Total de visualizações de página

sábado, 13 de janeiro de 2024

'Múmias extraterrestres' achadas no Peru são, na verdade, bonecos feitos com ossos de animais

<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>


Resultado da investigação forense sobre os objetos encontrados no aeroporto de Lima, em outubro, foi divulgado pelo Ministério da Cultura do Peru nesta sexta-feira (12).
<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por g1

Postado em 13 de janeiro de 2024 às 13h00m

#.*Post. - N.\ 11.073*.#

Ministério da Cultura classificou como fraude a história da suposta origem extraterrestre das múmias de Nazca — Foto: Cris BOURONCLE/AFP
Ministério da Cultura classificou como fraude a história da suposta origem extraterrestre das múmias de Nazca — Foto: Cris BOURONCLE/AFP

Uma investigação forense realizada no Peru constatou que as duas "múmias extraterrestres" que haviam aparecido misteriosamente no aeroporto de Lima em outubro são, na verdade, bonecos feitos com ossos de animais.

"A conclusão disso em termos simples: é uma fraude. Não são extraterrestres, não são uma nova espécie", disse em coletiva de imprensa o arqueólogo Flavio Estrada, do Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses do Peru, nesta sexta-feira (12).

As duas estatuetas, de cerca de 60 centímetros, apareceram no correio do aeroporto de Lima em uma caixa de papelão, e foram feitas para parecerem corpos mumificados, vestidos com trajes tradicionais andinos.

Na ocasião, alguns meios de comunicação especularam sobre uma possível origem alienígena.

É uma história totalmente inventada, acrescentou Estrada.

 Arqueólogo peruano Flavio Estrada, membro do Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses — Foto: Cris BOURONCLE/AFP
Arqueólogo peruano Flavio Estrada, membro do Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses — Foto: Cris BOURONCLE/AFP

Em setembro do ano passado, dois pequenos corpos mumificados com cabeças alongadas e mãos com três dedos foram apresentados em uma audiência no Congresso mexicano (veja o vídeo abaixo), gerando ampla cobertura mediática.

O jornalista mexicano e entusiasta de OVNIs Jaime Maussan afirmou que esses corpos tinham cerca de 1 mil anos e foram recuperados no Peru em 2017, mas não estavam relacionados a nenhuma espécie conhecida.

Posteriormente, segundo a Reuters, a maioria dos especialistas também classificou a apresentação como fraude. Os corpos seriam possivelmente múmias humanas antigas mutiladas combinadas com partes de animais, mas certamente da Terra.

Na conferência de imprensa de Lima, nesta sexta-feira (12), organizada pelo Ministério da Cultura do Peru, os especialistas não afirmaram se as bonecas encontradas no aeroporto estavam relacionadas com os corpos apresentados no México, mas destacaram que os restos mortais no México também não são extraterrestre.

Restos mortais de seres 'não humanos' são apresentados no Congresso do México

------++-====-----------------------------------------------------------------------=======;;==========--------------------------------------------------------------------------------====-++----

sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Cidades de 2.500 anos são descobertas na Amazônia

<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>


Hoje cobertas pela floresta, vilas conectadas por estradas reuniam até 30 mil pessoas no Equador – comparável à população de Londres na era romana. Rede de casas e campos é mil anos mais antiga que achados anteriores.
<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
TOPO
Por Deutsche Welle

Postado em 12 de janeiro de 2024 às 16h45m

#.*Post. - N.\ 11.072*.#

Sensor a laser identificou rede de cidades antigas ligadas por estradas na Amazônia equatoriana — Foto: Antoine Dorison/AP/picture alliance
Sensor a laser identificou rede de cidades antigas ligadas por estradas na Amazônia equatoriana — Foto: Antoine Dorison/AP/picture alliance

A ideia de que a Amazônia era pouco habitada antes da chegada dos europeus cai cada vez mais por terra. Arqueólogos descobriram um conjunto de antigas cidades que abrigaram milhares de pessoas há cerca de 2.500 anos – e que estão hoje escondidas debaixo da floresta.

Uma série de estradas enterradas e montes de terra no Equador foi notada pela primeira vez há mais de duas décadas pelo arqueólogo Stéphen Rostain. Mas, à época, "eu não tinha certeza de como tudo se encaixava", disse o francês, um dos pesquisadores que relataram a descoberta na revista científica Science na quinta-feira (11).

Um mapeamento recente realizado com tecnologia de sensor a laser revelou que esses locais faziam parte de uma densa rede de cidades ligadas por estradas e canais, escondida nas encostas arborizadas dos Andes e que durou cerca de mil anos.

"Era um vale perdido de cidades", afirmou Rostain, que é diretor de pesquisa no Centro Nacional de Pesquisa Científica da França. "É incrível."

Os assentamentos no Vale do Upano, no leste do Equador, foram ocupados entre cerca de 500 a.C. e 300 a 600 d.C. – um período mais ou menos contemporâneo ao Império Romano na Europa.

É mais de mil anos antes do que qualquer outra sociedade complexa da Amazônia que se tinha conhecimento. Machu Picchu, no Peru, por exemplo, foi construída no século 15.

👉 A descoberta, portanto, muda o que se sabia sobre a história das civilizações antigas amazônicas, que, segundo as evidências até então, teriam vivido como nômades ou em pequenos assentamentos.

"Estamos falando de urbanismo"

Os pesquisadores identificaram cinco grandes assentamentos e dez menores em 300 quilômetros quadrados, cada um densamente preenchido por estruturas residenciais e cerimoniais. Eles encontraram evidências de 6 mil montes de terra que teriam sido a base dessas construções.

As cidades eram intercaladas por campos agrícolas retangulares e cercadas por terraços nas encostas, onde os habitantes plantavam diferentes itens, como milho, mandioca e batata doce – encontrados em escavações anteriores na região.

A área fica à sombra de um vulcão que possibilitou solos ricos para agricultura – mas que também pode ter levado à destruição da sociedade.

Estradas largas e retas ligavam as cidades umas às outras, e as ruas corriam entre as casas e os bairros de cada assentamento. As maiores estradas tinham 10 metros de largura e se estendiam por 10 a 20 quilômetros.

"Estamos falando de urbanismo", afirma o coautor do estudo Fernando Mejía, arqueólogo da Pontifícia Universidade Católica do Equador. 
Uma sociedade complexa

Embora seja difícil estimar as populações, o local abrigava pelo menos 10 mil habitantes, possivelmente até 15 mil ou 30 mil em seu auge, segundo o arqueólogo Antoine Dorison, coautor do estudo.

❗ O número é comparável à população estimada de Londres na era romana.

Isso mostra uma ocupação muito densa e uma sociedade extremamente complexa.
— Michael Heckenberger, arqueólogo da Universidade da Flórida, que não participou do estudo

José Iriarte, arqueólogo da Universidade de Exeter, no Reino Unido, disse que teria sido necessário um sistema elaborado de trabalho organizado para construir todas essas estradas e milhares de montes de terra.

"Os incas e os maias construíam com pedra, mas a população na Amazônia geralmente não tinha pedra disponível para construir – construía com lama. Ainda assim, é uma quantidade imensa de trabalho", afirmou Iriarte, que não participou da pesquisa.

➡️ A Amazônia é frequentemente vista como uma "região selvagem intocada com apenas pequenos grupos de pessoas. Mas as descobertas recentes nos mostraram como o passado é realmente muito mais complexo", completou o arqueólogo.

A tecnologia de mapeamento

A nova descoberta no Equador foi possível graças a uma tecnologia de mapeamento chamada Lidar. Ela permite que os pesquisadores vejam através da cobertura florestal e reconstruam os antigos locais abaixo dela.

[Lidar] está revolucionando nossa compreensão da Amazônia nos tempos pré-colombianos
— Carla Jaimes Betancourt, arqueóloga da Universidade de Bonn, na Alemanha, que não participou do estudo

A descoberta de uma rede urbana tão antiga no Vale do Upano destaca a diversidade há muito não reconhecida das antigas culturas amazônicas, que os arqueólogos estão apenas começando a reconstruir.

"Sempre houve uma diversidade incrível de pessoas e assentamentos na Amazônia, não apenas uma única forma de viver", disse Rostain. "Estamos apenas aprendendo mais sobre eles."

------++-====-----------------------------------------------------------------------=======;;==========--------------------------------------------------------------------------------====-++----

quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Hyundai anuncia conceito de 'carro voador' na CES 2024 e promete produção a partir de 2028

<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>


Aeronave S-A2 é evolução de modelo apresentado em 2020 pela Supernal, divisão de mobilidade aérea da Hyundai. Fabricante diz que o veículo poderá fazer viagens de até 60 km.
<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por g1

Postado em 11 de janeiro de 2024 às 14h20m

#.*Post. - N.\ 11.071*.#

eVTOL S-A2 foi criado pela Supernal, da Hyundai — Foto: Hyundai - Divulgação
eVTOL S-A2 foi criado pela Supernal, da Hyundai — Foto: Hyundai - Divulgação

A Hyundai, por meio de sua divisão de mobilidade aérea Supernal, anunciou o projeto do seu "carro voador" chamado S-A2, que deve ser produzido a partir de 2028. A divulgação aconteceu na CES 2024, principal evento de tecnologia do mundo, que acontece em Las Vegas, nos EUA.

➡️ Além do piloto, o S-A2 deve ter capacidade para até 4 passageiros, o necessário para funcionar como táxi aéreo urbano, principal objetivos das empresas;

➡️ O modelo é elétrico e tem decolagem e pouso verticais (eVTOL), sigla em inglês para veículo elétrico de pouso e decolagem vertical. Ele é uma evolução do S-A1, mostrado pela marca pela primeira vez em 2020;

➡️O veículo poderá atingir velocidade máxima de 190 km/h e altitude de cerca de 460 metros (1.500 pés). Ele tem bateria com capacidade suficiente para realizar trajetos de até 60 km;

➡️ As empresas afirmam que a aeronave terá baixo nível de poluição sonora emitindo 65 decibéis (dB) nas fases verticais de decolagem e pouso e 45 dB durante o cruzeiro horizontal. Em comparação, um helicóptero médio produz entre 96 dB e 107 dB.

O presidente da Hyundai e CEO da Supernal, Jaiwon Shin, disse que a expectative é por uma enorme expansão dos eVTOLs como alternativas a táxis e carros de aplicativo. O mercado é "potencialmente de centenas de milhares" de aeronaves, segundo o executivo.

eVTOL S-A2 foi criado pela Supernal, da Hyundai — Foto: Hyundai - Divulgação
eVTOL S-A2 foi criado pela Supernal, da Hyundai — Foto: Hyundai - Divulgação

------++-====-----------------------------------------------------------------------=======;;==========--------------------------------------------------------------------------------====-++----

quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Icon of The Seas: navio 5 vezes maior que o Titanic chega a Miami para sua estreia; veja detalhes

<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>


Navio saiu de Ponce, em Porto Rico, onde passou por controles regulatórios e últimos ajustes. Em 27 de janeiro, ele deve começar trajeto rumo ao Caribe em viagem que custou de R$ 10 mil a R$ 360 mil por passageiro.
<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por Murillo Otavio

Postado em 10 de janeiro de 2024 às 10h00m

#.*Post. - N.\ 11.070*.#

Conheça o maior navio de cruzeiro do mundo, que pesa 5 vezes mais que o Titanic

O Icon of the Seas chegou nesta quarta-feira (10) em Miami, de onde deve partir para sua primeira viagem. Cinco vezes maior que o Titanic, o navio da empresa Royal Caribbean International terá diversas atrações e atividades de lazer a partir do final deste mês (saiba mais abaixo).

Para o cruzeiro de estreia, marcado para 27 de janeiro, todas as passagens já foram vendidas. Os ingressos custaram de R$ 10 mil a R$ 360 mil para cada passageiro – os preços variam de acordo com o nível da cabine e a posição dela no navio.

O navio foi construído no estaleiro Meyer Turku, um dos principais construtores navais da Europa, na cidade de Turku, na Finlândia.

Em dezembro, ele havia saído da Europa para Ponce, em Porto Rico, para passar por controles regulatórios e pelos últimos ajustes.

Agora, a embarcação vai aguardar em território americano para iniciar a viagem. O roteiro prevê a saída de Miami em direção ao Caribe em um cruzeiro de 7 dias.

A Royal Caribbean International diz que, apesar do tamanho, o Icon of The Seas Roy, vai emitir menos gases poluentes.

🛳️ As atrações do Icon of The Seas

Clique na barra vermelha para visualizar o navio por completo. Clique nos círculos vermelhos para obter mais informações.

🏖️ Uma piscina para cada dia da semana

O navio tem sete piscinas com diferentes formatos. Há opções com hidromassagem exclusivas para adultos, além de um bar aquático e uma piscina que fica na borda da embarcação, oferecendo visão privilegiada para o mar.

Os passageiros ainda podem aproveitar o parque aquático: são 6 tobogãs, sendo que um deles chega a 14 metros de altura.

🍹O que tem mais para fazer?

O cruzeiro oferece atividades para todos os gostos. São 40 opções entre bares e restaurantes temáticos. Balada, barzinho com jazz e karaokê são algumas opções, e o cardápio inclui comida mediterrânea, pratos mexicanos, entre outros.

Para relaxar, os passageiros poderão escolher entre 28 tipos de cabines que podem receber casais, grupos de viajantes e aventureiros solos

🛥️ Maior que o famoso Titanic

Os navios de cruzeiro são classificados de acordo com a arqueação bruta, isto é, o peso. É aqui que o Icon of the Seas supera a concorrência, com 250.800 toneladas.

A nível de comparação, o Titanic, que naufragou em 1912 após bater em um iceberg, pesava 46.329 toneladas.

Background image

Comparação - Icon of The Seas

Foto: g1- Luisa Rivas

VEJA FOTOS:

Icon of the Seas em Porto Rico, de onde partiu para Miami — Foto: Miguel J. Rodriguez Carrillo - Associated Press
Icon of the Seas em Porto Rico, de onde partiu para Miami — Foto: Miguel J. Rodriguez Carrillo - Associated Press


Ilustração de uma das piscinas do cruzeiro Icon of the Seas — Foto: Divulgação - Royal Caribbean
Ilustração de uma das piscinas do cruzeiro Icon of the Seas — Foto: Divulgação - Royal Caribbean


Icon of the Seas será o maior navio de cruzeiros do mundo.  — Foto: Divulgação
Icon of the Seas será o maior navio de cruzeiros do mundo. — Foto: Divulgação


Ilustração de um dos ambientes temáticos do cruzeiro  Icon of the Seas — Foto: Divulgação - Royal Caribbean
Ilustração de um dos ambientes temáticos do cruzeiro Icon of the Seas — Foto: Divulgação - Royal Caribbean

------++-====-----------------------------------------------------------------------=======;;==========--------------------------------------------------------------------------------====-++----

terça-feira, 9 de janeiro de 2024

2023 foi o ano mais quente já registrado nos últimos 100 mil anos, diz observatório europeu

<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>


Relatório foi divulgado pelo Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus da União Europeia nesta terça. O calor é resultado do aumento dos gases do efeito estufa e do El Niño.
<<<===+===.=.=.= =---____--------   ----------____---------____::____   ____= =..= = =..= =..= = =____   ____::____-----------_  ___----------   ----------____---.=.=.=.= +====>>>
Por Fernanda Calgaro, g1

Postado em 09 de janeiro de 2024 às 09h50m

#.*Post. - N.\ 11.069*.#

O calor é resultado do aumento dos gases do efeito estufa e do El Niño.

Com temperaturas em níveis recordes, o ano de 2023 foi confirmado o mais quente já registrado, segundo relatório do observatório europeu Copernicus divulgado nesta terça-feira (9). Os cientistas já vinham alertando que isso aconteceria.

Pela primeira vez, todos os dias dentro de um ano ficaram 1°C acima do nível pré-industrial de 1850 a 1900 - sendo que, em metade de 2023, os termômetros chegaram a ultrapassar 1,5°C e, em dois dias de novembro, ficaram 2°C mais quentes. Foram as temperaturas mais altas nos últimos 100 mil anos.

2023 foi um ano excepcional com recordes climáticos caindo como dominós. Não apenas 2023 foi o ano mais quente registrado, como é o primeiro ano com dias 1°C mais quentes do que a era pré-industrial. As temperaturas em 2023 provavelmente foram as mais altas ao menos nos últimos 100 mil anos.
— Samantha Burgess, vice-diretora do Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus da União Europeia.

🌡️ A explicação para a comparação com os 100 mil anos está na paleoclimatologia. São usados métodos que permitem estimar a temperatura de determinada época com a simulação do comportamento da atmosfera para climas passados.

Mapa registra as anomalias de temperatura na superfície do planeta em 2023 — Foto: Copernicus
Mapa registra as anomalias de temperatura na superfície do planeta em 2023 — Foto: Copernicus

A Terra está perto do 'limite seguro'

O documento do Copernicus revela um aquecimento violento, com diversos recordes diários e mensais quebrados.

🚨 A temperatura da Terra em 2023 ficou 1,48ºC acima do nível pré-industrial, antes do período de 1850 a 1900.

👉 Isso é muito perto do 1,5ºC estabelecido por cientistas como limite seguro para evitar as consequências mais graves das mudanças climáticas.

Esse limiar de aumento da taxa média de temperatura global foi estipulado no Acordo de Paris para até o final deste século e a previsão é que não fosse atingido antes de 2030.

A taxa tem como referência os níveis pré-industriais, antes de as emissões de poluentes passarem a afetar significativamente o clima global.

Confira os principais pontos do relatório do Copernicus:

  • 2023 foi confirmado como o ano mais quente já registrado desde 1850.
  • A temperatura média da Terra foi de 14,98ºC no ano passado, 0,17ºC acima do valor mais alto registrado em 2016 - até então considado o ano mais quente.
  • É provável que o período de 12 meses que termina neste mês ou mês que vem exceda em 1,5°C o nível pré-industrial.
  • As temperaturas médias anuais quebraram recordes - ou quase isso - em grande parte de todos os continentes, exceto na Austrália.
  • Todos os meses de junho a dezembro foram os mais quentes da história.
Efeito estufa e El Niño

🔥 Embora o fenômeno El Niño, que aquece as águas superficiais no leste do Oceano Pacífico, tenha influenciado, o calor extremo é resultado das contínuas emissões de gases de efeito de estufa.

Segundo o relatório do Copernicus, as concentrações de gases de efeito estufa, como dióxido de carbono e metano, têm aumentado nos últimos anos e alcançaram níveis alarmantes em 2023.

COP 28

Em dezembro, o acordo final da COP 28, a 28ª conferência do clima da Organização das Nações Unidas (ONU), foi considerado um avanço ao prever a redução gradual do uso de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) para diminuir a emissão de gases de efeito estufa.

No entanto, o texto não especifica como será feita essa transição energética nem quais recursos financeiros serão utilizados. O acordo não fala em eliminar totalmente os combustíveis fósseis nem tampouco estabelece meta ou ano para que isso aconteça.

O documento reconhece a necessidade de reduções profundas, rápidas e sustentadas da emissão de carbono caso a humanidade queira limitar o aumento da temperatura global em 1,5ºC.

No vídeo a seguir, o g1 explica a crise do clima em gráficos e mapas:

Entenda a crise do clima em gráficos e mapas

------++-====-----------------------------------------------------------------------=======;;==========--------------------------------------------------------------------------------====-++----