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quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Donos consideram devolver ‘Last Edition’ se Kombi seguir em linha

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Versão limitada foi criada para celebrar despedida do modelo.
Governo pode adiar exigência de airbag e ABS, que motivou aposentadoria.


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12/12/2013 07h28 - Atualizado em 12/12/2013 07h28
Postado às  08h30
Rodrigo Mora Do G1, em São Paulo


Volkswagen Kombi Last Edition (Foto: Divulgação)Volkswagen Kombi Last Edition (Foto: Divulgação)
Até a tarde desta quarta-feira (11) felizes e orgulhosos por terem uma Kombi Last Edition estacionada na garagem, alguns dos colecionadores que desembolsaram R$ 85 mil pela versão de despedida do modelo hoje estão angustiados: a série comemorativa limitada a 1.200 unidades pode não ser de fato a “última edição”, como sugere o nome. 

Isso porque o governo federal estuda a possibilidade de adiar a obrigatoriedade de 100% dos carros nacionais saírem de fábrica com freios ABS e airbag, equipamentos de segurança incompatíveis com o projeto de 65 anos da Kombi – e que haviam motivado a aposentadoria do veículo após 56 anos de produção nacional.

A Volkswagen, por sua vez, não deixa claro se a possível mudança de regras pode dar mais tempo de vida à Kombi: “A Volkswagen do Brasil atende plenamente a legislação vigente. A empresa seguirá toda e qualquer nova regra a ser aplicada para o setor automotivo”, afirma em comunicado oficial.

Por ora, a medida entrará em vigor no dia 1º de janeiro e encerrará a fabricação também dos populares Fiat Mille e Volkswagen Gol G4.  O governo promete uma decisão até a próxima terça-feira (17), e caso opte por adiar o cumprimento da lei Fiat e Volkswagen terão a opção de mantê-los em linha ou aposentá-los – destino que a Volkswagen já havia sentenciado para a Kombi

A Fiat diz que aguardará um posicionamento oficial do governo.
“Estou em dúvida sobre o que vai acontecer”, diz Leonardo Pierucci, comerciante dono da Last Edition número 403. “Vou exigir algum tipo de indenização, já que toda a campanha de venda da Last Edition esteve embasada em ser a última edição da Kombi”, avalia Pierucci.

Já Daílton Prado, colecionador de Cuiabá (MT), garante que cancelará a compra: “depois de uma luta gigantesca consegui uma Kombi Last Edition, que já está faturada e vai chegar na minha cidade no dia 16. Mas fui à concessionária onde comprei o carro e avisei que o negócio não será concretizado se a Kombi permanecer em linha por mais dois anos”.

Solução similar tentará o engenheiro civil Otávio Costa, que não comprou apenas uma Last Edition. “Fiz a reserva de duas unidades para não correr o risco de ficar sem nenhuma, e não por investimento. Ia repassar a algum amigo que não conseguisse comprar, por exemplo. 

Mas se caso a decisão for mantê-la em produção, quero devolver, alegando propaganda enganosa”, promete Costa, afirmando que se sentirá "traído" caso a Volkswagen reverta a aposentadoria do utilitário.

Há, no entanto, quem descarte a possibilidade de vendê-la, como o colecionador Alexandre Arruda Pires, dono também de um New Beetle Final Edition. “Para mim não faz diferença, porque o carro me dá muita alegria. E uma edição especial sempre será valorizada. Mas acho sacanagem se continuarem”, acredita o advogado.  

Empresário habilidoso, o presidente da Kia Motors do Brasil, José Luiz Gandini, também promete manter a sua na coleção: “agora é que não é hora de vender mesmo, com a Last Edition valendo o mesmo que uma Standard”, brinca o dono do exemplar 004.

Amor incondicional
A possível manutenção da Kombi em produção pode causar certo desgosto nos colecionadores: “hoje há um sentimento estranho de ter algo na garagem que pode ser a maior furada da história”, lamenta Pierucci. Mas a paixão pelo veículo seguirá intensa no colecionador, dono também de uma Kombi 1964: “não posso dizer que meu sentimento pela Last Edition mudará”.

Embora afirme que, caso a Kombi continue em linha, tentará devolver uma das duas unidades da Last Edition que comprou, Costa já tenta trocar uma delas por outro modelo: uma Kombi alemã ano 1976, que se juntará às outras 11 que tem em sua coleção.
Volkswagen Kombi Last Edition (Foto: Divulgação)Volkswagen Kombi Last Edition (Foto: Divulgação)

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terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Vírus misterioso, ‘badBIOS’ divide especialistas em segurança

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ter, 12/11/13
Postado às 23h30
por Altieres Rohr |
categoria Coluna

Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados etc.) vá até o fim da reportagem e utilize a seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quintas-feiras.

Podemos dividir os vírus de computador que existem hoje em duas categorias: os vírus normais, que atacam muitos ou todos os internautas, e os vírus “direcionados” – aqueles que foram criados para atacar alvos específicos. 

Os “direcionados” frequentemente realizam ações que deixam especialistas surpresos, pois demonstram que o criador do vírus tinha conhecimento do alvo e de técnicas de proteção. Um respeitado especialista, Dragos Ruiu, diz que está sendo alvo de um vírus direcionado. Batizado por ele de “badBIOS”, o código é tão fantástico que parece produto da ficção científica.


Segundo Ruiu, o “badBIOS” é capaz de infectar diferentes sistemas operacionais – pelo menos Windows, Mac OS X e OpenBSD teriam sido confirmados. Ele faria isso explorando alguma falha na interação do computador com pendrives USB. 

O computador infectado faria a reprogramação do pendrive, que poderia deixar o dispositivo inoperante caso seja desconectado sem “desmontar” ou “ejetá-lo” antes. Isso ainda tornaria o pendrive um disseminador da praga. Outra técnica usada pelo vírus envolve arquivos de fonte (tipos de letra).

O nome do vírus se deve ao local onde ele se armazena: ele seria capaz de infectar o BIOS (Sistema Básico de Entrada/Saída) ou UEFI, equivalente em computadores mais recentes. 

O BIOS é o software básico responsável pelo funcionamento da placa-mãe do computador e nenhum vírus já disseminado em larga escala infectou esse software. O local não é examinado por antivírus.

Uma das características do badBIOS que mais tem dividido opiniões é sua capacidade de se comunicar por ondas de som inaudíveis para o ser humano. Dessa forma, mesmo um computador desconectado da rede poderia continuar transmitindo informações para outros infectados para transmitir dados roubados. 


O que causa dúvida, porém, é o fato de que os microfones e caixas de som usados na maioria dos computadores sejam de qualidade muito baixa para viabilizar essa comunicação em uma faixa inaudível.

Mesmo assim, especialistas concordam que a maioria das ações do vírus seria plausível. Complicadas de serem todas colocadas em um único código de maneira funcional, sim, mas nada completamente impossível.

O especialista que diz ser vítima do ataque, Dragos Ruiu, é responsável pela organização de três conferências de segurança. Ele não é “qualquer um”, o que dá crédito às revelações que vem fazendo.

Por outro lado, Ruiu diz que tem sofrido o ataque há três anos, mas só agora veio a público com as informações. Além disso, não há nenhuma cópia do código malicioso para análise independente. 

Ruiu publicou um post no Twitter com um link para a BIOS supostamente infectada. Usuários do site Reddit analisaram o código e não encontraram nada que aponte para uma infecção.

A fabricante de antivírus Sophos também fez sua análise, com uma conclusão semelhante: o código é uma BIOS de um notebook Dell, sem nenhuma alteração.

Outros especialistas também analisaram o código. Tavis Ormandy, conhecido especialista do Google que já identificou diversas falhas de segurança, aconselhou a Ruiu “dar um tempo” nessa história, depois de sugerir que ele não acreditaria em uma análise que aponta para uma situação normal.

Ruiu, porém, parece determinado a levar a história adiante: outros especialistas agora estariam com contato físico com os computadores infectados e poderiam verificar se há alguma anormalidade ou não. 

“Vamos ter uma análise de terceiros para descobrir se estou ficando louco ou se achamos algo significativo. E eu não acho que estou ficando louco”, afirmou o especialista ao site “Ars Technica”.

O badBIOS é mesmo “possível”, mas, se ele for mesmo verdade, a sofisticação em ataques direcionados terá atingido um nível muito superior a qualquer coisa já vista, e talvez será preciso repensar completamente as formas de proteger e projetar os sistemas informatizados.

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Chineses encontram peça de foguete que levou satélite Cbers-3 ao espaço


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Parte do veículo Longa Marcha 4B foi recolhida na província de Jiangxi.
Satélite sino-brasileiro não entrou em órbita após falha no lançador.

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10/12/2013 08h30 - Atualizado em 10/12/2013 08h38
Postado às 09h25
Do G1, em São Paulo
Imagem divulgada pela Reuters mostra peça que caiu do foguete Longa Marcha 4B, veículo que levou o satélite Cbers-3 ao espaço (Foto: Reuters/Stringer)Imagem divulgada pela Reuters mostra peça que caiu do foguete Longa Marcha 4B, veículo que levou o satélite Cbers-3 ao espaço (Foto: Reuters/Stringer)
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Imagem divulgada nesta terça-feira (10) pela agência Reuters mostra moradores da vila Sanxi, na província de Jiangxi, coletando componente que se soltou do foguete Longa Marcha 4B, que decolou na madrugada desta segunda (9) com o satélite sino-brasileiro Cbers-3. O equipamento não entrou em sua órbita após uma falha na terceira e última etapa do lançador.

O fracasso do lançamento foi confirmado por técnicos chineses às 4h30 (hora de Brasília). Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o motor de propulsão do veículo espacial chinês foi desligado 11 segundos antes do previsto e impediu que o satélite atingisse a velocidade mínima para ser mantido em órbita.


As causas do problema serão investigadas. Para amenizar o impacto da perda do equipamento, o instituto pretende antecipar o lançamento do Cbers-4.

O foguete chinês Longa Marcha 4B já tinha operado 34 vezes, com sucesso, antes de levar o Cbers-3 ao espaço. O governo brasileiro investiu R$ 160 milhões no projeto. O satélite não era resguardado por nenhum tipo de seguro.
 Satélite CBERS (Foto: Editoria de Arte/G1)

Futuro do programa será debatido
Nesta terça está prevista para acontecer na China uma reunião extraordinária do comitê conjunto de coordenação do programa Cbers, da qual participam representantes de todas as partes envolvidas no projeto, de acordo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).


O foco do encontro será discutir as causas da falha do lançamento e os próximos passos do programa espacial.

Segundo a pasta, participam da reunião o ministro da ciência, Marco Antonio Raupp, o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Braga Coelho, e o diretor do Inpe, Leonel Perondi, além de representantes chineses responsáveis pelo desenvolvimento do satélite, do lançador e pelas operações de lançamento.


Satélite seria avanço no monitoramento do Brasil
O Cbers-3 foi projetado com quatro câmeras, de diferentes resoluções e capacidade de captação, responsáveis por coletar imagens com maior qualidade de atividades agrícolas e contribuir com o monitoramento da Amazônia, auxiliando no combate de possíveis desmatamentos ilegais e queimadas – foco de projetos ligados também ao Ministério do Meio Ambiente, como o Prodes e o Deter.

Dificuldades para criar novas tecnologias espaciais, consideradas complexas, atrasaram o programa, segundo o diretor do Inpe, Leonel Perondi, que está no país asiático e acompanhou o envio do satélite ao espaço.

O objetivo do Cbers-3 seria preencher um vácuo deixado pelo Cbers-2B, que encerrou suas atividades em 2010. Desde então, o programa sino-brasileiro ficou sem equipamentos para fornecer imagens aos países parceiros. Também foram lançados o Cbers-1 e Cbers-2, que já não funcionam.


O Brasil tem 50% de participação no novo equipamento. Antes, a participação no desenvolvimento de satélites com a China era de 30%.

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