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terça-feira, 12 de julho de 2011

Conheça 10 curiosidades sobre os ônibus espaciais da Nasa

 

CIÊNCIA & SAÚDE


Atlantis faz última missão da frota até o dia 20.
Distância percorrida pelo Discovery equivale à da Terra ao Sol.



Do G1, em São Paulo
 

Header matérias Atlantis (Foto: arte / G1)


||!:$=$:!|| Desde a última sexta-feira (8) e pelo menos até o dia 20 de julho, o ônibus espacial Atlantis faz a última missão da frota de espaçonaves da Nasa. Ao retornar à Terra, a nave será colocada no museu do Centro Espacial Kennedy, onde poderá ser visitada por turistas.

Confira agora algumas curiosidades sobre a frota:
curiosidades ônibus espacial (Foto: Arte/G1)

O Atlantis

O quarto ônibus espacial da Nasa está em operação há 26 anos e é responsável por alguns dos grandes marcos do programa americano: ele lançou o telescópio espacial de raios gama Compton e as sondas Magellan para Vênus e Galileo para Júpiter.

Insígnia da missão com a letra grega ômega simboliza o fim do programa do ônibus espacial


Insígnia da missão com a letra grega ômega simboliza o fim do programa do ônibus espacial (Foto: Nasa/Divulgação)
Insígnia da missão com a letra grega ômega
simboliza o fim do programa do ônibus espacial
(Foto: Nasa/Divulgação)
 
A nave também foi a primeira americana a acoplar com a estação espacial russa Mir, para onde fez sete voos consecutivos, entre 1995 e 1997.

Em 2009, o Atlantis fez a última missão de reparos prevista para o telescópio espacial Hubble, que permitiu que o observatório orbital, que estava definhando na época, pudesse ter sua expectativa de vida estendida para até 2014.

No voo seguinte, ele bateu o recorde do Discovery de menor número de problemas técnicos em uma missão: 54. Em 2010, bateu seu próprio recorde e baixou o número para 46.

A missão de 2010 estava prevista para ser a aposentadoria oficial do ônibus espacial. A atual era apenas uma missão de stand-by que seria usada para caso de necessidade de resgate do Endeavour, que, na época, estava previsto para fazer a missão final da frota. Com a decisão de tornar o voo de resgate em uma missão oficial, a nave foi recolocada em serviço.

Após a aposentadoria, o Atlantis será a único que continuará na Flórida, em exibição no complexo de visitantes do Centro Espacial Kennedy. O Discovery será enviado ao Museu Smithsonian na capital americana, Washington DC, no lugar do protótipo Enterprise, que nunca foi ao espaço e será transferido para Nova York. O Endeavour irá ao Centro de Ciência da Califórnia, em Los Angeles.

Primeiras impressões: MG550 e MG6

AUTOMOBILISMO & MERCADO



Montadora britânica, comprada por chineses em 2005, estreia no Brasil.
Sedã e cupê têm motor 1.8 16V turbo de 170 cv; falta agilidade ao câmbio.


 


Marcelo Monegato Do G1, em Cotia

 

#<.>::# Após quase 90 anos de história, chega oficialmente ao Brasil a marca de origem britânica MG (Morris Garages). Sob comando de chineses desde 2005, ela desembarca com os modelos MG550, sedã com preço de R$ 94.789, e com MG6, cupê de quatro portas que custa R$ 99.789. A pré-venda de ambos já começou no showroom da marca, em São Paulo. As primeiras unidades, no entanto, serão entregues apenas em agosto.

mg 550 (Foto: Divulgação)MG550 é equipado com motor 1.8 16V turbo de 170 cv e torque de 22 mkgf (Foto: Divulgação)
 
Em rápida avaliação feita pelo G1 dos dois modelos, no Kartódromo da Granja Viana, na Grande São Paulo, nesta terça-feira (12), fica claro que eles chegam como apostas e que enfrentarão o mesmo problema que veículos com um "pé" na China enfrentam por aqui: o preconceito.

Enquanto o 550 tentará brigar por espaço com o Volkswagen Jetta, o Ford Fusion e o Honda Accord, o cupê de quatro portas chega para atuar ligeiramente ‘isolado’ no mercado brasileiro.

MG550

O sedã MG550 tem linhas limpas, discretas e pouco arrojadas. “Apesar de ser produzido na China, as operações da MG relacionadas a design e desenvolvimento técnico continuam na Inglaterra”, afirma Marcio Munaro Milani, diretor de marketing da marca no Brasil.

Na dianteira, destacam-se o conjunto óptico de dupla parábola, grade frontal com desenho diferenciado e o símbolo da MG – um octógono – na ponta do capô. A lateral apresenta um pequeno friso cromado no rodapé das portas e um vinco marcante que passa sobre as maçanetas. A traseira é sóbria e tem faróis pequenos que invadem a lateral e a tampa do porta-malas.

concorrentes mg 550 (Foto: Arte / G1)


Internamente, o acabamento é bom – ideal para um automóvel de quase R$ 95 mil. Os bancos e o painel das portas são revestidos com couro de boa qualidade e têm costuras discretas. As peças plásticas (algumas em black piano), emborrachadas e de aço escovado, não apresentam folgas. Todas são agradáveis ao toque. Destacam-se o comprido painel de instrumentos e os leitores. Enquanto o conta-giros é analógico, o velocímetro é digital.

A ergonomia é muito boa. Os bancos dianteiros têm ajustes elétricos (longitudinal, altura e do encosto) e a coluna de direção possui regulagens de altura e profundidade. É fácil "vestir" o MG550. Os comandos do veículo também têm fácil acesso. Apenas o volante – multifuncional – poderia ter uma melhor empunhadura.

mg 550 (Foto: Divulgação)Design do sedã MG550 é harmônico e pouco arrojado (Foto: Divulgação)

Performance

Acelerando, o MG550 não chega a empolgar – principalmente em uma pista de kart, onde engatar terceira marcha é um ‘acontecimento’.

Com 170 cavalos de potência a 5.500 rpm, o motor 1.8 16V turbo (gasolina) tem como ponto alto o torque de 22 mkgf disponível a partir de 2.500 rpm. No entanto, o aproveitamento desta força poderia ser melhor se a transmissão automática de cinco velocidades (com opção de trocas manuais pela alavanca ou pelas aletas – borboletas – atrás do volante) tivesse respostas mais rápidas. As retomadas muitas vezes são demoradas em virtude da falta de agilidade do câmbio.

mg 550 (Foto: Divulgação)Suspensão apresenta ajuste firme, sem ser desconfortável (Foto: Divulgação)
 
A suspensão é bem acertada. Na sequência de curvas do kartódromo, a carroceria apresentou uma leve inclinação. Nada, porém, que causasse incômodo ou sensação de insegurança. Com relação à capacidade do conjunto de absorver as imperfeições do asfalto brasileiro, a avaliação fica para uma outra oportunidade, já que o piso estava em perfeito estado de conservação em Cotia.

mg 6 (Foto: Divulgação)
Interior do MG 6 traz velocímetro digital e
conta-giros analógico (Foto: Divulgação)
 
Equipamentos de série

Em termos de equipamentos de série, o MG550 vai bem. Oferece tudo o que o comprador de um carro deste porte exige. O modelo traz de fábrica câmera de ré, teto solar elétrico, ar-condicionado digital de duas zonas, sensor de estacionamento, tela de LCD de 6,5 polegadas, controlador de velocidade, sistema multimídia, sensores de estabilidade, tração, crepuscular e de chuva, seis airbags (frontal, lateral e cortina), freios com ABS (antitravamento), além de sete anos de garantia.


MG6

O fato de o cupê de quatro portas MG6 não ter um concorrente direto no mercado brasileiro talvez seja o ‘pulo do gato’ da montadora de DNA britânico. Com o mesmo conjunto mecânico e lista de equipamentos de série que o ‘irmão’ MG550 – inclusive mesma dirigibilidade -, ele se posiciona abaixo dos R$ 100 mil, valor muito menor que o dos concorrentes, que, diga-se de passagem, são mais potentes, têm mais tecnologia de ponta embarcada e oferecem qualidade de acabamento superior.


mg 6 (Foto: Divulgação)
MG6 é um cupê de quatro portas com visual mais arrojado que o 'irmão' 550 (Foto: Divulgação)
 
Como exemplo, o Volkswagen Passat CC custa R$ 180.890 – diferença superior a R$ 80 mil em relação ao MG6 -, mas é equipado com motor 3.6 V6 de 300 cavalos de potência e torque de 35,6 mkgf, transmissão automatizada DSG de seis velocidades e Park Assist – sistema que auxilia em manobras de estacionamento.

Novos modelos programados

Os planos iniciais da MG no Brasil são discretos. Ao contrário de algumas novatas que buscam logo de cara obter mercado, a marca britânica espera vender até agosto do ano que vem apenas 1.500 unidades. No entanto, de acordo com o diretor de marketing, o objetivo é atingir os 5 mil carros por ano em 4 anos.

Para alcançar tais números, a estratégia é focar na rede de concessionários. “Queremos fechar 2011 com 15 pontos de vendas, todos localizados nas principais capitais do país”, disse Milani. “Nossa primeira concessionária completa, com serviço de pós-venda e oficina, será inaugurada em setembro na Zona Sul de São Paulo”, completou. Para 2012, a meta é chegar em dezembro com 25 concessionárias.

mg6 (Foto: Divulgação)Conjunto mecânico do MG6 é o mesmo do MG550 (Foto: Divulgação)
 
Além de ampliar a rede, novos modelos – alguns com preços mais acessíveis – estão programados. Em outubro chegam o compacto MG3 – apelidado de ‘supermini’ -, com preço por volta de R$ 56 mil, e o MG350, sedã que custará aproximadamente R$ 67 mil para concorrer com Honda Civic, Toyota Corolla e, futuramente, Chevrolet Cruze.

Em dezembro, desembarcará o sedã de luxo MG750, equipado com motor 2.5 V6, com valor estimado em R$ 130 mil. Para o Salão do Automóvel de São Paulo, em 2012, a previsão é que sejam apresentados um utilitário esportivo e um sedã acima do MG750. No futuro, um hatchback (MG5) e um conversível também podem surgir no mercado brasileiro.

Primeiro centro de robótica do país vai funcionar na USP

Tecnologia














            Terça-feira, 12/07/2011 - 22:37  
 
 
BRASIL  - - - NOTÍCIAS 
 
 
 
#||//*\\||# Rio de Janeiro - A Universidade de São Paulo em São Carlos (USP São Carlos) vai abrigar o primeiro centro de robótica do país. A expectativa é que a primeira parte do projeto fique pronta em 2013, disse hoje (12) à Agência Brasil o coordenador do centro, professor Marco Henrique Terra. Ele espera a aprovação de R$ 2,2 milhões até agosto próximo, para poder iniciar as obras civis entre janeiro e fevereiro de 2012. “Para que, em 2013, já tenhamos boa parte [do centro] executada”.

Terra destacou que, pela primeira vez, a USP destinou uma verba para pesquisas “que nenhuma outra universidade tinha alocado antes. Foram R$ 70 milhões [aprovados para o Programa de Apoio à Pesquisa], selecionados a partir de 120 projetos”. Ao todo, 43 propostas contemplarão núcleos de apoio à pesquisa da USP São Carlos.

“A partir de verba orçamentária da USP, nós conseguimos aprovação para construir o centro de robótica, cujo objetivo é desenvolver projetos voltados para a indústria”. O centro vai abrigar várias áreas de pesquisa, entre as quais software livre(programas de computador); estatística; matemática aplicada, direcionadas para o desenvolvimento de projetos para a indústria.

O centro reunirá profissionais e estudantes de dois departamentos da USP São Carlos: a Escola de Engenharia de São Carlos (Eesc) e o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC).

Serão agregadas atividades de pesquisa em robótica de cinco ou seis laboratórios da universidade. A ideia, disse Marco Terra, é transformar o centro em uma unidade similar aos institutos especializados, existentes nos Estados Unidos, Europa e Japão.

A USP São Carlos já vem desenvolvendo pesquisas sobre robotização de automóveis; robótica aérea para monitoramento de áreas agrícolas; além de robótica aérea para monitoramento de linhas de transmissão. A montadora Fiat, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a distribuidora de energia Ampla são alguns parceiros nas pesquisas.

Marco Terra disse ainda que os estudos para desenvolvimento de helicópteros autônomos a fim de monitorar linhas de transmissão são apoiados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e feitos em parceria com a Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe-UFRJ).

O projeto completo do Centro de Robótica da USP São Carlos tem previsão de conclusão em 2014.
 

Pen drive ultrafino oferece armazenamento na nuvem


TECNOLOGIA & GAMES

'DT 108' inclui conta de backup on-line, visualizador de fotos e mp3 player.
Sem tampa, conector USB é protegido por carcaça de alumínio.



Do G1, em São Paulo

#!!//*\\!!# A Kingston, fabricante de produtos de memória, lançou o DataTraveler 108, pen drive fino e compacto que possui software pré-carregado que possibilita ao usuário personalizar a visualização de seus arquivos, pastas e outros conteúdos, sem a necessidade de programa adicional no computador.


O pen drive inclui um visualizador de fotos integrado, além de um MP3 player e uma conta gratuita de backup on-line, com capacidade de 2 GB, para que os arquivos fiquem seguros na “nuvem”.
Pen driv Kingston DT 108 oferece opção de backup na nuvem (Foto: Divulgação)
Pen drive Kingston DT 108 oferece opção de backup na nuvem (Foto: Divulgação)


Sem tampa, o conector USB é protegido por uma carcaça de alumínio, que gira para permitir o acesso aos arquivos. Uma argola possibilita que os usuários transportem o dispositivo como forma de chaveiro ou como um acessório da moda, acoplado a um cordão.


O novo produto está disponível em capacidades de 4 GB (R$ 25), 8 GB (R$ 40) e 16 GB (R$ 80), nas cores azul, vermelho e cinza, respectivamente. Possui cinco anos de garantia e suporte técnico gratuito.


Ficha técnica
• Capacidades: 4 GB, 8 GB e 16 GB
• Dimensões: 37,33 mm x 19,97 mm x 10,00 mm
• Temperatura de operação: de -20° a 85°C
• Pré-carregado com o software urDrive (opcional)

Laboratório dos EUA desenvolve robô voador do tamanho de inseto

TECNOLOGIA & GAMES


 

Projeto faz parte de unidade da Força Aérea norte-americana.
Objetivo é usar pequenos robôs em ambientes complexos.


Do G1, em São Paulo, com informações da Reuters
 

A Força Aérea dos Estados Unidos está desenvolvendo robôs militares tão pequenos que têm o objetivo de parecerem pássaros ou insetos, possuindo inclusive asas. Os objetos voadores fazem parte de um projeto da unidade de Micro Air Vehicles (micro-veículos aéreos, na tradução livre para o português), da base aérea de Dayton, no estado norte-americano de Ohio. (Foto: Skip Peterson/Reuters)
A Força Aérea dos Estados Unidos está desenvolvendo robôs militares tão pequenos que têm o objetivo de parecerem pássaros ou insetos, possuindo inclusive asas. Os objetos voadores fazem parte de um projeto da unidade de Micro Air Vehicles (micro-veículos aéreos, na tradução livre para o português), da base aérea de Dayton, no estado norte-americano de Ohio (Foto: Skip Peterson/Reuters)
 
 
O laboratório de pesquisa tem como missão desenvolver pequenos robôs voadores que podem localizar e encontrar alvos em ambientes complexos. Os testes são realizados dentro de um ambiente fechado onde é possível recolher dados para analisar o desenvolvimento dos aparelhos. (Foto: Skip Peterson/Reuters)
O laboratório de pesquisa tem como missão desenvolver pequenos robôs voadores que podem localizar e encontrar alvos em ambientes complexos. Os testes são realizados dentro de um ambiente fechado onde é possível recolher dados para analisar o desenvolvimento dos aparelhos (Foto: Skip Peterson/Reuters)
 
 

Gêmeas nascem com diferença de peso superior a 1 quilo na Escócia

12/07/2011 16h54 - Atualizado em 12/07/2011 16h54

INTERNACIONAL


Poppy e Daisy nasceram saudáveis há cerca de cinco semanas.
Parteira ficou chocada e quis repetir a pesagem, relatou a mãe.



Do G1, em São Paulo
 

As gêmeas Daisy (à direita) e Poppy Sutherland posam em Portsoy, Aberdeenshire, na Escócia. Daisy nasceu com 3,65 quilos, e Poppy, com 2,46 quilos, no hospital e maternidade Elgin, há cinco semanas. As gêmeas nasceram saudáveis, com o que a imprensa britânica chamou a maior diferença de peso entre gêmeos já registrada no Reino Unido (Foto: Worldwide Features/Barcroft Media/Getty Images)
As gêmeas Poppy (à esquerda) e Daisy Sutherland posam em Portsoy, Aberdeenshire, na Escócia. Poppy nasceu com 2,46 kg, e Daisy, com 3,65 kg, no hospital e maternidade Elgin, há cinco semanas. As gêmeas nasceram saudáveis, com o que a imprensa britânica chamou de a maior diferença de peso entre gêmeos já registrada no Reino Unido (Foto: Worldwide Features/Barcroft Media/Getty Images)
 
 
Os país, Pamela (na foto, com as bebês) e Barry, disseram que antes do nascimento temiam não saber diferenciar as gêmeas, mas que depois que elas nasceram isso definitivamente não foi um problema. 'Até a parteira ficou chocada e repetiu a pesagem', disse Pamela à imprensa britânica (Foto: Worldwide Features/Barcroft Media/Getty Images)
Os país, Pamela (na foto, com as bebês) e Barry, disseram que antes do nascimento temiam não saber diferenciar as gêmeas, mas que depois que elas nasceram isso definitivamente não foi um problema. 'Até a parteira ficou chocada e repetiu a pesagem', disse Pamela à imprensa britânica (Foto: Worldwide Features/Barcroft Media/Getty Images)
 
 

Veja os veículos importados mais vendidos no primeiro semestre

 

Lista inclui marcas de fabricantes que não produzem no Brasil.
Número de vendas subiu 113% no semestre, diz associação.


Do G1, em São Paulo
 

!#/$\#! A Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva) divulgou nesta terça-feira (12) que as vendas de veículos de fabricantes que não produzem no país subiram 113% no primeiro semestre sobre o mesmo período do ano passado. Com 44,8% de participação, a sul-coreana Kia lidera o ranking das marcas mais importadas entre janeiro e junho, seguida pela chinesa JAC Motors, que estreou no Brasil em março passado, e a Chery, também da China. Veja abaixo os importados mais vendidos entre as marcas associadas.

VEÍCULOS IMPORTADOS MAIS VENDIDOS NO 1º SEMESTRE
kia cerato (Foto: Divulgação)
1º Kia Cerato
13.393 unidades

kia soul (Foto: Divulgação)
2º Kia Soul
9.441 unidades

jac motors j3 (Foto: Divulgação)
3º JAC J3
5.336 unidades

kia bongo (Foto: Divulgação)
4º Kia Bongo
5.034 unidades

kia picanto (Foto: Divulgação)
5º Kia Picanto
4.197 unidades

kia sorento (Foto: Divulgação)
6º Kia Sorento
3.773 unidades

kia sportage (Foto: Divulgação)
7º Kia Sportage
3.486 unidades

jac motors j3 turin (Foto: Divulgação)
7º JAC J3 Turin
3.225 unidades

effa picape (Foto: Divulgação)
8º Effa Picape
2.834 unidades

hafei towner pickup (Foto: Divulgação)
9º Hafei Towner Pickup
2.675 unidades

chery face (Foto: Divulgação)
10º Chery Face
2.347 unidades

Choque entre trens em SP deixa mais de dez feridos, diz CPTM

SÃO PAULO - - - Cotidiano


Dois trens se chocaram levemente na Estação Barra Funda, na Zona Oeste.
Companhia Paulista de Trens Metropolitanos contabiliza 14 feridos.


Do G1 SP
 

Trem fica destruído após colisão (Foto: Keren Chernizon/Futura Press)
Trem fica destruído após colisão (Foto: Keren Chernizon/Futura Press)
 
 
Choque de trens na Barra Funda (Foto: Editoria de Arte)
Choque de trens na Barra Funda (Foto: Editoria de Arte)
 

##//.\\## Pelo menos 14 pessoas ficaram feridas no início da tarde desta terça-feira (12) depois que dois trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) se chocaram na Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo. A informação é da assessoria de imprensa da CPTM, que ressalta que nenhum dos feridos está em estado grave.

O acidente ocorreu pouco depois das 13h30. Segundo a CPTM, entre as vítimas há uma mulher com suspeita de trauma na região do tórax. Os feridos foram levados para hospitais da região.

De acordo com a CPTM, um trem que circulava pela Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato), no sentido Luz, bateu em outro que estava parado mais à frente, aguardando a sinalização para seguir viagem rumo à estação Luz.

“Alguns passageiros que estavam de pé perderam o equilíbrio, o que pode ter gerado quedas ou escoriações leves”, diz o comunicado da CPTM. Por causa do acidente, a circulação na Linha 7-Rubi ocorre alternadamente por uma única via, na região da estação Palmeiras/Barra Funda, aumentando o tempo de intervalo entre as composições. A CPTM informa ainda que abriu sindicância para apurar as causas do choque.

Segundo a CPTM, composição bateu em outro trem que esperava sinalização (Foto: Reprodução/TV Globo)Segundo a CPTM, composição bateu em outro trem que esperava sinalização (Foto: Reprodução/TV Globo)
 

Importação de carros de luxo tem forte alta no primeiro semestre

ECONOMIA & NEGÓCIOS


Plantão

Valor Online
 

%$**$% SÃO PAULO - Estimuladas pela valorização do real, as importações de carros - incluindo as marcas de luxo, como Ferrari, Porsche e BMW - dispararam no primeiro semestre deste ano.

De janeiro a junho, as vendas de importadoras de veículos independentes totalizaram 90,34 mil unidades, mais do que o dobro em relação ao volume do primeiro semestre de 2010 quando foram importados 42,38 mil carros, segundo informações divulgadas hoje pela Abeiva, entidade que abriga os importados independentes.

Só em junho, os importados vendidos chegaram a 19,13 mil veículos, ante 7,74 mil unidades de um ano antes.

Diante dos resultados do semestre, a associação elevou de 165 mil para 185 mil unidades a previsão às importações de suas associadas neste ano.

Nos seis primeiros meses de 2011, as importadoras independentes responderam por 23,3% do total de veículos importados no país. No período foram vendidos 24 carros da marca Ferrari, acima das 16 unidades importadas da Itália no mesmo período do ano passado.

Na mesma base de comapração, as vendas da BMW subiram 38,5%, para 5,09 mil carros. Já as importações de automóveis da Porsche no Brasil tiveram um incremento de 76,3% no primeiro semestre, chegando a 594 unidades.

(Eduardo Laguna/Valor)

A violência na Bahia: 1.000 assassinatos no ano.

COTIDIANO  --  -- Fatos  policiais


ESTATÍSTICA...



Terça-feira, 12/07/2011 - 09:26
Descrição da Foto
Maurício Barbosa, secretário de Segurança Pública, fala sobre as ações da pasta.
]!*!*![ Apesar dos mil assassinatoos registrados este ano oficialmente pela Secretaria de Segurança Público, o secretário Maurício Barbosa acha que os índices dos diversos tipos de crime - inclusive homicídios - vêm diminuindo em todo o estado. "Não estamos de braços cruzados. Traçamos um plano de reduções efetivas nos números da criminalidade e estamos no caminho".

Em entrevista ao Correio, Barbosa lembrou que para o combate aos homicídios o governo criou em abril, o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). "Com este departamento, evoluímos muito na identificação da autoria e da motivação. O problema é que ficamos muito tempo parados e agora estamos correndo atrás do prejuízo", argumentou o secretário.

A SSP chegou a programar para ontem a divulgação de um balanço oficial do primeiro semestre de 2011, o que não ocorreu. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, alguns dados do interior ainda precisavam ser contabilizados. A expectativa é que os números sejam publicados hoje.

"Acho importante a divulgação de todas as informações e acho que devemos trabalhar com transparência. Inclusive a análise que o CORREIO fez só foi possível porque o boletim é atualizado todo dia e os dados ficam dis -poníveis", acrescentou o titular da SSP.

O secretário Maurício Barbosa lembrou também de outra iniciativa da SSP. Em maio deste ano, o governo estadual lançou o programa Pacto Pela Vida (PPV), considerado uma nova política pública de segurança cujo principal foco é a redução da criminalidade, com ênfase na diminuição dos crimes contra a vida.