Gipope®- Solutions.
NOTÍCIAS&INFORMAÇÕES.
Internacional --\\-- RELATÓRIO & DOCUMENTOS -.=.- ESTUDOS & PROJETOS --..-- MEIO AMBIENTE & ECOSSISTEMA -:.:- }[ Estatística & Levantamento ]{
27/09/2013-05h07 --..-- Atualizado e postado às 09h00
RAFAEL GARCIA
ENVIADO ESPECIAL A ESTOCOLMO
Quem esperava ver o IPCC (Painel Intergovernamental de Mudança Climática) emitir um relatório mais enfraquecido em razão da recente desaceleração no aquecimento global, testemunhou os cientistas da entidade subirem o tom de alerta. Além de manter que a mudança climática é "inequívoca", o documento mostra projeções para o futuro com um grau de certeza melhorado.
Brasil ataca 'hiato' do aquecimento global
Previsão de aumento do nível do mar piora
Para painel do clima, nuvens devem elevar aquecimento
"A atmosfera e o oceano se aqueceram, a quantidade de neve e gelo diminuiu, o nível do mar subiu, e as concentrações de gases-estufa aumentaram", diz o Sumário para Formuladores de Política, a seção do documento divulgada nesta manhã.
No final deste século, a temperatura média da superfície terrestre provavelmente vai exceder um aumento médio de 1,5°C até 2100, em relação à média de 1850 a 1900. Isso vale para todos os cenários considerados exceto o mais otimista, no qual emissões de gases estufa sofrem cortes drásticos, atingindo um pico daqui a dez anos e caindo para zero 50 anos depois.
Em um cenário intermediário, no qual as emissões dobram até 2060 e recuam a um nível maior que o atual antes de 2100, a temperatura provavelmente excederá um aumento de 2°C, limite considerado perigoso por cientistas.
A palavra "provavelmente", na linguagem do painel, significa uma propensão acima de 66%, a melhor confiabilidade possível para projeções futuras, baseadas em modelos matemáticos de simulação do clima.
Ao avaliar o efeito das emissões de gases estufa no clima passado, o relatório foi mais contundente. O texto afirma ser "extremamente provável" (95% de certeza) que o aquecimento observado desde o meio do século 20 seja resultado da influência humana no clima. O último relatório, de 2007, dizia que o mesmo era "muito provável" (90%)
Editoria de Arte/Folhapress | ||
O relatório também afirma com "alta confiabilidade" que o aquecimento dos oceanos domina o aumento da energia armazenada no sistema climático. Mais de 90% da energia acumulada pela Terra desde 1971 foi armazenada nos mares, diz o relatório.
"À medida que os oceanos se aquecem e as geleiras e plataformas de gelo se reduzem, o nível do mar continuará a aumentar, mas a uma taxa mais rápida do que aquela que experimentamos ao longo dos últimos 40 anos", afirmou Qin-Dahe, co-presidente do Grupo 1 do IPCC. O aumento do nível do mar entre 1900 e 2012 foi de 19 cm.
HIATO
A questão da desaceleração do aquecimento global nos últimos 15, o "hiato" da mudança climática, tomou grande parte do tempo de discussão dos delegados do IPCC que se reuniram nesta semana. O texto final do relatório lidou com o fenômeno afirmando que a temperatura média global de superfície "exibe substancial variabilidade interanual e decadal" apesar de um "robusto aquecimento multi-decadal" verificado.
"Como exemplo, a taxa de aquecimento ao longo dos últimos 15 anos (1998-2012); 0,05°C por década), que começa com um forte El Niño, é menor do que a taxa calculada desde de 1951 (1951-2012; 0,12°C por década)", afirma o relatório.
Editoria de Arte/Folhapress | ||
Rodovia BA 120 , Bairro Santa Cruz, ao lado da oficina de Zezinho.
Funcionamento das 05:00 às 00:00 - ( Meia Noite )
Atendimento personalizado com recepção Vip!
Celular. 075 - 9989 - 9970 -.- 8299 - 8117
075 - 9163 - 9259
Gipope® - Gariba's ™ // Bar & Lanches.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário