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segunda-feira, 7 de abril de 2014

O quebra-cabeça da montagem do 737


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Na fábrica da Boeing, em Seattle, aeronaves são construídas como um jogo de lego, cada peça é encaixada com as mãos. Fabricante bate recorde em março, com 42 aviões
Seattle, EUA - Às margens do Lago Washington, na região metropolitana de Seattle, Estados Unidos, um exército de dez mil pessoas se reveza dia e noite na tarefa de construir aviões. Como no brinquedo Lego, cada pedaço da aeronave é montado com as próprias mãos. As máquinas entram em cena apenas para içar ou virar partes mais pesadas dos aviões.

Por trás de cada parafuso está um olhar atento, um toque preciso e décadas de desenvolvimento tecnológico, que permitiram à maior fabricante de aviões comerciais do mundo bater um novo recorde no mês passado. Em março, foram fabricadas 42 aeronaves com o selo Boeing na fábrica de Renton, a 18 km de Seattle, a maior taxa de produção já atingida na indústria da aviação, para uma mesma família de aviões.

A meta da empresa é manter esse ritmo nos próximos meses e chegar à marca de 47 unidades produzidas por mês a partir de 2015, quando entrará em operação a terceira linha de produção de Renton. 

Hoje, são duas linhas, dedicadas exclusivamente ao modelo 737, cada uma com capacidade para montagem de 21 unidades. A terceira linha, com capacidade inicial para cinco unidades por mês, será destinada ao modelo 737 MAX, uma variação da mesma família, mais econômica.

O ponto de partida para o jogo do monta e desmonta é o estado de Kansas, onde fica a empresa Spirit AeroSystems. De lá, vem a fuselagem dos modelos 737, que percorre cerca de 2.300 quilômetros de trem até Renton. Após duas semanas de viagem, começa o quebra-cabeça. 

Os componentes que integram a aeronave vêm de 21 países diferentes, do sistema elétrico às poltronas. Até a pintura final do avião é feita pela equipe da Boeing, com a logomarca de cada cliente.

Da fábrica, o avião segue para o centro de testes e entregas da Boeing, também em Renton, que funciona como um aeroporto. Da pista de 3.350 metros de extensão – no Brasil, metade das pistas tem até 1.800 metros -, pilotos da fabricante decolam para os primeiros voos. 

Fazem manobras, desligam motores e verificam o funcionamento de cada sistema do avião.
Em seguida, uma equipe da companhia aérea que está comprando a aeronave também faz seu voo teste, para se certificar de que as especificações contratadas foram cumpridas. 

Foi o que fez uma equipe da brasileira Gol na semana passada. Por cinco dias, os pilotos e técnicos da Gol checaram papelada, voaram no avião e, finalmente, trouxeram seu 737 novinho em folha para o Brasil.

Tecnologia com material mais leve
O avião é o sexto do pacote de encomendas da Gol com a segunda geração da tecnologia Short Field Performance (SFP). São três as inovações. A primeira delas é que os freios são à base de carbono, material mais leve do que o aço, padrão na indústria. Os pneus também mudaram. 

Chamados de radiais, eles são mais rígidos e têm uma superfície maior em contato com o chão, provocando maior atrito. A terceira inovação são otimizações no sistema de computador que gerencia o voo.

— Com isso, conseguimos reduzir o peso do avião em 700 libras (cerca de 300 quilos) e melhorar o desempenho do sistema de frenagem, pontos importantes para aviões usados em aeroportos de pistas curtas – disse Ed Clark, diretor interino de Engenharia da Boeing Aviação Comercial.

Os aviões SFP foram desenhados pela Boeing a pedido da Gol. Uma das dificuldades da aérea para operar seus 737 em aeroportos como o Santos Dumont é justamente o tamanho de sua pista. 

Com apenas 1.323 metros de extensão, a pista do terminal carioca impõe limites para o transporte de peso em aviões. O resultado é que a aeronave tem que decolar sempre com poltronas vazias - um problema em tempos de Copa do Mundo.

Os aviões SFP permitirão ampliar a capacidade de transporte de passageiros na ponte aérea em 14% por voo, segundo cálculos da própria Gol. Mas, de acordo com o diretor de manutenção da aérea, Alberto Correnti, a empresa ainda não decidiu se vai usar esse “plus” para aumentar a carga ou o número de passageiros transportados nos voos regulares.

— O importante é que temos essa possibilidade. A redução de peso também permite a economia de combustível – disse Correnti.
O Querosene de Aviação (QAV) representa mais de 40% dos custos da Gol. O plano da aérea é ter cerca de 30 aviões SFP, entre novos e readaptados. 

Hoje, a frota da Gol é composta por 141 aeronaves. O valor pago pelo novo avião é guardado a sete chaves.
Além dos 737, fabricados em Renton, a Boeing produz outros modelos de avião em outras duas fábricas nos Estados Unidos: North Charleston, na Carolina do Sul, e Everett, também na região metropolitana de Seattle.

Nesta última – a maior da indústria da aviação no mundo - , são 40 mil funcionários. Somando os 10 mil da fábrica de Renton, percebe-se o peso que a Boeing tem na economia da região de Seattle. Quase 10% da população da região estão na folha de pagamento da fabricante americana.

Com tamanha concentração da força de trabalho, a Boeing teve de enfrentar forte resistência de seus funcionários quando quis aprovar uma mudança no regime de previdência dos empregados no ano passado. Para convencê-los, jogou pesado e ameaçou levar a linha de produção do 777-X para sua fábrica em Carolina do Sul.

Por poucos votos, o novo regime previdenciário acabou sendo aprovado e a linha foi mantida na região de Seattle. A brincadeira de montar o lego não vai parar.

* A repórter viajou a convite da Gol

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