Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Kadafi é rastreado no sul da Líbia, diz membro do CNT; EUA pedem que Níger detenha aliados que fugiram em comboio


Pressão

INTERNACIONAL --\ -- NOTÍCIAS.



O GloboCom agências internacionais
Rebeldes líbios comemoram retomada de negociações perto de Bani Walid - Reuters

[*|:||-=-|:||*] WASHINGTON, TRÍPOLI e BENGHAZI, Líbia - Muamar Kadafi provavelmente deixou a cidade líbia de Bani Walid e está seguindo em direção ao sul do país com ajuda de tribos leais, afirmou à Reuters Hisham Buhagiar, militar do Conselho Nacional de Transição (CNT) que está coordenando os esforços para encontrar o ditador. Segundo o oficial, Kadafi estaria tentando chegar aos países vizinhos Chad ou Níger.
Buhagiar afirmou que relatos indicam que Kadafi pode ter estado na cidade de Ghwat (a 950 km de Trípoli e a 300 km da fronteira com Níger) há três dias.

- Acredito que ele já esteja fora de Bani Walid. De acordo com as últimas pistas, ele estava na área de Ghwat. Pessoas viram carros indo naquela direção. Soubemos de muitas fontes que ele está tentando ir mais para o sul, em direção ao Chad ou Níger - afirmou Buhagiar.

Acredita-se que Kadafi esteja viajando em um comboio de dez carros e usando tendas como abrigo.
- Sabemos que ele não quer ficar em uma casa, então ele dorme em uma tenda. Pessoas afirmaram que os carros chegam, e então eles montam as tendas - explicou o militar, acrescentando que suas fontes não chegaram a ver o ditador.

Mais cedo, o governo americano pediu que o Níger detenha funcionários de alto escalão do governo Kadafi que entraram no país nas últimas horas em comboios saídos da Líbia. Entre os membros do regime que chegaram na capital Niamey está o chefe de segurança de Kadafi, Mansour Daw. Ele chegou ao país no domingo após atravessar a cidade de Agadez, no deserto.

As autoridades do Níger informaram ao embaixador americano que o comboio levava diversos membros importantes do governo Kadafi, mas não deu indicações de que o próprio ditador está entre eles, disse a porta-voz do Departamento de Estado, Victoria Nuland.

- Pedimos nos termos mais fortes que as autoridades nigerinas detenham esses membros do regime que podem ser objeto de processo, a fim de garantir que confisquem quaisquer armas que encontrem e que qualquer bem do governo da Líbia, dinheiro, jóias etc também sejam apreendidos para que sejam devolvidos ao povo líbio - disse Nuland.

Os rumores de que aliados de Muamar Kadafi estavam atravessando a fronteira para o Níger foram confirmados nesta terça-feira pelo Conselho Nacional de Transição.

Há informações de que um outro comboio com aliados de Kadafi fugiu no domingo, em 200 veículos blindados que levaria oficiais. Eles teriam chegado a cidade de Agadez na segunda-feira, e seguiriam para Niamey.
Segundo um militar francês, Kadafi e seu filho Saif al-Islam teriam planos de se juntar ao grupo para ir até Burkina Faso, mas o governo local já disse que não concederá asilo.

De acordo com um porta-voz do conselho rebelde líbio, o comboio que fugiu na segunda para o país vizinho levava dinheiro de uma agência do Banco Central do país. Cerca de dez veículos fizeram a travessia, segundo pessoas da comunidade tuaregue que vive no deserto do Saara, nos dois lados da fronteira.
"Eles levaram dinheiro do Banco Central em Sirta", disse o porta-voz Abdel Hafiz Ghoga, referindo-se à terra-natal de Kadafi, que está foragido.

O chefe dos comitês do CNT para assuntos políticos e internacionais, Fathi Baja, disse que o comboio também transportava ouro, dólares e euro. Segundo ele, os veículos cruzaram a fronteira em Jufra com ajuda de tuaregues.Baja disse que não podia confirmar rumores de que cerca de 200 veículos do Exército líbio também haviam cruzado a fronteira para o Níger na noite de segunda-feira.

À frente do grupo, estaria um líder étnico identificado como Rissa ag Boula, que é oriundo do Níger e há algumas décadas encabeçou uma fracassada guerra de independência em nome da comunidade tuaregue. Depois disso, ele buscou refúgio na Líbia e ao que parece tem combatido pelas forças de Kadafi.
O ditador continua sendo muito popular em localidades como Agadez, maior cidade do norte do Níger. Na região, a maioria da população é tuaregue e Kadafi é lembrado por sua ajuda ao grupo.

Mussa Ibrahim, porta-voz do ditador, disse nesta terça-feira que Kadafi está disposto a combater para retomar o poder. Segundo ele, o ditador e parte de seus filhos ainda continuam na Líbia.

- Kadafi se encontra em excelente estado de saúde e planeja organizar a defesa da Líbia - disse Ibrahim à emissora al-Rai da cadeia Syrian TV. - Estamos combatendo e resistindo pelo bem da Líbia e de todos os árabes. Seguimos fortes e capazes de mudar as coisas a nosso favor e contra a Otan.

Anciões recebidos por multidão enfurecida
Enquanto isso, em uma mesquita localizada em estrada próxima a Bani Walid, representantes dos rebeldes e anciões das tribos locais fizeram uma nova rodada de negociações e reafirmaram aos líderes locais que os moradores não correm risco de represálias ou atos de violência. Os negociadores do CNT prometeram reconstruir a infraestrutura da cidade, incluindo comunicações e eletricidade.


- Não somos o antigo regime, não queremos vingança- disse Abdullah Kenshil, chefe das negociações.
Mas quando os anciões retornaram para a cidade foram recebidos por uma multidão enfurecida, armada e pronta para atirar. Foram forçados a retornar para território ocupado pelos rebeldes. Segundo al-Mubarak al-Saleh, representante do CNT em Bani Walid, os anciões presentes ao encontro "não representam todas as tribos da cidade".

Membros do CNT e anciãos negociam em mesquita - Reuters

Localizada no meio do deserto, 150 quilômetros ao sul de Trípoli, Bani Walid é reduto da poderosa tribo Warfalla, que tem cerca de 1 milhão de integrantes e permaneceu leal ao regime deposto.


A situação é vista como um teste para a capacidade do conselho rebelde de deixar de lado as divisões tribais do país e negociar uma solução pacífica, sob o risco de incorrer em um derramamento de sangue.
__________________.........._____________________________________________.........._________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário