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domingo, 12 de fevereiro de 2017

Com 183 metros, prédio erguido em Goiânia será o 2º mais alto do Brasil

No empreendimento, de 50 andares, funcionarão hospital, hotéis e shopping. 
Orçada em R$ 350 milhões, obra deve terminar no próximo mês de outubro.

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Sílvio Túlio-Do G1 GO
12/02/2017 07h15 - Atualizado em 12/02/2017 08h12
Postado em 12 de fevereiro de 2017 às 13h00m
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Com 183 metros, prédio erguido em Goiânia será o 2º mais alto do Brasil em Goiás (Foto: Sílvio Túlio/G1)
Com 183 metros, prédio erguido em Goiânia será o 2º mais alto do Brasil (Foto: Sílvio Túlio/G1)

Com foco nos serviços médicos, um grupo de quatro incorporadoras prevê finalizar até o próximo mês de outubro o prédio que será o segundo mais alto do Brasil. Do subsolo até a ponta do pináculo - uma espécie de antena que fica no topo do imóvel -, o Órion Business e Health Complex terá 183,43 metros distribuídos entre 50 andares. Um hospital funcionará na unidade, que também contará com consultórios, hotéis e shopping.

Gestor técnico e financeiro da obra, o engenheiro Frank Guimarães de Campos ressalta que, por alguns dias, o empreendimento - que também será o maior de Goiás - liderará o ranking dos mais altos. Isso porque ele será entregue antes de um imóvel localizado em Santa Catarina, que terá 240 metros, e tomará o primeiro lugar no quesito.
Com 183 metros, prédio erguido em Goiânia será o 2º mais alto do Brasil em Goiás (Foto: Sílvio Túlio/G1)
Prédio terá 50 andares e medirá mais de 180
metros (Foto: Sílvio Túlio/G1)

Campos, no entanto, diz que a questão não o deslumbra e que quer o imóvel é reconhecido por outras qualidades. "O grande negócio é fazer uma medicina de alta qualidade, servir bem esta área. A ideia principal é essa. O resto é consequência", afirmou ao G1.

A fundação começou a ser feita em março de 2014. Atualmente, 550 homens trabalham no local e a previsão é que esse número aumente para 700 nos dias mais próximos da conclusão. O valor total da obra é estimado em R$ 350 milhões.

Estrutura
No total, o Órion terá uma área construída de 124,7 mil m², localizada na convergência entre as Avenidas Portugal e Mutirão, no Setor Marista, um dos mais nobres da capital goiana. São três pavimentos térreos e mais 47 andares. No último deles, haverá um restaurante aberto ao público com visão de 360º.


O fornecimento de energia elétrica ocorrerá através de uma linha de distribuição exclusiva, vinda direto de uma subestação. O sistema de captação de esgoto também foi ampliado na região.

Haverá 1,4 mil vagas de garagem, sendo possível adentrar 100 veículos simultaneamente no local. Os acessos serão somente pelas Avenidas T-51 e Portugal, justamente para não competir com o trânsito da Mutirão, a via mais movimentada. Recuos na calçada com pistas de desaceleração para não tumultuar o tráfego também serão construídos.

Dois hotéis, sendo um cinco estrelas, funcionarão no prédio, oferecendo 260 quartos. Um shopping com 62 duas lojas e mais espaços de entretenimento, alimentação e lazer também será um atrativo.

Hospital
No entanto, a maior parte do Órion será destinada para atividades médicas. Um hospital privado, que segundo os responsáveis, será o maior de Goiás, vai funcionar em seis andares. Segundo o engenheiro, tudo será de primeira linha, inclusive o padrão de atendimento.

Com 183 metros, prédio erguido em Goiânia será o 2º mais alto do Brasil em Goiás (Foto: Sílvio Túlio/G1)Atualmente, 550 homens trabalham na obra; número pode chegar a 700 (Foto: Sílvio Túlio/G1)

"O hospital de ponta é o coração do empreendimento. Queremos chegar ao melhor nível possível e, por isso, toda a implantação é acompanhada por uma equipe do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, a maior referência do país na área. Teremos aqui o que há de mais moderno na medicina em relação a equipamentos, logística e treinamento do corpo clínico", destaca.

Com previsão para começar a operar em maio de 2018, o hospital terá 200 leitos normais e outros 40 de UTI humanizadas. Compõem ainda o complexo 12 centros cirúrgicos de alto padrão, centro de imagens e uma área para oncologia e radioterapia.

Os outros andares possuem 673 salas, das quais, 95% já foram comercializadas. Do total, mais de três quartos foram adquiridos por médicos com o intuito de montar consultórios. Os escritórios podem ainda servir para outras funcionalidades, como departamentos jurídicos e empresariais.
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sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

S&P mantém Brasil abaixo do grau de investimento e reafirma perspectiva negativa

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Agência cita incertezas políticas e fraqueza da economia para a manutenção do rating.

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A agência de classificação de risco Standard and Poor's (S&P) anunciou nesta sexta-feira (10) que decidiu manter a nota de crédito soberano do Brasil em "BB" - dois degraus abaixo do grau de investimento, espécie de selo de país bom pagador da sua dívida. 

Ao mesmo tempo, a S&P reafirmou a perspectiva negativa para o rating do país.
Já a nota da Petrobras foi elevada de "B+" para "BB-", um nível abaixo da nota do Brasil, com perspectiva estável.

"Os consideráveis desafios fiscais e econômicos no Brasil implicam na necessidade de um comprometimento mais firme nas políticas", disse a agência em nota. 

"Apesar do progresso do ajuste fiscal no médio prazo sob o governo Temer, a continuidade de incertezas políticas, maiores pressões fiscais dos governos locais e a fraqueza da economia implicam em um ajuste mais lento e prolongado", acrescentou.

Em nota, o Ministério da Fazenda se manifestou após a decisão: "A manutenção faz parte de um processo normal para um rating soberano nesta fase do ajuste da economia brasileira. Com a aprovação da reforma da Previdência, trabalhista, da Agenda Microeconômica e com a recuperação da economia em 2017 este quadro vai mudar."

A S&P foi primeira a tirar o selo de bom pagador do Brasil, em setembro de 2015, ação que foi seguida pelas outras duas grandes agências internacionais: Fitch e Moody´s. Em sua última revisão, feita em fevereiro de 2016, a Standard and Poor's rebaixou novamente a nota do Brasil, apontando perspectiva negativa.
 Classificações das agências de risco (Foto: )
Classificações das agências de risco (Foto: )

Segundo a agência, a perspectiva negativa foi mantida devido aos riscos de que a estratégia do governo para estabilizar a economia e sua posição fiscal pode ser diluída após três anos de recessão e desdobramentos das investigações envolvendo corrupção.

A expectativa é um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) baixo nos próximos anos, em torno de 2,5%, segundo a S&P. A agência espera ainda um déficit fiscal médio de 7% entre 2017 e 2019, enquanto a dívida pública líquida deve elevar-se de 52% do PIB em 2016 para 67% do PIB até 2019.

Em janeiro passado o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse em entrevista à Bloomberg, em Davos, que o Brasil está no caminho para reconquistar o grau de investimento. Espero que seja antes de 2018, disse à agência de notícias.

Perda do grau de investimento

O Brasil conquistou o grau de investimento pelas agências internacionais Fitch Ratings e Standard & Poor’s pela primeira vez em 2008. Em 2009, conseguiu a classificação pela Moody’s.

Atualmente, a nota do Brasil está na mesma posição nas escalas das 3 agências: dois degraus abaixo do grau de investimento.
Segundo analistas de mercado, historicamente, países costumam levar cerca de 5 a 10 anos para recuperar o selo de país bom pagador. 

Entenda o que é grau de investimento
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'Boom' dos carros de luxo no Brasil chega ao fim com queda de 28% em 2016

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Depois de 3 anos seguidos vendo de longe o declínio no mercado geral de automóveis, modelos mais caros não escaparam da crise em 2016. 

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Postado em 10 de fevereiro de 2017 às 10h15m
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Venda de carros premium no Brasil (Foto: Arte/G1)
Venda de carros premium no Brasil (Foto: Arte/G1)

O Brasil emplacou 48.141 carros de luxo, aqueles acima de R$ 100 mil, considerando as 8 principais desse segmento no país. Esse volume é 28% menor do que o de 2015, quando 68,8 mil unidades foram vendidas, segundo levantamento do G1 com base em dados da associação das fabricantes (Anfavea) e das importadoras (Abeifa).

É a primeira queda desde 2012. A partir de 2013, quando o mercado de carros em geral começou a encolher, esse nicho descolou dos modelos populares e só crescia. O avanço foi impulsionado por novos produtos de "entrada", estratégia agressiva de preços, expansão da rede e construção de fábricas no Brasil.

Isso até o ano passado. Logo no início de 2016, as principais marcas consideradas premium elevaram os preços de seus veículos em até R$ 58 mil, com a pressão do dólar mais alto. Em dezembro de 2015, a moeda americana chegou a R$ 3,94, com a maior alta anual em quase 13 anos.

Ao longo do ano, o dólar foi caindo e chegou a R$ 3,24 em dezembro último, mas isso não foi suficiente para reverter a trajetória de baixa do segmento de luxo, que também sente os efeitos da crise econômica e da produção local ainda em fase inicial, após grandes investimentos, segundo analistas.

A consequência foi uma queda nas vendas ainda maior do que a registrada pelo mercado em geral, incluindo caminhões e ônibus. As vendas de veículos no Brasil encolheram 20,1% em 2016, no 4º ano seguido de queda.

De volta ao nível de emplacamentos de 2013, o mercado de carros de luxo representou 2,42% do total de carros de passeio novos vendidos. Em 2015, a fatia era um pouco maior, de 3%.
Marca lançou em 2015 o primeiro monovolume com sete lugares. Fotografia: REUTERS/Fabrizio Bensch/Files

Resultado de imagem para BMW volta à liderança
BMW volta à liderança
Com os impactos negativos, o "reinado" dos carros de luxo voltou para a BMW, que era a tradicional líder do segmento até 2015, quando a Audi surpreendeu e tomou a "coroa", com diferença de algumas unidades para a Mercedes-Benz, que ficou em segundo. Naquele ano, as duas marcas registraram um crescimento fora da curva, de mais de 40%.

Na época, a BMW não entrou muito na briga de preços com a Audi, que chegou a anunciar o A3 Sedan por R$ 97.990.

Com isso, a marca bávara cresceu menos, mas também caiu menos que as rivais no ano seguinte. Em 2016, a BMW vendeu 25% menos carros que no ano anterior, enquanto a Audi encolheu 33% e a Mercedes-Benz, 35%.

Como as vendas no Brasil não somam grandes números, o desempenho negativo não afetou tanto o resultado global, que foi de novo recorde  histórico para as 3 marcas. Em comparação com 2015, as vendas globais da Mercedes-Benz subiram 11,9%; as da BMW cresceram 5,2%; e as da Audi avançaram 3,8%.

Tirando as 3 grandes alemãs, as demais marcas "premium" tiveram números contrastantes no Brasil. A inglesa Land Rover, que já foi segunda colocada, em 2013, teve seu terceiro ano seguido de queda.

O tombo foi de 24% no ano marcado pela inaguração da fábrica em Itatiaia (RJ), que produz os modelos Range Rover Evoque e Discovery Sport.

A sueca Volvo, controlada por chineses, registrou pequena variação negativa de 9%, enquanto a Mini, que faz parte do Grupo BMW, perdeu  27% dos emplacamentos com relação a 2015.

Por outro lado, duas marcas puderam comemorar os resultados do ano passado: Porsche e Jaguar.

Em seu primeiro ano cheio como subsidiária brasileira -até meados de 2015 as vendas eram feitas por importadora oficial- a Porsche abriu 3 novas concessionárias e renovou boa parte da gama. Lançou o novo 911, o 718 Boxster e o 718 Cayman. E os "queridinhos" Macan e Cayenne lideraram as vendas da marca e impulsionaram uma alta de 36%, embora o volume total seja de apenas 997 unidades.

Já a Jaguar surfou na onda do XE, seu sedã compacto que corresponde a quase 60% das 796 unidades emplacadas em 2016, com alta de cerca de 35% em relação ao ano anterior. 
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