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quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Grupo dos 'cinco estrelas': veja a lista de 8 carros que estão entre os mais seguros do Brasil, segundo o Latin NCAP

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Teste envolve carros de verdade em batidas de frente, traseira e de lado, avaliando os ferimentos no motorista e passageiros, incluindo crianças nas cadeirinhas.
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Por André Fogaça, g1

Postado em 11 de dezembro de 2024 às 06h30m

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Saiba quantas estrelas de segurança têm os carros mais vendidos do Brasil

O g1 já listou os carros nota zero em segurança que são ou já foram vendidos no Brasil. Vale também dar destaque aos veículos que ganharam cinco estrelas nas avaliações de segurança do Latin NCAP.

Os testes utilizam carros reais, que se chocam contra barreiras dos mais diversos tipos para avaliar a resistência e a eficiência dos materiais utilizados pelas montadoras em seus projetos. São os chamados "crash-tests".

Desses testes é que são extraídas as notas dos carros, que podem ser de zero a cinco estrelas. Quanto mais estrelas, melhor é o resultado daquele automóvel no teste de colisão e maior será a proteção para quem estiver dentro dele — motorista e passageiros.

T-Cross no teste do Latin NCAP — Foto: divulgação/Latin NCAP

É importante tomar nota de um detalhe: em 2020 os testes foram modificados e a nota não é mais dividida entre adultos e crianças. Listaremos alguns veículos com testes realizados antes do novo critério de avaliação ao final desta reportagem.

E engana-se quem pensa que apenas os veículos luxuosos contam com nota máxima em segurança — ainda que a esmagadora maioria deles de fato gabarite o teste. A lista abaixo foca justamente nos hatches e SUVs fora da categoria de luxo e que também estão aptos a trazer bons níveis de proteção.

  • Airbags: 7;
  • Proteção para adultos: 90%;
  • Proteção para crianças: 91%;
  • Proteção para impacto com pedestres: 87%;
  • Sistemas de auxílio à segurança reduziram: 92% dos impactos.

O carro mais recente a passar pelos testes do Latin NCAP é a picape Mitsubishi L200 Triton. Ela é a versão comercializada no Brasil e demonstrou grande proteção para todos os ocupantes.

Começando pelos adultos, as estruturas foram suficientes para proteger quase todo corpo do passageiro da frente, com ferimentos leves na região da canela em impactos frontais.

Pequenos ferimentos também foram notados nas pernas e no tórax do motorista. Nas batidas laterais, a proteção foi ainda maior. O único ponto fraco observado envolve o pescoço, no efeito de rebote em impactos traseiros.

Para crianças, apenas a desaceleração torácica foi maior que o esperado e gerou alguma preocupação.

Volkswagen T-Cross, teste feito em 2024

  • Airbags: 6;
  • Proteção para adultos: 92%;
  • Proteção para crianças: 90%;
  • Proteção para impacto com pedestres: 66%;
  • Sistemas de auxílio à segurança reduziram: 85% dos impactos.

O SUV da Volkswagen oferece excelente proteção para os ocupantes da frente em impactos frontais, com apenas atenção leve para ferimentos superficiais na canela do passageiro e no tórax do motorista.

A proteção para o pescoço no rebote de uma batida na traseira levantou preocupação, e o mesmo aconteceu com impactos laterais. Neste ponto, o peito do motorista recebeu proteção abaixo do esperado.

Dos pequenos, a única atenção foi levantada para a desaceleração do tórax, que foi maior que o esperado no teste.

Chevrolet Tracker, teste feito em 2022

  • Airbags: 6;
  • Proteção para adultos: 91%;
  • Proteção para crianças: 92%;
  • Proteção para impacto com pedestres: 54%;
  • Sistemas de auxílio à segurança reduziram: 83% dos impactos.

O Chevrolet Tracker ofereceu excelente proteção para o passageiro da frente, resultando em ferimentos leves para as canelas. Já para o motorista a atenção ficou no tórax e pernas.

Nos impactos laterais, o teste demonstrou preocupação para o peito do motorista, mas o veículo ganhou destaque com a proteção para o pescoço em batidas na traseira. Nelas, o Tracker foi capaz dificultar o efeito rebote com a cabeça.

Para as crianças, o Latin NCAP não levantou preocupações com a segurança em todos os testes de impacto.

Volkswagen Novo Virtus, teste em 2022

  • Airbags: 6;
  • Proteção para adultos: 92%;
  • Proteção para crianças: 92%;
  • Proteção para impacto com pedestres: 53%;
  • Sistemas de auxílio à segurança reduziram: 85% dos impactos.

O teste com o Volkswagen Virtus mostrou boa proteção para o passageiro da frente em impactos frontais, com ressalvas leves apenas na canela. Para o motorista, a batida ofereceu riscos suaves para as duas pernas e o tórax.

O Latin NCAP apenas levantou preocupação para o tórax do motorista em impactos laterais com um poste. Por outro lado, o sedan da Volkswagen foi eficiente na proteção para o pescoço no rebote.

Durante os testes, não foram levantadas questões sobre a proteção para crianças.

Volkswagen Nivus, teste em 2022

  • Airbags: 6;
  • Proteção para adultos: 92%;
  • Proteção para crianças: 92%;
  • Proteção para impacto com pedestres: 49%;
  • Sistemas de auxílio à segurança reduziram: 85% dos impactos.

O teste com o Nivus mostrou resultados muito parecidos com os obtidos pelo sedã Virtus, ambos da Volkswagen. A proteção para os impactos foi praticamente a mesma, mudando apenas para a segurança superior aos pés do motorista em batidas frontais.

Nos impactos laterais, a proteção para o tórax foi excelente em uma barreira deformável, mas com ferimentos leves para o teste feito com o que seria um poste. Esse último ponto foi superior ao resultado do Virtus.

Assim como no sedan, o SUV compacto da Volkswagen também não levantou questões sobre a proteção para as crianças.

Volkswagen Taos, teste em 2021

  • Airbags: 6;
  • Proteção para adultos: 90%;
  • Proteção para crianças: 90%;
  • Proteção para impacto com pedestres: 61%;
  • Sistemas de auxílio à segurança reduziram: 85% dos impactos.

O último dos carros da Volkswagen desta lista é também o maior deles: o Taos. Se por um lado ele garante bom espaço para bagagens e ocupantes, na segurança ele não reflete a boa nota dos outros veículos da mesma VW.

Nos testes de colisão frontal, o tórax do motorista recebeu proteção tida como fraca pelo Latin NCAP. O passageiro logo ao lado ganha alguma vantagem ao ter menos danos.

Nos impactos laterais, a proteção para o motorista esteve dentro do esperado nos testes, mas no simulado de um poste foram notados ferimentos leves no peito.

Por outro lado, a proteção para as crianças foi exemplar e não levantou questões.

Chevrolet Onix e Onix Plus, teste em 2019


O Onix foi avaliado tanto na versão hatch, como na Plus, que é a sedan. Em ambos os casos, o resultado da avaliação seguiu critérios anteriores aos mais recentes, em prática pelo Latin NCAP desde 2020.

Por conta disso, a avaliação dá estrelas ou notas apenas para passageiros adultos e infantis. Os dois carros contam com seis airbags e conseguiram as cinco estrelas e, mesmo assim, a proteção para impactos frontais foi preocupante para as pernas tanto do motorista, como do passageiro.

Em batidas com o simulado de um poste, a proteção foi listada como fraca para os dois modelos de Onix. Por outro lado, ambos os carros foram elogiados pelo Latin NCAP para a segurança de crianças.

Caiu: Toyota Corolla, teste em 2019

O Corolla foi avaliado em 2019, e o teste, refeito em 2024. Naquele ano, o modelo deixou de ter cinco e passou a ter apenas quatro estrelas. Ele poderia deixar esta lista, mas consideramos que o Latin NCAP entendeu que o sedã da Toyota recebeu a nota máxima de segurança por cinco anos. Por isso ele aparece nesta reportagem.

O Corolla de 2019 mostrou proteção exemplar em batidas frontais para o passageiro que senta na frente, enquanto para o motorista demonstrou ferimentos no peito e coxas, com escoriações mais leves nos pés e canela.

Já em simulação de impacto lateral, o motorista só recebeu ferimentos perceptíveis quando o objeto que atingiu o carro era um poste. Para as crianças, o Latin NCAP não encontrou problemas na proteção dos pequenos.

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terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Ditador da Síria tinha mais de 40 carros de luxo, incluindo Ferrari de R$ 18 milhões; veja os 10 mais icônicos

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Coleção de Bashar al-Assad tinha Lamborghini, Mercedes-Benz, Land Rover, Aston Martin e Bentley.
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Por Vinicius Montoia, g1

Postado em 10 de dezembro de 2024 às 14h30m

#.* Post. - Nº.\  11.432 *.#

Garagem de Bashar al-Assad incluem carros da Mercedes-Benz, Audi, Lamborghini e Ferrari — Foto: g1
Garagem de Bashar al-Assad incluem carros da Mercedes-Benz, Audi, Lamborghini e Ferrari — Foto: g1

Um vídeo divulgado por rebeldes que tomaram o poder na Síria mostra a quantidade absurda de carros de luxo da garagem do ditador Bashar al-Assad. Segundo o arquivo divulgado na internet, são mais de 40 veículos de luxo, encontrados em uma garagem em Damasco.

Assad faz parte da família que governou a Síria nos últimos 50 anos. O domínio do país o ajudou a acumular uma fortuna de aproximadamente US$ 2 bilhões, enquanto 70% da população do país vive abaixo da linha da pobreza.

O dinheiro possibilitou montar uma garagem em que há modelos das principais marcas de luxo do mundo: BMW, Toyota, Lexus, Jeep, Land Rover, Mercedes-Benz, Audi, Aston Martin, Cadillac, Lamborghini, Bentley, Rolls-Royce e Ferrari.

Veja no vídeo abaixo.

Rebeldes encontram carros de luxo na garagem de ditador sírio Bashar al-Assad

O g1 listou os carros mais importantes e os valores em reais, captados de plataformas online que disponibilizam o preço médio desses veículos por aqui.

Toyota Land Cruiser: R$ 200.000

Toyota FJ Cruiser — Foto: Imagens: internet
Toyota FJ Cruiser — Foto: Imagens: internet

Um dos primeiros carros a aparecer no vídeo — quatro do mesmo modelo — é o Toyota Land Cruiser, um concorrente do Land Rover Defender. Esse é um dos carros mais “simples” da garagem do ex-ditador.

Os modelos das imagens são da geração de 2006, o mesmo que foi importado para o Brasil durante um curto período. O jipe da Toyota é equipado com motor 4.0 litros com seis cilindros em linha que disponibiliza 242 cv de potência. O câmbio é automático e a tração é nas quatro rodas.

Lamborghini LM002 — Foto: Imagem: internet
Lamborghini LM002 — Foto: Imagem: internet

Um dos SUVs que mais chama a atenção da coleção de Bashar al-Assad é o LM002 de cor laranja, que visto logo no começo do vídeo. Fabricado de 1986 a 1993, o veículo já foi usado em confrontos no Oriente Médio, e foi a primeira tentativa da marca italiana para entrar no mundo off-road, sem grande sucesso.

Esse utilitário esportivo precede do Lamborghini Urus, atual SUV de luxo da marca. O design lembra um tanque de guerra, movido por um motor de 5.2 litros, com 12 cilindros em V e 48 válvulas. São 5 marchas manuais e, para dar alguma leveza, a carroceria é composta de alumínio e fibra de vidro.

Apesar disso, o SUV pesa 2,7 toneladas e seu tanque de combustível suporta até 290 litros. Hoje em dia, um SUV grandes, como o Grand Cherokee, possui tanque de 72 litros.

Atualmente, não existem modelos à venda no Brasil. Porém, é possível comprar um LM002 restaurado dos Estados Unidos pela módica quantia de US$ 500 mil que, em conversão direta, chegaria a R$ 3 milhões, fora os custos de importação e impostos.

Mercedes-Benz Classe S500 W221: R$ 450 mil

Mercedes-Benz S500 W221 — Foto: Imagem: internet
Mercedes-Benz S500 W221 — Foto: Imagem: internet

Produzido globalmente entre 2006 e 2013, o Classe S é um dos carros mais luxuosos já fabricados pela montadora alemã. O Classe S de Assad pode ter diversas configurações de motor e de tamanho, o que dificulta a identificação do modelo no vídeo.

As versões mais potentes poderiam carregar um motor a gasolina com oito cilindros em V, com 6.0 litros e bi-turbo. A transmissão é automatizada de sete marchas.

Nas dimensões, ele poderia ser ainda mais exclusivo, dependendo do bolso e do gosto do cliente. A Mercedes oferecia versões com entre-eixos que variavam de 3,03 m a 4,31 m, sobretudo se fosse escolhida a versão com a distância entre-eixos alongada para dar mais conforto e espaço para os ocupantes.

No Brasil, existem versões à venda com valores que gravitam entre R$ 400 mil e R$ 500 mil.

Aston Martin Rapide 2011: R$ 460 mil

Aston Martin Rapide 2011 — Foto: Imagem: internet
Aston Martin Rapide 2011 — Foto: Imagem: internet

O ditador da Síria certamente poderia ter um Aston Martin mais caro do que o Rapide 2011, que tem valor aproximado de R$ 460 mil e existem unidades à venda no Brasil. Outros modelos da marca inglesa podem chegar a um valor 10 vezes maior que isso.

Porém, o esportivo carrega um motor de 6.0 V12 que produz 470 cv de potência e acelera de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos. A velocidade máxima do modelo é de 300 km/h.

Ferrari F50: R$ 18 milhões

Ferrari F50 — Foto: Imagem: internet
Ferrari F50 — Foto: Imagem: internet

Dentre todos os carros que se tem notícia, o mais raro (e caro) veículo de Assad é uma Ferrari F50. Apenas 349 unidades desse modelo foram fabricadas no mundo, entre 1995 e 1997. A exclusividade é tamanha que se mostra no altíssimo preço, estimado em US$ 3 milhões.

O motor fica localizado na parte traseira e a tração é jogada nas rodas de trás. O propulsor é V12 4.7 que entrega 512 cv — é praticamente um Fórmula 1 com dois assentos. Um extra para quem gosta de esportividade: o câmbio é manual de seis velocidades, como deve ser.

A F50 acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 324 km/h.

Mercedes-Benz SLS: entre R$ 1,5 milhão e R$ 6 milhões

Mercedes-Benz SLS AMG — Foto: Imagem: internet
Mercedes-Benz SLS AMG — Foto: Imagem: internet

Outro superesportivo de prestígio, inclusive por ter sido o modelo utilizado como Safety Car na Fórmula 1, é o Mercedes-Benz AMG SLS — o famoso “asa de gaivota”. O modelo foi produzido de 2010 a 2014 e teve diversas versões e séries especiais, motivo pelo qual o preço pode variar bastante.

O cupê esportivo tem portas que abrem para cima. E o motor dianteiro de 6,2 litros V8 é capaz de produzir 571 cv e 66 kgfm de torque, o que o faz acelerar de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos, a mesma marca que a Ferrari F50.

Cadillac Escalade: Entre R$ 900 mil e R$ 2,5 milhões

Cadillac Escalade 2016 — Foto: Divulgação | Cadillac
Cadillac Escalade 2016 — Foto: Divulgação | Cadillac

O Escalade é um dos maiores SUVs já produzidos pela GM no mundo (a Cadillac pertence ao grupo da Chevrolet). Na garagem do ditador sírio foi possível encontrar uma versão de 2016, que tem 5,69 metros de comprimento, 2,04 m de largura, 1,88 m de altura e 3,30 m de distância entre-eixos.

Para se ter noção, a distância entre-eixos desse SUV de luxo é maior que a da picape Toyota Hilux, com 3,08 m. O mais impressionante é o espaço para bagagem que, mesmo com a terceira fileira de bancos em pé, ainda é possível utilizar 1.113 litros do bagageiro.

Com a terceira fileira rebatida, o porta-malas tem duas vezes a capacidade de uma caixa d’água: são 2.172 litros.

Essa fazenda sobre rodas é empurrada por um motor V8 a gasolina com 6.2 litros que entrega 420 cv de potência e 63 kgfm de torque. A tração é direcionada para as quatro rodas e o tanque de combustível é de 117 litros.

Bentley Continental GT: R$ 1,5 milhão

Bentley Continental GT 2016 — Foto: Imagem: internet
Bentley Continental GT 2016 — Foto: Imagem: internet

As imagens de baixa qualidade não colaboraram para a identificação do ano do modelo, mas dá para perceber que Bashar al-Assad gostava muito de carros ingleses. Além do Aston Martin e de alguns Land Rover, o ditador sírio também tinha um Bentley Continental GT, marca conhecida por seus carros exclusivos produzidos à mão.

Fabricado desde 2003 até hoje, o carro já deve diversos tipos de motor ao longo desses 21 anos. Contudo, é possível dizer que Assad tem uma unidade de 2024 ou anterior, pois a de 2025 tem apenas um farol na dianteira, enquanto as mais antigas possuem duas parábolas.

Desta forma, é possível arriscar que o motor do Bentley Continental GT do ditador tinha motor W12 (dois V6 em paralelo) que entrega 650 cv de potência e 67 kgfm de torque. Acoplado a uma transmissão automatizada de dupla embreagem de oito velocidades, o luxuoso esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e atinge 333 km/h de velocidade máxima.

Audi R8 V10: R$ 1,6 milhão

Audi R8 Cupê 2016 — Foto: Imagem: Divulgação
Audi R8 Cupê 2016 — Foto: Imagem: Divulgação

O superesportivo da Audi também aparece na garagem de Assad. No caso do ditador, ele escolheu uma versão branca do cupê que tem motor 5.2 V10 central que disponibiliza 540 cv de potência, 610 cv na versão plus e 620 cv na configuração performance.

O cupê partilha a mesma plataforma do Lamborghini Gallardo e com tamanha cavalaria é possível acelerar de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos e alcançar os 331 km/h.

Lamborghini Diablo 1991: R$ 1,7 milhão

Lamborghini Diablo VT — Foto: Imagem: internet
Lamborghini Diablo VT — Foto: Imagem: internet

Assad é dono de um dos carros mais desejados do mundo, um ícone da década de 1990: Lamborghini Diablo. Um superesportivo semelhante foi vendido em leilão por US$ 376 mil, o que seria facilmente convertido para R$ 1,7 milhão em tempos atuais.

O cupê esportivo ganhou o nome Diablo (diabo, em português) em homenagem a um touro consagrado nas touradas, que lutou com o toureiro “El Chichorro” em 1869.

Produzido de 1990 a 2000, o carro tinha motor 5.7 V12 instalado no eixo traseiro. O câmbio era manual de cinco marchas e, acoplado ao propulsor, entregava 492 cv de potência. Esse conjunto acelerava de 0 a 100 km/h em quatro segundos e atingia a máxima de 325 km/h.

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