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segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Projeção de crescimento do PIB cai para 1,67%


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Agência Brasil
A projeção de instituições financeiras para o crescimento da economia, este ano, caiu pela terceira semana seguida. Desta vez, a estimativa para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, passou de 1,79% para 1,67%. Para 2015, a projeção para o crescimento do PIB também caiu, pela segunda semana consecutiva, ao ser ajustada de 2,1% para 2%.

Essas projeções fazem parte da pesquisa semanal do BC em instituições financeiras sobre os principais indicadores da economia. A estimativa para a expansão da produção industrial passou de 1,93% para 1,87%, este ano, e de  2,89% para 3%, em 2015.

A projeção das instituições financeiras para a relação entre a dívida líquida do setor público e o PIB foi ajustada de 34,8% para 34,7%, em 2014, e segue em 35%, em 2015. A previsão para o superávit comercial (saldo positivo de exportações menos importações) permanece em US$ 7,9 bilhões, este ano. Para 2015, a previsão passou de US$ 11,5 bilhões para US$ 10,5 bilhões.

A estimativa para o saldo negativo em transações correntes (registro das transações de compra e venda de mercadorias e serviços do Brasil com o exterior) foi ajustada de US$ 74,6 bilhões para US$ 75 bilhões, este ano, e de US$ 68 bilhões para US$ 67,8 bilhões, em 2015.

A projeção para a cotação do dólar subiu de R$ 2,48 para R$ 2,50, ao final de 2014, e segue em  R$ 2,55, no próximo ano. A expectativa das instituições financeiras para o investimento estrangeiro direto (recursos que vão para o setor produtivo do país) subiu de US$ 58 bilhões para US$ 58,8 bilhões, em 2014. Para o próximo ano, segue em US$ 57,3 bilhões.


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Mercado espera alta de 0,25 ponto percentual na taxa Selic


Agência Brasil
A taxa básica de juros, a Selic, deve subir 0,25 ponto percentual, na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), marcada para amanhã (25) e quarta-feira (26). A previsão é de instituições financeiras consultadas todas as semanas pelo BC sobre os principais indicadores econômicos.

Atualmente, a Selic está em 10,5% ao ano. E a previsão do mercado financeiro é que a taxa continue a subir e feche 2014 em 11,25% ao ano. Em 2015, a previsão é que haja novos ajustes na Selic, que encerrará o período em 12% ao ano. Essas projeções para a Selic são as mesmas há duas semanas.

A Selic é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas de juros da economia. Quando o Copom aumenta a Selic, o objetivo é conter a demanda aquecida e isso gera reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. 

Já quando o Copom reduz  os juros básicos, a tendência é que o crédito fique mais barato e há incentivo à produção e ao consumo. Entretanto, a medida alivia o controle sobre a inflação.

O BC tem que encontrar equilíbrio ao tomar essa decisão e assim fazer com que a inflação fique dentro da meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional. A meta tem como centro 4,5% e esse é o objetivo principal do BC, mas há uma margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos. 

Ou seja, para que o limite não seja ultrapassado, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), escolhido para a meta, tem que fechar o ano em, no máximo, 6,5%.

A previsão das instituições financeiras é que o IPCA feche 2014 em 6%. Essa foi a segunda alta seguida na projeção. Na semana passada, a previsão era 5,93%. Para 2015, a estimativa segue em 5,70%, há quatro semanas.

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Primeiras impressões: Mercedes-Benz A 45 AMG.


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Motor 2.0 de 360 cavalos tem desempenho 'nervoso'.
Valor de R$ 259,9 mil é competitivo, mas está ao alcance de poucos.

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24/02/2014 08h46 - Atualizado em 24/02/2014 09h21
Postado às 10h50m
Rafael Miotto Do G1, em Indaiatuba (SP)
Depois de lançar a nova geração do Classe A, seu modelo mais barato, a Mercedes-Benz traz ao Brasil o carro de entrada da divisão AMG, com preparações esportivas feitas pela própria fábrica alemã. 

Baseado no hatch premium, o A 45 AMG tem preço fixado em R$ 259,9 mil, uma novidade para os veículos da grife AMG, antes vendidos no país apenas com valores em dólares americanos.

Como o montante indica, o carro ainda é um sonho para poucos e a Mercedes espera vender 100 unidades até o final do primeiro trimestre de 2014.

O A 45 representa, junto com o CLA 45 AMG, confirmado pela empresa como novidade ao país para o 2º semestre de 2014, a ambição de expandir os modelos que carregam a sigla AMG no Brasil.

Com a ajuda do CLA AMG, que deve chegar a 100 unidades ao ano também, a fabricante pretende atingir 450 unidades da sua linha mais esportiva no próximo ano, frente aos 350 veículos de 2013.

Turbinado
O A 45 AMG tem como trunfo o pequeno, mas poderoso, motor 2.0 turbo, de quatro cilindros e injeção direta, que desenvolve 360 cavalos e 46 kgfm de torque. A diferença é tremenda quando comparada ao motor que equipa o Classe A "normal", um 1.6 turbo que rende 156 cavalos de potência máxima.

Mercedes-Benz A 45 AMG (Foto: Divulgação)
Mercedes-Benz A 45 AMG (Foto: Divulgação)

No Brasil, o A 45 AMG não possui nenhum concorrente com características muito próximas, mas o BMW M 135i, com seu motor 3.0 de 6 cilindros e 320 cavalos, é o que mais se aproxima, custando R$ 209.950.

Outro provável modelo a aparecer na cabeça de quem procura um esportivo compacto é o Audi S3 Sportback, que acaba de chegar ao país por R$ 205.500, porém, com o "contido" desempenho de 300 cavalos em seu motor 2.0 turbo.

Apesar destes atuais competidores, o modelo que deverá se aproximar mais do A 45 será a futura geração do Audi RS 3, esperada para ter desempenho semelhante ao do Mercedes.
Concorrentes A 45 AMG (Foto: G1)
Visual mais radical
Assim como no Classe A, o visual do A 45 é um dos pontos altos do carro. A Mercedes conseguiu trazer um ar de jovialidade a estes modelos, algo que lhe fazia falta.


A imagem é de um modelo mais agressivo que o Classe A tradicional, como manda a cartilha AMG. O primeiro detalhe a chamar atenção são as duas lâminas na grade dianteira, mais próximas uma da outra no AMG do que no "irmão" mais comportado.

A esportividade continua com o parachoque com linhas mais agudas, saias laterais mais longas e rodas maiores. As rodas chegam a 19 polegadas, enquanto seu “irmão mais pobre” tem modelos menores, de 16 e 17 polegadas. Na traseira, o A 45 possui saídas duplas em cada um de seus dois escapes.
Mercedes-Benz A 45 AMG (Foto: Divulgação)
Mercedes-Benz A 45 AMG (Foto: Divulgação)

Por dentro, o carro também é "invocado": recebeu detalhes vermelhos nas saídas de ar e também uma costura especial. A parte média do console central tem acabamento que lembra fibra de carbono e as pedaleiras são cromadas.

Ao seguir as tendências presentes no interior de esportivos, a Mercedes pode agradar quem gosta deste estilo, mas também há um excesso de detalhes no acabamento interno.

O painel é simples, combinando elementos analógicos e digitais, sendo os mostradores de giros do motor e velocidade no tradicional formato redondo. O sistema de áudio e interatividade é separado em duas partes no console central. 

A primeira fica logo acima dos controles do ar-condicionado, onde estão os comandos do rádio, e acima das entradas de ar está a tela de informações e entretenimento. Por estar separado do console central, o item faz o carro perder um pouco de seu requinte.
Em parte, o charme é recuperado com o teto solar, que permite boa abertura para iluminar o interior do veículo.

Na pista
O G1 experimentou o modelo em circuito fechado, local apropriado para levar o esportivo ao limite. Ao pisar no acelerador, o A 45 AMG mostra que pouco sobrou do Classe A em seu conjunto. O “motorzinho” do esportivo é o 2.0 mais potente do mundo, segundo a Mercedes.


Traduzindo isso em sensações, ele é capaz de provocar arrancadas contundentes, como modelos de motores maiores, com desempenho "nervoso". Com 360 cavalos e um peso de 1.555 kg, o modelo apresenta ótima relação de peso-potência.

De acordo com a empresa, o A 45 AMG vai de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e sua velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h.
Como opcional, é possível aumentar este número para 270 km/h.

Na prática, o A 45 AMG acelera com vigor e a sensação de grudar no assento é recorrente nas arrancadas. Além de ótimo desempenho em altos giros, também chama a força empregada pelo 2.0 também em baixos giros, não deixando o veículo fraco nesta situação.

O câmbio é o automatizado de dupla embreagem com 7 velocidades chamado de Speedshift pela marca. Para a cidade é melhor utilizá-lo no modo mais ameno. Existem os modos C (eficiência controlada) e S (Sport). Como os próprios nomes indicam, o primeiro prioriza o consumo, fazendo trocas em giros mais baixos do motor, e aciona o sistema start-stop.

O esportivo, pedida certa para o autódromo, deixar o motor falar alto, ou seja, chegar a altas rotações antes de trocar de marcha, sempre de modo preciso.
Para conseguir ainda mais emoção, é possível trocar as marchas manualmente com os paddle shifters (borboletas) acomodados atrás do volante e que, por sinal, têm boa pegada.

Nos trilhos
A tração é do tipo integral, a 4MATIC, e é responsável por manter o carro com muita estabilidade, mesmo em curvas de alta velocidade, como foi possível realizar no circuito. Em momentos de uso normal, o A 45 AMG utiliza apenas força nas rodas dianteiras para se movimentar.

Mercedes-Benz A 45 AMG (Foto: Divulgação)
Mercedes-Benz A 45 AMG (Foto: Divulgação)

Mas, ao passo que a coisa esquenta, a escalonamento pode chegar a se dividir igualmente entre ambos os eixos.
Além da tração integral, sistemas eletrônicos de estabilidade ajudam a manter o carro em um verdadeiro “trilho”. 

O ESP (controle de estabilidade) pode ser utilizado em três modos: um mais neutro, outro mais invasivo e completamente desligado.
Na pista, ao sentir algum dos eixos perdendo aderência, foi possível comprovar a eficácia do sistema, que pode frear automaticamente uma ou mais rodas, além de reduzir o torque do motor. 

É possível desligar o ESP, mas isso só é indicado a pilotos experientes em domar os 360 cavalos de potência.
A segurança ainda é completa por controle de tração, distribuição eletrônica de frenagem, freios ABS e mais uma série de siglas.

Em questão de dinâmica e estrutura, o A 45 AMG é um esportivo bem completo e, comparado a modelos semelhantes, tem um preço competitivo, apesar de ser uma realidade para poucos bolsos.

Ainda há uma extensa gama de acessórios -estes sim, ainda tabelados em dólares americanos. Há 3 opções de rodas, aerofólio traseiro, banco mais esportivo, entre outros, que podem chegar a adicionar mais US$ 30 mil ao A 45 AMG.
Mercedes-Benz A 45 AMG (Foto: Divulgação)Mercedes-Benz A 45 AMG (Foto: Divulgação)

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Mais de 230 cidades do país não têm dependências bancárias, segundo BC


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Concentração maior é no Nordeste, com 9,1% das cidades da região.
No Piauí, 30,4% das cidades não têm serviço. Tocantins é o 2º, com 22,3%.

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24/02/2014 07h34 - Atualizado em 24/02/2014 07h56
Postado às 09h38m
Clara Velasco Do G1, em São Paulo
Mapa dos serviços bancários (Foto: Editoria de Arte/G1)
Dos aproximadamente 5,6 mil municípios brasileiros, 233 não têm dependências bancárias, segundo dados do Banco Central. Isso significa que, além de bancos, as cidades também não têm lotéricas, caixas eletrônicos ou postos de atendimento. Isoladas, são obrigadas a recorrer a internet ou a cidades vizinhas.

De acordo com o relatório de dezembro do BC, 1.900 municípios do país não têm agências bancárias, mas podem contar com outros tipos de serviço, como os já citados. Entre 2012 e 2013, apenas 19 cidades que não tinham o serviço ganharam agências.

Proporcionalmente, a pior situação é no Piauí, em que 68 dos 224 municípios - ou 30,4% - não têm nenhum serviço bancário. Depois, aparecem Tocantins (22,3%), Paraíba (21,1%) e Rio Grande do Norte (21%).

O Nordeste é a região que apresenta o maior número de cidades com a falta de serviços bancários (9,1% dos 1.794 municípios), seguido pelo Norte (7,6%). As outras regiões têm valores mais baixos do que a média nacional (4,2%), sendo que a menor é a do Sul (0,2%).

"Percebemos uma melhora ano a ano, mas o número ainda é muito alto. As pessoas têm que se locomover para outras cidades para procurar agência e o custo disso é alto. 

Uma solução é usar os serviços online, mas ainda há muita dificuldade, principalmente por causa da carência de internet boa", diz Paulo Ziulkoski, presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Oliveira de Fátima - morador cidade aposentado (Foto: Jesana de Jesus/G1)
Morador de Oliveira de Fátima (TO) precisa
percorrer 75 km para receber aposentadoria
(Foto:Jesana de Jesus/G1)

Segundo ele, a falta de serviços bancários dificulta o recebimento de verbas federais, como do programa Bolsa Família, bem como a arrecadação própria do município, de ISS, IPTU, entre outros impostos, que normalmente são recebidos em dinheiro nestas cidades.

"Além disso, é um transtorno grande para um cidadão que precisa receber seu salário e para o comércio e a indústria, que não conseguem se desenvolver. Falta a visão de integração nacional, de ocupação e valorização do cidadão destes locais", diz Ziulkoski.

Em Oliveira de Fátima (TO), por exemplo, alguns dos moradores precisam percorrer até 75 km para realizar serviços bancários. A cidade mais próxima é Fátima, a 5 km, mas a única agência do município foi alvo de assaltantes em janeiro, impossibilitanto o uso do único caixa disponível. 
Lista das cidades sem serviços bancários (Foto: Editoria de Arte/G1)
Investimento bancário
Apesar de contabilizar as cidades sem serviços bancários, o Banco Central afirma que trabalha com a projeção de que todos os municípios do país têm acesso a atendimento bancário ou financeiro. 

"É possível que estas cidades sejam atendidas ou por uma localidade muito próxima, correspondentes ou por uma agência itinerante, como acontece no Norte do país, com barcos", diz Sérgio Odilon dos Anjos, chefe do departamento de regulação financeira do órgão.

"Não chegam até nós informações de que há carência de serviços bancários ou financeiros no país. Este pode ser um número residual. Damos uma grande liberdade para os bancos se instalarem em qualquer lugar e temos um modelo de correspondentes bancário que atende o país como um todo. 

Claro que o modelo requer um acompanhamento permanente, para que possamos conversar com o bancos e saber o que está ocorrendo e o motivo de determinada localidade não estar sendo atendida", diz. 

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), "as instituições financeiras estão constantemente preocupadas em aprimorar seus canais de atendimento ao cliente e também em aumentar a capila­ridade dos pontos físicos".

O órgão afirma que o número de agências e postos de atendimento bancário (PABs) - dependências instaladas no interior de entidades de administração pública ou empresas privadas - e eletrônico tiveram uma expansão de 2,6% no país entre 2008 e 2012.

A Febraban ainda ressalta que, no período, os maiores esforços de penetração dos serviços foram feitos no Norte e no Nordeste, com crescimento de 9,2% e 6,8%, respectivamente. No Sul e Sudeste, que reúnem 72% do total de agências, o crescimento de 3,4% e 3,1% ao ano, segundo a entidade.

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