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sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Produção de veículos no Brasil sobe 17,9% em julho

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Entre janeiro e julho, o avanço foi de 22,4%, com um total de 1,48 milhão de carros, comerciais leves (picapes e furgões), caminhões e ônibus.

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Por G1



Produção de veículos no Brasil (Foto: REUTERS/Nigel Roddis)Produção de veículos no Brasil (Foto: REUTERS/Nigel Roddis)

A produção de veículos no Brasil subiu 17,9% em julho, na comparação com o mesmo período do ano passado, afirmou nesta sexta-feira (4) a associação das montadoras (Anfavea).

Entre janeiro e julho, o avanço foi de 22,4%, com um total de 1,48 milhão de carros, comerciais leves (picapes e furgões), caminhões e ônibus.
Deste total, cerca de um terço não ficou no Brasil, já que as vendas subiram apenas 1,9% em julho, e 3,38% no ano.
A retomada das linhas de montagem foi impulsionada pelo crescimento das exportações.
 (Foto: Arte/G1)(Foto: Arte/G1)

Exportações em alta
Os envios de veículos e máquinas agrícolas montadas para fora do país registraram alta de 42,5% em julho, com 65,7 mil unidades.
Nos primeiros 7 meses do ano, o salto é de 55,3%, com 439,6 mil unidades ante 283,1 mil no mesmo período de 2016.

Em valores, as exportações somaram US$ 1,38 bilhão - uma alta de 46,8% ante julho de 2016. No acumulado até julho, a soma foi de US$ 8,79 bilhões.

Empregos
O total de empregados pelas fabricantes cresceu 0,2% de junho para julho, para 125,2 mil funcionários. No entanto, em relação ao ano passado, o nível de emprego no setor ainda é 1,3% menor.

Expectativas
Em julho, a Anfavea revisou para cima algumas projeções para 2017. A estimativa de produção é de 2,61 milhões de unidades, o que indica uma alta 21,5% em relação a 2016.
A previsão para as exportações é de crescimento de 35,6%. A entidade prevê exportar 705 mil veículos e máquinas agrícolas no ano.

Só a estimativa de vendas no Brasil ficou inalterada em 2,067 milhão, com alta de 4% sobre 2016.
Veja 10 carros e 10 motos mais vendidos de julho de 2017 (Foto:  G1)Veja 10 carros e 10 motos mais vendidos de julho de 2017 (Foto: G1) 

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A imensa e crescente zona morta do Golfo do México, onde a vida marinha não sobrevive

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Cientistas alertam para as consequências desta expansão, que afeta espécies, ecossistemas marinhos e a economia local.

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Por BBC

Golfo do México é cercado pelas costas de Cuba, Estados Unidos e México. A 'zona morta' fica na foz do rio Mississipi, perto de Nova Orleans (Foto: Lumcon)Golfo do México é cercado pelas costas de Cuba, Estados Unidos e México. A 'zona morta' fica na foz do rio Mississipi, perto de Nova Orleans (Foto: Lumcon)

Nestas regiões, o nível de oxigênio na água é tão baixo que a vida marinha torna-se inviável.
São as chamadas "zonas mortas", onde as espécies só têm duas alternativas: a migração ou a morte.

A "zona morta" do Golfo do México atingiu neste ano seu maior tamanho na história, conforme informou nesta semana a Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês). É a segunda maior do mundo, ficando atrás apenas da zona morta do Mar Báltico.

Ela está localizada na foz do Rio Mississippi, que atravessa 10 Estados dos EUA antes de chegar ao Golfo do México, perto de Nova Orleans, no sudeste do país.
Cientistas usam sensor especial para coletar água no Golfo do México e medir os níveis de oxigênio (Foto: NOAA)Cientistas usam sensor especial para coletar água no Golfo do México e medir os níveis de oxigênio (Foto: NOAA)

De acordo com os cientistas, a zona morta está com nada menos do que 22.729 km², quase a área total de El Salvador e 15 vezes o tamanho da Cidade do México.

Trata-se da maior extensão alcançada por esta região desde que começou a ser monitorada em 1985.

O que aconteceu?
Robert Magnien, diretor do Centro de Pesquisas de Patrimônio de Oceanos Costeiros da NOAA, explicou à BBC que o crescimento sem precedentes da zona morta do Golfo do México está relacionado principalmente a atividades humanas.

Segundo o especialista, resíduos gerados pela população, o aumento da agricultura na região e o uso de fertilizantes e outros produtos químicos influenciaram a expansão da área, onde a vida marinha é impraticável.
As 'zonas mortas', áreas com baixo nível de oxigênio, estão localizadas fundamentalmente nas costas (Foto: Water Resources Institute)As 'zonas mortas', áreas com baixo nível de oxigênio, estão localizadas fundamentalmente nas costas (Foto: Water Resources Institute)

O tamanho alcançado pela zona morta mostra que a contaminação causada por fertilizantes, principalmente em decorrência das atividades agrícolas, afetam cada vez mais os recursos costeiros e habitats de espécies no golfo.

Os nutrientes de fertilizantes são levados pela correnteza do rio Mississipi e estimulam o crescimento de algas e plâncton, que ao se decompor consomem oxigênio, vital para a existência de vida marinha na região.
Além disso, a decomposição destes organismos aumenta os níveis de nitrogênio e fósforo na água.

De acordo com Magnien, "várias espécies e ecossistemas ambientais são afetados pela expansão da zona morta", uma vez que a falta de oxigênio provoca a perda do habitat dos peixes, obrigando que eles se mudem para outras áreas para sobreviver.

Outro efeito é a redução da capacidade de reprodução e a diminuição do tamanho médio das espécies.

Há áreas do Golfo do México que foram atingidas ainda por vazamento de petróleo.

Consequências
Além das consequências ambientais, o crescimento da zona morta tem impactos econômicos que afetam a população que vive na região do golfo.

A diminuição do tamanho e da quantidade de camarão, cuja pesca é uma das principais atividades na área, é um dos efeitos.
Um estudo recente encomendado pelo NOAA à Universidade de Duke, nos Estados Unidos, mostra que a expansão da zona morta provocou o aumento do preço do camarão-marrom devido à sua escassez, afetando não só a economia local, mas o mercado de frutos do mar.

Steven Thur, diretor da NOAA, explica que as medições desta região são importantes para antecipar tendências e evitar possíveis impactos negativos.

"Essas medições permitem traçar as melhores estratégias para reduzir os impactos sobre a sustentabilidade, a produtividade dos nossos recursos costeiros e a economia", afirma.

Recorde
Até agora, a maior expansão da "zona morta" do Golfo do México havia sido registrada em 2002, quando atingiu 22 mil km².
Nos últimos cinco anos, o tamanho médio da região girou em torno de 15 mil km².

Um grupo de trabalho ligado à Agência de Proteção Ambiental dos EUA tem o objetivo de fazer com que a "zona morta" cubra menos de 5 mil km² de área marinha.

Entre as atividades promovidas pelo governo americano para reduzir o tamanho da região, está a negociação com agricultores do Golfo do México para que o impacto do uso de fertilizantes na bacia do Mississippi seja menor, fazendo com que menos nutrientes desemboquem na foz do rio.

Estima-se que haja mais de 350 zonas mortas no mundo - número que aumenta a cada ano.

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quinta-feira, 3 de agosto de 2017

NASA vai perseguir o eclipse solar deste mês com telescópios montados em jatos

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© Reprodução

Visto do chão, o eclipse solar total vai acontecer em 21 de agosto, quando a Lua bloqueia completamente sua visão do Sol, será visível por até 160 segundos de qualquer localidade na América do Norte (o eclipse parcial poderá ser visto em locais da África, Europa e ao norte da América do Sul, incluindo trechos do Brasil, segundo a BBC). Será um vislumbre passageiro de um fenômeno raro, e é por isso que a NASA planeja perseguir a sombra da Lua usando um par de jatos.

Por que ainda não sabemos quanto dura um dia em Saturno
A NASA publicou centenas de filmes raros de aeronaves no YouTube


Os aviões que a NASA vai utilizar são versões modificadas do WB-57F, que subiu aos céus pela primeira vez em 1953, como um bombardeiro e aeronave de reconhecimento. 


Entretanto, ambos os aviões foram altamente melhorados com aviônica moderna, assim como com um par de telescópios na ogiva de cada um, capazes de capturar fotos, vídeos e imagens térmicas do eclipse e do planeta Mercúrio, que estará mais visível enquanto o céu acima dos aviões estiver consideravelmente mais escuro.

Reprodutor de vídeo de: YouTube (Política de Privacidade)


O eclipse solar total oferece uma rara oportunidade para a NASA estudar a atmosfera do Sol, particularmente sua coroa fraca, que, de alguma forma, aqueceu até milhões de graus, enquanto a superfície de fato da estrela está em apenas alguns milhares. 

O eclipse pode não revelar instantaneamente o que causa essa estranha diferença de temperaturas, mas as imagens e as fotos capturadas darão à NASA uma chance de entender melhor o que está acontecendo lá.

Mesmo com uma velocidade máxima de 965 quilômetros por hora, os jatos WB-57F não vão passar horas se banhando na sombra da Lua.


Dependendo de onde a pessoa estiver (e graças à curvatura da Terra), a sombra da Lua vai passar pela superfície do nosso planeta em velocidades de mais de 3.862 quilômetros por hora. 

Portanto, a NASA calculou que cada um de seus jatos, que vai decolar do Centro Espacial Johnson, em Houston, vai passar aproximadamente três minutos e meio capturando fotos e filmagens antes que a sombra as deixe comendo poeira.
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