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quarta-feira, 3 de abril de 2013

Primeira ligação feita por celular completa 40 anos


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03/04/2013-13h23
Atualizado e postado às 16h35
DE SÃO PAULO


A primeira ligação feita de um telefone celular completa 40 anos nesta quarta-feira. O aparelho usado em 1973, chamado DynaTAC, foi criado por Martin Cooper, então funcionário da Motorola.

Cooper saiu com o objeto, que então pesava 1,1 quilo, pelas ruas de Nova York. Em seu primeiro teste, ele ligou para a Bell Labs, uma divisão da operadora AT&T na época.
Segundo conta o engenheiro, o visual do protótipo foi escolhido em um concurso interno entre cinco designers industriais da Motorola. "Escolhi o mais simples, e esse design básico durou por quase 15 anos", relata ele no site que leva seu nome.

Da primeira ligação até a criação do aparelho DynaTAC 8000X, o primeiro celular colocado à venda ao consumidor, foram dez anos de pesquisas, supervisionadas por Cooper.
Sandy Huffaker/The New York Times
Martin Cooper em seu escritório, na Califórnia
Martin Cooper em seu escritório, na Califórnia, em 2009
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EUA lançam passeio em maria-fumaça movida a óleo de fritura


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Máquina de 1923 fará passeios perto do Grand Canyon.
Óleo usado para fritar batatas e frango é alternativa ‘ecológica’.

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03/04/2013 07h00 - Atualizado em 03/04/2013 07h00
Do G1, em São Paulo
Um trem movido por uma maria-fumaça cujo combustível é óleo alimentício usado vai percorrer um trajeto de cerca de 100 km entre Williams, no Arizona, e a borda sul do Grand Canyon, informou a empresa que opera a ferrovia local.

De acordo com a companhia Grand Canyon Railway, a locomotiva 4960, uma máquina a vapor construída em 1923, parou de circular em 2008 para evitar a emissão de poluentes. Então veio a ideia de usar um combustível renovável, e eis que se chegou à solução de aproveitar óleo alimentício já usado em frituras de alimentos como batatas fritas e frango.

A água da caldeira da velha 4960 também tem origem “ecológica”: é recolhida da chuva ou da neve que cobre a região no inverno. Os passeios com a maria fumaça não poluente vão acontecer no primeiro sábado de cada mês, a partir de maio. A temporada vai até setembro.
Locomotiva vai aproveitar óleo usado para fritar batatas e asas de frango (Foto: Spbear/Creative Commons)Locomotiva vai aproveitar óleo usado para fritar batatas e asas de frango (Foto: Spbear/Creative Commons)
O Grand Canyon é um dos símbolos naturais dos Estados Unidos. (Foto: Jorge Pontual, Globo News)
O Grand Canyon é um dos símbolos naturais dos Estados Unidos. (Foto: Jorge Pontual/Globo News)

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terça-feira, 2 de abril de 2013

Mercedes 1951 'celebridade' passa por restauração de 30 anos


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Exemplar da versão 170 S Cabriolet B é considerado raríssimo no Brasil. 
Interior simples esbanja conforto e requinte para carros da época.

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02/04/2013 08h20 - Atualizado em 02/04/2013 08h51
Postado às 15h50
Rodrigo Mora Do G1, em São Paulo
Quando viu pela primeira vez um Mercedes-Benz conversível desfilar perto de sua casa, o músico e ator Malcolm Forest prometeu a si mesmo que teria um igual. O carro passeava pela Zona Norte de São Paulo e, no final da década de 70, um modelo desses no país era ainda mais raro do que hoje. 

Imediatamente, Forest publicou anúncios em diversos jornais, buscando quem tivesse interesse em vender um exemplar igual ao que ele admirou. Levou três anos para que, enfim, um 170S Cabriolet B estivesse em sua garagem.

Segundo o proprietário, esse é um dos raríssimos exemplares que foram importados para o Brasil. A intuição do colecionador é compartilhada pela própria marca: ainda que não haja um controle rígido sobre quantas unidades existem no país, a Mercedes acredita que rodem por aqui apenas quatro 170 S Cabriolet B. Do modelo cupê, outras sete.

Celebridade
Conhecido no meio artístico e também por ser proprietário de um raro Mercedes, Forest foi convidado a participar da primeira versão da novela "Ti ti ti", em 1985 (veja vídeo ao lado). Mas não como o galã da atração: quem “atuou” no episódio de abertura foi o carro, que serviu para simbolizar a riqueza de uma das protagonistas da novela.


Meses depois, Forest decidiu restaurar seu 170 S, que agora, aos 62 anos de vida, está em perfeitas condições, como se tivesse saído hoje da concessionária. No entanto, não foi uma restauração simples. Ela contou com a ajuda de Félix Febber, funcionário número 3 da Mercedes-Benz do Brasil. Foi ele quem testou alguns motores para o carro, até achar aquele que servia exatamente no modelo. Todo o processo, segundo Forest, foi feito na própria fábrica ou seja, com um acervo infindável de peças.

A x B
Mas por que Benz 170 S Cabriolet B? O “B” no final do nome caracteriza as versões cabriolet com bancos traseiros (e portanto capaz de levar mais dois ocupantes). Isso porque, inicialmente, o 170 S foi concebido apenas com os bancos dianteiros.


A Mercedes lançou o 170 S em 1949, enquanto o 170 S B surgiu em 1951. O sufixo S, pela primeira vez empregado num carro da Mercedes, caracterizava a opção superior da marca em termos de conforto e luxo. A linha durou de 1949 a 1955.

A aventura de buscar o modelo desejado e a paixão por carros clássicos levou o artista a lançar a revista "Autos Antigos", que reunia classificados de vendas de automóveis, peças, restauradoras e alguns artigos sobre o tema. O termo “antigomobilismo”, inclusive, estreou na publicação, segundo Forest. “O antigomobilismo faz as pessoas sorrirem, abre a comunicação”, costuma dizer.

Atualmente, Forest está empenhado em elevar o status do antigomobilismo. Entre os seus projetos, estão publicar livros sobre o tema, expor seus modelos internacionalmente e criar um novo museu. Mas há uma meta antiga que não sai da cabeça do colecionador: “ainda procuro pela história do carro antes de 1982, quando o comprei”.
Mercedes-Benz 170 S Cabriolet B (Foto: Raul Zito/G1)Mercedes-Benz 170 S Cabriolet B (Foto: Raul Zito/G1)
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