Total de visualizações de página

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Tripulação qualificada, assentos fortes e asas que se soltam: como passageiros sobreviveram a acidente aéreo no Canadá

<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>


Especialistas disseram não ser 'tão surpreendente' que todos os ocupantes da aeronave tenham sobrevivido. Acidente aconteceu na segunda-feira (17), em Toronto
<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
TOPO
Por Associated Press

Postado em 21 de Fevereiro de 2.025 às 08h00m

#.* Post. - Nº.\  11.519*.#


Vídeo mostra momento em que avião vira de cabeça para baixo após pouso no Canadá

Imagens que mostram um jato da Delta Air Lines pegando fogo após sofrer um acidente em Toronto, no Canadá, correram o mundo nesta semana. Apesar do incêndio e da aeronave ter parado de cabeça para baixo, todos os ocupantes conseguiram sobreviver. Veja no vídeo acima.

Especialistas em aviação disseram que não foi tão surpreendente que todos os 76 passageiros e quatro tripulantes tenham saído vivos do desastre de segunda-feira (17). Ao todo, 21 pessoas sofreram ferimentos leves e apenas uma ainda estava hospitalizada na quarta-feira (19)

Segundo os especialistas, os avanços no design de aeronaves, bem como a execução perfeita do plano de esvaziamento da aeronave pela tripulação estão entre os fatores-chave que salvaram os passageiros.

Quando vi a aeronave de cabeça para baixo, pensei: Como isso pode acontecer? E como alguém poderia sobreviver a isso? disse Michael McCormick, coordenador do programa de gerenciamento de tráfego aéreo na Embry-Riddle Aeronautical University.

Foi absolutamente impressionante ver as pessoas realmente saindo.
Design da aeronave
Avião da Delta de cabeça para baixo após pouso no aeroporto de Toronto — Foto: Transportation Safety Board of Canada via AP
Avião da Delta de cabeça para baixo após pouso no aeroporto de Toronto — Foto: Transportation Safety Board of Canada via AP

McCormick e outros especialistas disseram que o fato de haver apenas ferimentos leves mostra que o design e a engenharia das aeronaves de passageiros melhoraram consideravelmente ao longo do tempo.

Ele explica que os tanques de combustível são armazenados nas asas. Por este motivo, elas são projetadas para se soltar em caso de acidente, diminuindo as chances de uma explosão grave.

Além disso, a cauda de uma aeronave, conhecida como estabilizador vertical, se quebra facilmente. Isso significa que uma aeronave que virou de cabeça para baixo pode permanecer plana no chão, permitindo que os passageiros e a tripulação saiam.

A aviação é, e continua sendo, a forma de transporte mais segura", disse McCormick, acrescentando que não foi um acaso que 80 pessoas tenham conseguido sair do acidente em Toronto. "Isso acontece porque a segurança na aviação está constantemente melhorando.

Jeff Guzzetti, consultor de segurança aérea e ex-investigador da Administração Federal de Aviação dos EUA e do Conselho Nacional de Segurança nos Transportes, disse que os assentos e os cintos de segurança também ajudaram a evitar fatalidades.

Ele observou que as poltronas das aeronaves comerciais são projetadas para suportar impactos de até 16 vezes a força da gravidade. Além disso, os cintos de segurança mantiveram os passageiros presos, mesmo de cabeça para baixo, enquanto o avião deslizava até parar.

As chances de se ferir ou morrer em um acidente aéreo comercial são muito menores do que dirigir seu carro, disse Guzzetti.

Passageiro filma evacuação de avião que se acidentou no Canadá

Especialistas também elogiaram a tripulação, que calmamente e rapidamente ajudou muitos passageiros a saírem do avião antes mesmo que as equipes de emergência chegassem ao local.

Deborah Flint, CEO da Autoridade Aeroportuária da Grande Toronto, chamou a tripulação de voo de heróis. Já o CEO da Delta, Ed Bastian, elogiou a resposta da equipe como um "testemunho da segurança que está incorporada nos sistemas.

"Viajar de avião nos Estados Unidos é a forma mais segura de transporte e viagem. Ponto. E isso ocorre porque treinamos para eventos como esse", afirmou o executivo.
Como foi dentro da cabine?
Investigador analisa aeronave que se acidentou no Canadá — Foto: Transportation Safety Board of Canada via AP
Investigador analisa aeronave que se acidentou no Canadá — Foto: Transportation Safety Board of Canada via AP

O voo 4819 de Minneapolis para Toronto, operado por uma subsidiária da Delta, sofreu um acidente ao aterrissar por volta das 14h30 de segunda-feira. Os vídeos mostram o avião batendo forte na pista, pegando fogo, deslizando pelo asfalto e virando de cabeça para baixo.

"Foi muito desconfortável, uma experiência realmente intensa e desconfortável. Um impacto forte", disse Peter Carlson, um paramédico que estava entre os passageiros do avião. "A única missão era sair."

Carlson foi premiado durante uma conferência de paramédicos por suas ações corajosas e meritóriasao ajudar outros passageiros. O certificado diz que as ações dele "preservaram vidas, reduziram lesões e proporcionaram calma".

Tenho uma laceração, escoriações, alguns hematomas nas pernas, alguns hematomas nas costelas, mas estou vivo," disse Carlson. "Todo mundo está vivo. Não sei se mereço entrar na categoria de milagre, mas é incrível.
Passageiros agem
Montagem acidente de avião em Toronto — Foto: Reprodução
Montagem acidente de avião em Toronto — Foto: Reprodução

Alguns passageiros que foram prejudicados como resultado do acidente contrataram o escritório de advocacia Rochon Genova, segundo Vincent Genova, chefe do Grupo de Litígios Aéreos da empresa.

Nossos clientes, assim como muitos outros passageiros, sofreram lesões pessoais graves que exigiram atendimento hospitalar, disse Genova em um comunicado.

Com a nossa participação, esperamos alcançar uma resolução rápida e justa para esses clientes e outros que entrarem em contato conosco.

Um porta-voz da Delta confirmou que ofereceu a cada passageiro US$ 30.000 e está informando aos clientes que esse gesto não tem condições secundárias e não afeta os direitos dos passageiros.

Um investigador canadense se recusou a comentar teorias sobre as causas do acidente. Por outro lado, especialistas disseram à Associated Press que o caso, provavelmente, foi motivado por condições climáticas, erro humano ou falha na aeronave.

Neste momento, é muito cedo para dizer qual pode ser a causa deste acidente, disse Ken Webster, um investigador sênior do Conselho de Segurança no Transporte do Canadá.

Webster afirmou que os investigadores irão examinar os destroços e a pista. As gravações da cabine de comando e os dados de voo também estão sendo analisados.

As autoridades anunciaram que as equipes estavam movendo os destroços da pista para um hangar para exames adicionais.

Canadá

---++-====-------------------------------------------------   ----------------------=======;;==========----------------------------------------------------------------------  -----------====-++---

Quanto ganham os trabalhadores no Brasil? Média de SP é quase o dobro do que no Maranhão, diz IBGE

<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>


Rendimento médio das pessoas ocupadas no país cresceu 3,7% em 2024, mas essa não é a realidade de todos os estados brasileiros. Maior salário é de trabalhadores do DF, por causa do setor público.
<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por Júlia Nunes, g1

Postado em 21 de Fevereiro de 2.025 às 06h00m

#.* Post. - Nº.\  11.518*.#

Trabalhadores brasileiros receberam cerca de R$ 3.225 por mês em 2024 — Foto: Adriano Toffetti/Ato Press/Estadão Conteúdo
Trabalhadores brasileiros receberam cerca de R$ 3.225 por mês em 2024 — Foto: Adriano Toffetti/Ato Press/Estadão Conteúdo

Os trabalhadores brasileiros receberam, em média, cerca de R$ 3.225 por mês em 2024. Esse foi o rendimento real habitual de todos os trabalhos registrado pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, do IBGE.

O valor é 3,7% maior do que o estimado em 2023. E, frente a 2012, quando o IBGE começou a calcular esses dados, houve um aumento de 10,1%.

Esse avanço, porém, não é realidade em todos os estados brasileiros. No Amazonas e em Roraima, por exemplo, o rendimento dos trabalhadores diminuiu de 2023 para 2024. Nesses locais, os maiores valores da série foram registrados ainda no início da pesquisa. (veja o gráfico abaixo)

Por outro lado, 13 estados tiveram o maior rendimento médio de toda a série histórica no ano passado.

Isso ocorreu em Rondônia, Tocantins, Maranhão, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e Espírito Santo, além de todos os estados do Sul e do Centro-Oeste.

Os trabalhadores do Maranhão seguem ganhando menos do que em qualquer outro estado brasileiro, apesar do crescimento em 2024.

O valor (R$ 2.049) é pouco mais da metade do registrado em São Paulo, que tem o segundo maior rendimento (R$ 3.907) do país, atrás apenas do Distrito Federal.

  • 🔎 Todos os valores usados na reportagem são referentes ao rendimento médio real (descontada a inflação) recebido habitualmente pelas pessoas ocupadas por todos os trabalhos que elas tinham na semana de referência da pesquisa.

Segundo o economista Rodolpho Tobler, do FGV IBRE, os baixos rendimentos registrados no Norte e Nordeste podem ser explicados, em parte, pelo grande número de trabalhos informais, que costumam ser associados a salários menores.

Em 2024, sete estados brasileiros registraram taxas anuais de informalidade maiores que 50%: Pará, Piauí, Maranhão, Ceará, Amazonas, Bahia e Paraíba — todos do Norte e Nordeste.

"Também tem a ver com a estrutura da atividade econômica nessas regiões, mais centrada em serviços e com menos indústrias, que geralmente proporcionam um salário mais elevado", explica o especialista.

O alto rendimento no Distrito Federal, por sua vez, está relacionado ao trabalho no setor público. "É onde fica o governo federal, tem os ministérios, muitas estatais, com empregos associados a pessoas de maior escolaridade", aponta o economista da FGV.

Assim, apesar de importantes para o mapeamento do mercado de trabalho no Brasil, as médias nacionais de rendimento, desemprego e ocupação não refletem a realidade de todo o país.

Para Tobler, é necessário desenvolver políticas públicas com um "olhar regional".

"Considerando que o Brasil é um país de tamanho continental, tem muita desigualdade. E nem sempre uma política pública pensada no nível nacional funciona no nível regional", completa.

Brasil fecha 2024 com a menor taxa de desemprego da história

  • Como o desemprego é calculado?




Entenda como o desemprego é calculado no BrasilFGV

---++-====-------------------------------------------------   ----------------------=======;;==========----------------------------------------------------------------------  -----------====-++---

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Gramado sintético: quem permite e quem proíbe nas principais ligas do mundo

<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
 

Gramados naturais ou híbridos são maioria nos principais centros do futebol mundial; Holanda vetou uso de piso artificial com programa de ajuda financeira para manutenção de campos
<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por Emilio Botta — São Paulo

Postado em 20 de Fevereiro de 2.025 às 11h20m

#.* Post. - Nº.\  11.517*.#

“Se tivesse padronização de grama natural, não teria discussão”, sobre gramado sintético 
 "Se tivesse padronização de grama natural, não teria discussão”, sobre gramado sintético 

A utilização de gramado natural ou sintético não é uma discussão restrita ao Brasil. Nas principais ligas ao redor do mundo, o tema é debatido e causa divergências sobre a qualidade dos campos, o custo de manutenção e sua influência no desempenho do jogo.

Mas há um consenso nos campeonatos mais valorizados do planeta: o uso de grama artificial é restrito. Todos os clubes que disputam as primeiras divisões de Inglaterra, Espanha, França, Itália e Alemanha utilizam grama natural ou híbrida (quando se pode ter algum material sintético na composição do gramado natural).

Na Espanha, a partir de 2031, não poderão ser instalados novos campos de grama artificial com partículas de enchimento considerados microplásticos de dimensão inferior a cinco milímetros.

O país não proíbe o uso de grama sintética, mas incentiva e define regras para a manutenção de gramados naturais ou híbridos dentro de um padrão de aceitação para jogos da LaLiga. 

Estádio Dino Manuzzi, do Cesena, da Itália, tem gramado sintético  — Foto: Getty Images
Estádio Dino Manuzzi, do Cesena, da Itália, tem gramado sintético — Foto: Getty Images

No caso da Itália, apesar de não existir proibição da Série A, nenhum dos clubes usa grama sintética nas principais divisões. A exceção fica para o estádio Dino Manuzzi, do Cesena, que tem gramado totalmente artificial. O clube ocupa a oitava colocação da Série B italiana. 

Além da França e da Alemanha, a Holanda recentemente vetou os gramados sintéticos. A partir da temporada 2025/2026, os clubes da Primeira Divisão do país concordaram em padronizar os estádios com grama natural.

Desde 2018, a Holanda incentiva com ajuda financeira a manutenção de gramados naturais. O movimento fez com que o Heracles, time fundado em 1903, mudasse para o gramado natural depois de 21 anos usando grama artificial em seu estádio.

A Liga dos Campeões, principal competição de clubes do mundo, não veta o uso de gramado artificial em jogos válidos até a decisão do título. No entanto, a final do torneio só pode ser realizada em grama natural. A exceção ocorreu na decisão do título da temporada 2007/08 entre Manchester United e Chelsea, que se enfrentaram no estádio Luzhniki, na Rússia, que possui grama sintética. 

Na atual edição do torneio, apenas um clube possui gramado artificial. O Young Boys, da Suíça, acabou eliminado com oito derrotas em oito jogos. Na temporada passada, ao enfrentar o clube, o técnico Pep Guardiola não escondeu a insatisfação por ter de jogar em um gramado sintético.

– A grama natural é melhor, porque 99,9% dos times que jogam em alto nível jogam em grama natural, do contrário a Uefa e a Fifa decidiriam jogar em gramados sintéticos. É senso comum – disse o treinador espanhol. 

Young Boys x Manchester City jogaram em gramado sintético pela Champions do ano passado  — Foto: REUTERS
Young Boys x Manchester City jogaram em gramado sintético pela Champions do ano passado — Foto: REUTERS

Os gramados sintéticos são mais comuns em países com climas extremos, seja de frio ou calor. Rússia, Ucrânia, Emirados Árabes, Catar e Arábia Saudita, por exemplo, possuem mais estádios com gramados sintéticos por causa da melhor possibilidade de manutenção. 

Gramados nas principais ligas europeias
  • Premier League: grama natural ou híbrida (exceção para a disputa da FA Cup, já que gramado sintético é liberado para clubes a partir da 5ª Divisão);
  • Série A (Itália): não há restrição, mas apenas um clube das Séries A e B utiliza gramado sintético;
  • Bundesliga: grama natural ou híbrida
  • LaLiga: não há restrição, mas clubes usam grama natural ou híbrida;
  • League 1 (França): grama natural ou híbrida;
  • Argentina: não há proibição, mas todos os clubes da primeira divisão usam grama natural ou híbrida;
  • Conmebol: segue a regra da Fifa;
  • Champions League: não há restrição (final em grama natural).
O que diz a Fifa?

A Fifa estabelece três diferentes gramados que são autorizados para a prática do futebol ao redor do mundo: natural, relva natural com reforço híbrido e relva sintética/artificial.

No caso do gramado artificial ou sintético, a entidade máxima do futebol tem um programa de qualidade estabelecido para gramados de futebol, e somente produtos que estejam em conformidade com este programa devem ser considerados como grama sintética adequada.

Gramado sintético: solução ou problema? O EE acompanhou alguns testes 

Gramado sintético: solução ou problema? O EE acompanhou alguns testes 

O programa indica fabricantes licenciados com gramados sintéticos projetados para garantir que atendem aos requisitos de desempenho de jogo, segurança, durabilidade e garantia de qualidade, exigindo testes de desempenho dentro do padrão estabelecido. São três níveis de certificação:

  • Fifa Quality Pro: projetado para futebol profissional com uso típico de até 20 horas por semana;
  • Qualidade Fifa: projetada para futebol municipal, recreativo e comunitário, com uso típico de 40 a 60 horas por semana;
  • Fifa Básica: padrão básico que atende aos critérios básicos de desempenho e segurança, ao mesmo tempo em que garante acessibilidade.

Ou seja, os clubes profissionais precisam estar certificados no "Fifa Quality Pro" para terem autorização para o uso do gramado sintéticos em seus estádios. Palmeiras, Botafogo, Athletico-PR e Atlético-MG informaram que possuem a certificação e que seus gramados seguem os padrões estabelecidos pela Fifa.

Todos os jogos das Copas do Mundo de todas as categorias em 2025 (incluindo o Mundial de Clubes), 2026 e 2027 terão campo com padrão de 105x68m e grama natural

A Fifa estabelece requisitos básicos para a instalação de gramados artificiais, que estão dentro dos padrões para a obtenção dos certificados para a utilização do piso nos estádios para jogos profissionais. Veja abaixo: 

  • Camada de formação: plataforma sobre a qual o campo será construído deve ser estável, e os contornos do projeto para o campo de jogo serão refletidos nesta camada de formação;
  • Drenagem de tubos: para coletar e remover a água que se move através do perfil do campo;
  • Sub-base: agregado aprovado, permeável (não ligado) fornece uma camada de base estável para o campo de jogo, que também atuará como um meio de coleta para água de drenagem. Uma membrana geotêxtil divide a sub-base e a camada de formação;
  • Camada de nivelamento: existem duas opções básicas para a camada de nivelamento: uma ou mais camadas de macadame betuminoso poroso (Bitmac) ou asfalto, criando uma base projetada o ligada; material agregado graduado, que pode ser nivelado, para criar uma base não ligada. 
Exemplo de estrutura de gramado sintético no padrão da Fifa — Foto: Reprodução/Fifa.com
Exemplo de estrutura de gramado sintético no padrão da Fifa — Foto: Reprodução/Fifa.com 

Por fim, a Fifa recomenda a escovação regular, a remoção de detritos da superfície (folhas, excremento de pássaros, lixo etc), uma esteira de arrasto e uma rampa de rolamento de esferas, além da desinfecção para reduzir a propagação de bactérias.

A entidade também reforça a necessidade de resfriar o gramado antes das partidas por conta do aquecimento em dias com clima mais quente.

A Fifa entende que não é possível estabelecer apenas um tipo de gramado como padrão para jogos de futebol ao redor do mundo. Isso porque condições climáticas e financeiras impedem que a padronização mantenha uma equiparação entre clubes e países mais ricos e mais pobres. Por isso, a entidade oferece alternativas que considera justas para a qualidade dos gramados ao redor do mundo.

Gramado sintético no Brasil

Levando em consideração os grandes clubes brasileiros que disputam as Séries A e B do Campeonato Brasileiro, quatro estádios possuem atualmente gramado sintético: Allianz Parque, Ligga Arena, Nilton Santos e MRV Arena. 

Gramado sintético Ligga Arena, do Athletico — Foto: José Tramontin/athletico.com.br
Gramado sintético Ligga Arena, do Athletico — Foto: José Tramontin/athletico.com.br

Palmeiras, Athletico, Botafogo e Atlético-MG se posicionaram sobre as críticas ao gramado sintético. Os três primeiros clubes já utilizam o piso há mais tempo, enquanto o Galo está em fase final da troca depois de não ter conseguido manter um bom padrão com a grama natural desde a inauguração da sua arena.

O Corinthians, elogiado por ter um dos melhores gramados do Brasil, utiliza a grama mista: 96% de grama natural com 4% sintético - as fibras sintéticas não têm função estética, elas servem apenas para a raiz da grama agarrara fibra, dando mais estabilidade ao gramado, tendo função no solo e não na superfície. 

Gramado da Neo Química Arena passou por reforma em 2022; clube deve trocar totalmente o gramado neste ano  — Foto: Divulgação World Sports
Gramado da Neo Química Arena passou por reforma em 2022; clube deve trocar totalmente o gramado neste ano — Foto: Divulgação World Sports 

---++-====-------------------------------------------------   ----------------------=======;;==========----------------------------------------------------------------------  -----------====-++---

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2025

Veja ranking dos passaportes mais poderosos do mundo em 2025; Brasil se mantém no top 20

<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>


Países europeus e asiáticos se destacaram nas primeiras posições. Lista leva em conta quantos destinos é possível visitar com o documento sem a necessidade de visto.
<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por Redação g1

Postado em 19 de Fevereiro de 2025 às 05h00m

#.* Post. - Nº.\  11.516*.#

Passaporte brasileiro — Foto: Polícia Federal
Passaporte brasileiro — Foto: Polícia Federal

O passaporte brasileiro se manteve entre os 20 mais poderosos de 2025, apesar de perder força em relação ao último ano, segundo o ranking da consultoria norte-americana Henley & Partners atualizado no início de fevereiro.

A força dos 199 passaportes que compõem a lista é medida com base no número de destinos aos quais eles permitem o acesso sem a necessidade de visto. No total, 227 destinos foram analisados.

Tanto em 2025 quanto no ano anterior, o passaporte brasileiro ocupou a 17ª posição. A diferença é que, antes, ele dava acesso a 171 locais e, agora, dá a 169.

Questionada pelo g1, a consultoria explicou que a mudança se deve a uma alteração no sistema de acesso à Burkina Faso e à Mauritânia, que passaram a exigir um visto eletrônico, deixando de fazer parte dos destinos que não precisam de visto.

Segundo a empresa, a mudança não afetou somente o Brasil, mas diversos outros países.

Além do Brasil, os passaportes da Argentina, de Hong Kong e de Israel também ocupam a 17ª posição, permitindo acesso livre ao mesmo número de destinos (169).

Os países asiáticos e europeus se destacaram nas primeiras posições. Em primeiro lugar, veio o documento da Singapura, com acesso a 193 destinos sem visto. Na segunda posição, estão os passaportes da Coreia do Sul e do Japão, com possibilidade de entrada livre em 190 destinos.

O passaporte mais fraco do mundo, pelo sétimo ano consecutivo, é o afegão, que dá acesso a apenas 25 destinos sem visto.

O ranking é feito com base em dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), e o monitoramento é realizado pela consultoria desde 2006.

Veja os passaportes mais e menos poderosos de 2025.

Os 20 passaportes mais poderosos do mundo:

  • 1. Singapura (193 destinos)
  • 2. Japão e Coreia do Sul (190 destinos)
  • 3. Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Itália e Espanha (189 destinos)
  • 4. Áustria, Bélgica, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Portugal, Suécia (188 destinos)
  • 5. Grécia, Nova Zelândia e Suíça (187 destinos)
  • 6. Austrália, Reino Unido (186 destinos)
  • 7. Canadá, Chechênia, Hungria, Malta e Polônia (185 destinos)
  • 8. Estônia e Emirados Árabes Unidos (184 destinos)
  • 9. Croácia, Letônia, Eslováquia, Eslovênia e EUA (183 destinos)
  • 10. Islândia e Lituânia (182 destinos)
  • 11. Liechtenstein e Malásia (181 destinos)
  • 12. Chipre e Romênia (178 destinos)
  • 13. Bulgária e Mônaco (177 destinos)
  • 14. Chile (175 destinos)
  • 15. Andorra (171 destinos)
  • 16. San Marino (170 destinos)
  • 17. Argentina, Brasil, Hong Kong e Israel (169 destinos)
  • 18. Brunei (164 destinos)
  • 19. Barbados (163 destinos)
  • 20. Bahamas (159 destinos)

Os 10 últimos colocados:

  • 89. República Democrática do Congo e Líbano (44 destinos)
  • 90. Sudão do Sul (43 destinos)
  • 91. Irã, Sri Lanka e Sudão (42 destinos)
  • 92. Eritreia e Coreia do Norte (40 destinos)
  • 93. Bangladesh, Palestina e Líbia (39 destinos)
  • 94. Nepal (38 destinos)
  • 95. Somália (33 destinos)
  • 96. Paquistão e Iêmen (32 destinos)
  • 97. Iraque (30 destinos)
  • 98. Síria (27 destinos)
  • 99. Afeganistão (25 destinos)
Veja mais:
O pequeno país do Caribe que sobrevive da 'venda' de seu passaporte
Brasil tem duas praias eleitas entre as 25 melhores do mundo para viajar em 2025, segundo Tripadvisor

Veja como tirar o passaporte

Brasileiros vão precisar pagar por nova autorização de viagem para entrar no Reino Unido

---++-====-------------------------------------------------   ----------------------=======;;==========----------------------------------------------------------------------  -----------====-++---