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quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Anvisa inspeciona 26 navios de cruzeiro e dá nota máxima para 73%

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Agência classifica embarcações por pontuação de risco que vai de A a D.
Análises consideram itens como alimentação, água, ar-condicionado e lixo.

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07/02/2013 07h00 - Atualizado em 07/02/2013 07h00
Postado às 09h28
Luna D'Alama Do G1, em São Paulo
 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) inspecionou 26 navios de cruzeiro que vieram de outros países e atracaram na costa brasileira entre outubro de 2012 e a primeira quinzena de janeiro. A maioria (73%) recebeu nota máxima, e três deles foram vistoriados duas vezes, para atender às irregularidades encontradas.

Esse foi o caso da embarcação maltesa Soberano (Sovereign), que no dia 3 de dezembro obteve 1.035 pontos – em uma classificação de risco que vai de A a D, ou de 0 a 5 mil pontos –, mas logo se adequou e baixou para 90 pontos na avaliação mais recente.

Até abril, a expectativa é que 46 navios passem pela costa brasileira. E a Anvisa diz que vai acompanhar cada um dos 20 que ainda devem ancorar por aqui.
MSC Música é um dos navios de cruzeiro que tiveram nota máxima da Anvisa  (Foto: Divulgação)MSC Música é um dos navios de cruzeiro que receberam nota máxima na vistoria da Anvisa (Foto: Divulgação)
Essas análises são feitas há oito anos nos portos do país, e há três a agência divide as embarcações nas quatro categorias de risco. A pontuação final é a soma de cada item não cumprido.

Dos 26 navios visitados pelos fiscais de saúde, 19 foram classificados no grupo A (abaixo de 250 pontos), cinco no B (entre 250 e 500), dois no C (de 500 a 750) e nenhum no D (acima de 750). Mesmo o padrão C ainda é considerado satisfatório, com condições sanitárias dentro da média.
ranking dos navios de cruzeiro avaliados pela anvisa
NomeOrigemGrupo de riscopontuação
Aida VitaItáliaA / 0 ponto
Grand AmazonBrasilA / 0 ponto
MSC MúsicaPanamáA / 0 ponto
Seven Seas NavigatorBahamasA / 0 ponto
Silver CloudBahamasA / 0 ponto
Imperatriz (Empress)MaltaA / 30 pontos
MSC FantasiaItáliaA / 42 pontos
Grand CelebrationItáliaA / 60 pontos
PrinsendamHolandaA / 60 pontos
Soberano (Sovereign)MaltaA / 90 pontos
Costa FascinosaItáliaA / 96 pontos
VeendamHolandaA / 135 pontos
Grand HolidayEspanhaA / 195 pontos
Costa FortunaItáliaA / 205 pontos
MSC MagníficaPanamáA / 205 pontos
MSC OrchestraPanamáA / 210 pontos
Costa SerenaItáliaA / 220 pontos
AmadeaBahamasA / 231 pontos
Seven Seas MarinerBahamasA / 250 pontos
ZenithMaltaB / 255 pontos
Aida CaraItáliaB / 260 pontos
MarinaIlhas Marshall (Micronésia)B / 285 pontos
Costa FavolosaItáliaB / 342 pontos
Splendour of the SeasBahamasB / 415 pontos
Grand MistralPortugalC / 610 pontos
Azamara QuestMaltaC / 639 pontos
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Segundo o especialista em controle sanitário de cruzeiros da Anvisa, Fabio da Rocha, o roteiro de inspeção – sempre feita de surpresa, pouco depois de o navio atracar – inclui mais de cem itens. Os considerados críticos são aqueles relacionados à alimentação, à água potável servida a bordo e à manutenção e higienização do ar-condicionado.

Além desses critérios, são verificados o estado das piscinas e banheiras de hidromassagem, a limpeza das cabines e de ambientes de uso comum, o destino dado ao lixo, o sistema de tratamento de esgoto, o controle de insetos e animais peçonhentos, os spas e salões de beleza.

"O objetivo de divulgar essas informações é que a população possa usá-las na hora de escolher um cruzeiro. O critério sanitário deve ser importante ao comprar um pacote", ressalta Rocha.

Equipe de 4 a 8 pessoas
Em cada embarcação, entra uma equipe da Anvisa que varia de quatro a oito pessoas, dependendo do tamanho da área vistoriada. Cada profissional verifica uma área específica, e o processo dura de seis a oito horas.


"Se houver algum problema, seja na categoria A ou D, o navio só sai do porto após corrigi-lo, e sua pontuação continua a mesma até a próxima vistoria", explica o especialista.

De acordo com Rocha, a periodicidade das inspeções depende do resultado obtido, ou seja, as embarcações com nota ruim são monitoradas com uma frequência maior. Além disso, passageiros e tripulantes podem fazer denúncias pelo telefone 0800 642 9782 ou pelo site da agência.

"Seguimos padrões sanitários internacionais, mas o Brasil tem algumas especificidades, como o clima e vetores – aqui há mais mosquitos, por exemplo. Mas, em geral, os navios se comportam de forma muito semelhante em vários países", diz Rocha.

Apesar de o ranking ser o mesmo para todos os navios avaliados, a Anvisa divide-os em duas categorias: de longo curso (aqueles que geralmente vêm da Europa e vão embora após algumas horas) e os de cabotagem (que permanecem o tempo todo na costa brasileira). No segundo caso, o risco sanitário pode ser maior, principalmente para os passageiros que transitam pela região amazônica – razão pela qual as exigências são diferentes.

Segundo Rocha, agentes do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA vêm ao Brasil em março para se encontrar com a Anvisa e discutir algumas questões de saúde sobre os cruzeiros marítimos.
Qualidade da água das piscinas dos navios também é analisada (Foto: Divulgação)Qualidade da água das piscinas dos navios também é analisada pelos agentes sanitários (Foto: Divulgação)
Diário de bordo

Diariamente, por volta do meio-dia, a Anvisa também recebe dos hospitais de bordo dos navios um relatório sobre a atual situação de cada um. Quando há algum caso que chame a atenção, os agentes podem agir, entrar em contato com o médico da embarcação, ver como está o paciente e se há outros registros semelhantes.

"Nesta temporada, ainda não houve nenhuma situação em que foi preciso intervir, as notificações estão dentro do esperado. O mais frequente mesmo é diarreia, e muitas vezes não é por rotavírus, que pode ser transmitido, mas porque as pessoas abusam muito ao comer e beber", diz Rocha. Isso porque muitas viagens são do tipo "all inclusive", ou seja, o passageiro pode consumir tudo à vontade, visto que os alimentos e drinks já estão dentro do pacote.

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