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domingo, 4 de setembro de 2011

'The Huffington Post Brasil' chega em novembro com mais de 50 sites do grupo, diz Arianna Huffington



TECNOLOGIA  &  MÍDIA.



Paulo Justus* 

Arianna huffington fala sobre versão brasileira do 'Huffington Post' no Brasil durante o InfoTrends / Foto: O Globo


//*=.-+-.=*\\ RIO - Arianna Huffington, CEO do 'The Huffington Post' - que deu uma entrevista exclusiva ao GLOBO sobre como será a versão brasileira do site de notícias - abriu o segundo dia de palestras do InfoTrends. O evento, que acontece em São Paulo e discute as principais tendências em tecnologia e internet, recebeu a jornalista na manhã desta sexta-feira para uma conferência sobre como as mídias sociais têm revolucionado as comunicações. Aos jornalistas brasileiros, a fundadora do 'The Huffington Post' disse que espera fechar um acordo com um parceiro de mídia ainda em setembro e lançar o 'The Huffington Post Brasil' em novembro deste ano.


- Decidi vir para o Brasil em dezembro passado porque queria contar a historia da virada do Brasil - diz Arianna.


Arianna afirmou que deseja colocar conteúdo produzido no Brasil no 'Huffington Post' americano, traduzindo conteúdo para o inglês.


Ainda de acordo com a jornalista, o 'Huffington Post Brasil' será uma plataforma de divulgação para os blogs locais e toda a operação do Huffington Post Media Group virá para o país.
Ao todo, são mais de 50 sites.


- Quando lançamos o site, o blogueiro era uma figura caricata que postava de pijamas. Hoje a maioria dos jornalistas blogam - diz Arianna.


No InfoTrends, Arianna Huffington diz que mídias sociais revolucionam o jornalismo "Autenticidade é como pornografia, você só sabe o que é quando vê. Vozes autênticas vão melhor na internet", disse Arianna ao abrir as discussões no InfoTrends.


Arianna, fundadora do site que foi adquirido em fevereiro pela AOL por US$ 315 milhões e já ultrapassou a audiência do 'The New York Times', disse que o novo jornalismo na internet precisa saber mesclar novas linguagens e mídias sociais para alcançar o sucesso.


Segundo a jornalista, os editores do 'Huffington Post' são orientados a escrever manchetes como se estivessem se dirigindo a um amigo, utilizando linguagens comuns na internet para produzir um jornalismo mais atrativo. Uma nova fórmula para obter sucesso em um meio tão competitivo.


- Trazer essa linguagem das mídias sociais para o jornalismo é uma das fórmulas usadas pelo 'Huffington Post' - revelou Arianna.


Arianna disse ainda que não é apenas a linguagem que precisa ser mudada. Segundo a empresária, a nova mídia precisa combinar transparência, mídia sociais e autenticidade.


- É mais difícil captar leitores com a publicação de dados do que com histórias - afirma Arianna.


A nova mídia, como define Ariana, se concentra em um determinado assunto até que ele desponte no noticiário, insiste nos temas que acha importantes e pauta a agenda do leitor.


- A mídia social ressalta a importância do editor, porque ele põe ordem na enorme quantidade de informação - afirmou. - A confiança é o novo preto. Temos centenas de pessoas que podem se expressar on-line a questão é em quem confiar.


Ainda de acordo com a jornalista, notícias locais estão adquirindo mais importância, elas seriam a chave para conquistar a confiança das pessoas que se sentem mais próximas quando leem sobre assuntos que fazem parte da rua rotina.


Twitter é um triunfo da humanidade sobre a tecnologia Durante a palestra, Arianna disse que na era hiperconectada as pessoas precisam aprender a se desconectar, para entrar em conexão consigo mesmo. Para ela, "o Twitter representou o triunfo da humanidade sobre a tecnologia". Entretanto, manter uma imagem imaculada nas redes sociais é uma tarefa difícil que deve ser encarada com profissionalismo.


- É muito difícil apresentar uma imagem sem falhas na mídia social, porque senão você não vai ser autêntico - disse Arianna. - Na internet, as mulheres se permitem parecer mais frágeis que os homens.


Arianna disse que está confiante no poder das mídias sociais. A jornalista citou perfis criados para ajudar a encontrar vítimas de tragédias, como as enchentes no Rio da Janeiro e na Região Serrana.


- Eu estou muito otimista sobre o poder da mídia social de ajudar a nos conectar com a nossa própria criatividade - disse.


Arianna responde a perguntas sobre a versão brasileira e conteúdo grátis Arianna Huffington respondeu perguntas da plateia sobre a sua iniciativa de criar uma versão do 'The huffington Post' no Brasil. Ela explicou os motivos que a levaram trazer o site ao país.


- O 'Huffington Post' escolheu o país por causa do crescimento econômico e do seu potencial para o futuro - disse.


Segundo a jornalista, no Brasil, o 'Huffington Post' deve ter apenas um parceiro, mas o site vai estar aberto a blogs colaboradores e comentários.


Arianna afirmou ainda que o site permanecerá gratuito e que seus rendimentos virão apenas de receita publicitária.


- Apostamos tudo na propaganda, porque acredito que o público quer que a informação seja de graça na internet - diz Arianna.


Entusiasta das mídias sociais, Arianna Huffington surpreendeu ao encerrar a palestra e aconselhou os presentes a separar a vida digital hiperconectada da rotina doméstica.
- Não levem o celular para a cama - disse.


*A palestra foi reproduzida em tempo real pelo repórter Paulo Justus no Twitter do Digital e Mídia .
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