Total de visualizações de página

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Nokia Lumia 1520: mais que um smartphone, um minitablet

Gipope - Marketing & Mídia®.
NOTÍCIAS & INFORMAÇÕES.
Internacional -.$:$.- Tecnologia & Games - Digital & Mídia - Comunicação & Entretenimento - ]{ Informática & Mobilidade }[


Aparelho de 6 polegadas da finlandesa se aproxima das tabuletas digitais de 7 polegadas e tem dupla função
RIO - O termo “phablet” — designando um aparelho híbrido entre smartphone e tablet — começou a surgir nos últimos anos, em que as telas de celulares têm crescido junto com sua potência em memória e armazenamento. 

A linha Lumia, da Nokia, alcançou as 6 polegadas de comprimento da tela com o 1520, lançado há pouco no Brasil ao preço sugerido de R$ 2,6 mil. 

Entretanto, ao ter o aparelho na mão e lidar com suas funcionalidades, fica bastante claro que ele é muito mais que um híbrido de nome estranho: na verdade se trata de um minitablet engenhoso.

Com um processador Snapdragon, da Qualcomm, de quatro núcleos e 2,2GHz, memória RAM de 2GB e armazenamento de 32GB (expansíveis a 64GB via cartão), o Lumia 1520 traz um desempenho satisfatório ao carregar os apps. 

A qualidade de tablet deriva do astuto design do Windows Phone 8, cuja tela simples dividida entre blocos animados (live tiles) e uma lista completa dos programas é feita para que o usuário não se perca nas tradicionais selvas de ícones de iOS ou Android. (Aliás, a linha X lançada pela Nokia no Mobile World Congress em Barcelona usa o sistema do Google, mas o transforma num quase Windows Phone em design e funções — seria o caso de falar em Androphone ou Windroid?)

Se um Galaxy Tab de 7 polegadas é definido como um tablet, por que não um Lumia de 6, afinal? E o Windows Phone amplia nessa tela maior uma característica que já assomava nos Lumias anteriores: os usuários podem enxergar bem os elementos na tela. 

O design do software usa fontes grandes, o fundo preto realça o contraste e dá um razoável alívio aos nossos olhos sempre grudados em telas de computadores no trabalho e em casa.

Rapidamente se configuram contas de e-mail (preferencialmente da Microsoft, mas pode-se optar por webmails de Google, Yahoo! e Nokia), além de Facebook e Twitter, cujas atualizações são elegantemente vistas juntas numa lista por default, com balõezinhos indicando os comentários e uma linha embaixo especificando de que rede social vem o post. 

Para ver as contas separadamente, basta clicar na opção em azul “todas as contas” e escolher um dos sites para visualizar por vez. É verdade que para quem está acostumado com as interfaces dos serviços o tratamento dado a eles pela Nokia pode causar estranhamento a princípio.
Ao lado da lista de posts, vem a dos contatos, configurada instantaneamente junto com as respectivas contas.

O LinkedIn tem tratamento especial no Lumia 1520. Sua interface se abre direto dos live tiles para uma página de atualizações da rede profissional; ao lado desta há outros blocos que listam a caixa de mensagens, os grupos e as empresas seguidas pelo usuário. Na home do celular, o live tile do LinkedIn diz quantas mensagens há na caixa de entrada e quantos convites para conexão na rede.

A câmera do aparelho é uma atração à parte. Conta com 20 megapixels e o aplicativo Pro Cam, para quem é mais experiente com fotografia: ele permite fazer testes com exposição, trabalhar com a velocidade do obturador, captar imagens em luz baixa e utilizar criativamente o foco, entre outras coisas.

Naturalmente, num sistema da Microsoft, o navegador padrão é o Bing. Pode-se usar o Google via browser. Mas o Windows Phone apresenta o buscador da Microsoft de maneira inteligente, dividido por apps temáticos. 

Tem-se, então o Bing Clima (que pode virar tela de bloqueio com informações sobre o tempo), o Finanças Bing, o Bing Notícias e o Bing Esportes. O acesso às novidades é constante e mais rápido. E, para fazer apontamentos, a dica é o OneNote, cujos textos podem ser salvos no OneDrive.

A localização no 1520 fica a cargo do Here Maps, da Nokia que também tem versão para o carro (Here Drive+). Outros serviços da finlandesa abrangem desde o Mix Radio, na parte musical, ao Nokia Care, com dicas para melhor utilização do Lumia.

Uma coisa é certa: se o usuário ainda não cerra fileiras com Android ou iOS, o Lumia 1520 é uma boa opção como minitablet. Como telefone, é meio esquisito, grande demais, a não ser para falar no viva voz. O principal senão, como sói acontecer com aparelhos recém-lançados, é o preço proibitivo.

::=========_______________________=========__________________________=========::

Nenhum comentário:

Postar um comentário