada quando a gente vê a foto original (essa que está aí), mas que é mostrada convenientemente rodada para fazer com que se pareça com o topo de uma pirâmide enterrada. Enfim.
Rocha de Marte se parece com uma pirâmide

As outras imagens são dos dois planetas anões mais badalados do momento.
A sonda Dawn enviou novas fotos da superfície de Ceres, aquele mesmo dos pontos brilhantes. As fotos estão cada vez melhores porque, como a sonda está se aproximado aos poucos da superfície, elas ficam com resolução cada vez melhor. E Ceres fica cada vez mais esquisito.


Os pontos luminosos estão lá ainda, nada mudou. Apesar da melhora na resolução das imagens, essa melhora ainda não foi suficiente para resolver o mistério da sua origem. O suspeito de sempre é gelo, apesar dos contras que já mencionei anteriormente. 

Atualmente a Dawn está a 4 mil km de altura, mas ela deve baixar a meros 375 km. Nessa órbita, a resolução das imagens vai chegar a 35 metros por pixel o que deve ser suficiente para desvendar o mistério dos pontos brilhantes.

Mas além desses pontos, a Dawn revelou mais uma estrutura intrigante, uma montanha com quase 5 km de altura. Não parece muito, mas se você considerar que o diâmetro de Ceres é menos de mil km, ela se torna mais do que intrigante. 

Essa estrutura é muito grande em relação a Ceres, tem 0,5% do diâmetro do planeta anão. Se essa proporção fosse mantida a maior montanha na Terra teria pelo menos 60 km de altura!
A sonda Dawn enviou novas fotos da superfície de Ceres,

O quê daria origem a uma estrutura tão grande?
Vulcanismo e choque de placas tectônicas, como o que levantou a Cordilheira dos Andes, podem ser descartados de imediato. Não se espera esse tipo de atividade de um corpo tão pequeno assim. Uma possibilidade bem plausível é que esta montanha tenha surgido do impacto de um asteroide, no centro da cratera. Esse fato é bem comum, como podemos ver aos montes na Lua.


No caso dessa montanha as bordas da cratera simplesmente desabaram, deixando a estrutura isolada na paisagem. Pode ser? Claro que pode, mas só com a sonda em uma posição mais favorável, mostrando os restos dos deslizamentos é que se poderá confirmar essa hipótese.

Cansado de tanta novidade? Respire, ainda tem mais uma e vem de Plutão.
A sonda New Horizons está se aproximando rapidamente de Plutão, talvez hoje o mais misterioso dos corpos celestes do Sistema Solar. Dia 14 de julho ela deve fazer um sobrevoo pelo sistema, estudando todas as suas 5 luas, passando a uma distância de 10 mil km de Plutão.

A menos de um mês da chegada, a New Horizons tem enviado à Terra dezenas de imagens, que demoram só o tempo de serem transferidas para o banco de dados e imediatamente já estão públicas. 

Elas são disponibilizadas sem tratamento que possa ressaltar e evidenciar maiores detalhes, mas olhe só essa imagem recebida na madrugada de ontem (25) e já está aqui no blog. No momento em que ela foi tirada a sonda estava a 23 milhões de km de Plutão e adivinha o que ela mostra?

Para finalizar, a tão aguardada conjunção de 2015.
Eu mencionei no post passado que Vênus e Júpiter estão cada vez mais próximos no céu. Esse movimento de aproximação pode ser notado dia após dia e chegará ao máximo dia 1º de julho. 

Nesse dia, a distância entre os planetas será menor que o diâmetro de uma Lua Cheia! Para ver essa conjunção, basta olhar para o lado oeste assim que entardecer, Vênus é o mais brilhante dos dois. 

Vale a pena começar a espiar nos dias que antecedem a máxima aproximação. Aqui onde eu moro as perspectivas de céu aberto são baixas, mas espero que elas não se confirmem. Espero que por aí onde você mora o tempo colabore por que será um evento bem bacana de se ver.
Vênus e Júpiter estão cada vez mais próximos no céu

Plutão tem uma extensa mancha brilhante em seu polo norte! Parece brincadeira, mas zombar dos astrônomos parece ser uma característica dos planetas anões.

Só que, ao contrário de Ceres, que tem várias possíveis explicações para suas manchas, ninguém arrisca um palpite sobre o que pode ser em Plutão e por um motivo muito simples: ninguém tinha ideia de que ela existisse. As imagens que a New Horizons tem enviado nos últimos meses são as melhores já obtidas e, mesmo assim, até ontem nada indicava a menor pista de haver uma mancha brilhante assim. 

Aliás, os detalhes das estruturas na superfície de Plutão começam a surgir somente agora. Além de mostrar a mancha em Plutão, essa imagem mostra Caronte mais distante e o detalhe que chama a atenção é o fato de ele ser bem mais escuro.

Em relação a Plutão a situação deve melhorar rapidamente. Como a sonda está zunindo a quase 900 km/h, espera-se que o tamanho do planeta anão ocupado nas imagens dobre daqui a 10 dias e depois deve dobrar de novo transcorridos mais 5 dias. 

Daqui a 10 dias já deve dar para dizer se essa mancha é mesmo uma única estrutura ou se é o mesmo caso de Ceres, que de longe tinha uma mancha brilhante e chegando mais perto se descobriu que se trata de vários pequenos pontos próximos.

Créditos das imagens:
Marte: NASA
Ceres: NASA/JPL-Caltech/UCLA/MPS/DLR/IDA
Plutão: NASA/JHUAPL/SwRI



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