Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de abril de 2023

Menor lua de Marte é fotografada em detalhes por sonda dos Emirados Árabes; veja

<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>


Nave, que orbita o Planeta Vermelho há dois anos, chegou a 100 quilômetros da lua Deimos, o menor e mais afastado dos dois satélites naturais de Marte.
<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por g1

Postado em 25 de abril de 2023 às 07h10m

 #.*Post. - N.\ 10.768*.#

Sonda Hope captura imagem de Deimos, uma das duas luas de Marte — Foto: EMIRATES MARS MISSION / AFP
Sonda Hope captura imagem de Deimos, uma das duas luas de Marte — Foto: EMIRATES MARS MISSION / AFP

A Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos divulgou nesta segunda-feira (24) novas imagens capturadas pela sonda 'Hope', enviada ao espaço para explorar Marte. As fotos revelam detalhes da lua Deimos, que é o menor e mais afastado dos dois satélites naturais do Planeta Vermelho.

A nave não tripulada conseguiu chegar a uma distância de 100 quilômetros de Deimos, que é um objeto rochoso de 12 quilômetros de largura. As fotos capturadas pela sonda árabe foram as mais precisas até agora e apresentaram novas descobertas sobre a estrutura da lua marciana.

A missão conseguiu capturar imagens do lado oculto da lua, mostrando áreas ainda não vistas e não estudadas pelos humanos - até agora.

Os novos registros também podem reascender o debate sobre as origens das luas de Marte - além de Deimos, o planeta vermelho possui Fobos (ou Phobos), que é sete vezes maior.

Teorias apontam que as duas luas surgiram de asteroides, que foram "sugados" para a órbita de Marte. Mas, de acordo com as novas descobertas feitas pela sonda árabe, as luas de Marte podem ter surgido do próprio Planeta Vermelho.

Não temos certeza das origens de Phobos e Deimos, disse Hessa Al Matroushi, líder da missão. "Nossas observações de Deimos até agora apontam para uma origem planetária", afirmou.

O cientista Christopher Edwards, responsável por um dos instrumentos da sonda árabe, afirmou que a composição rochosa das duas luas são mais parecidas com a estrutura de Marte do que com a de um asteroide. Isso pode significar que os dois corpos já fizeram parte do planeta, mas se separaram dele.

A Agência Espacial dos Emirados Árabes Unidos também anunciou que a missão em Marte será estendida por mais um ano. A sonda Hope foi lançada ao espaço em 2020 e chegou na órbita do planeta em 2021. Ela foi a primeira espaçonave de um país árabe a chegar a Marte.


------++-====-----------------------------------------------------------------------=======;;==========--------------------------------------------------------------------------------====-++----

Nenhum comentário:

Postar um comentário