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quinta-feira, 12 de maio de 2016

Setor de serviços cai 5,9% em março, diz IBGE


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Serviços auxiliares dos transportes e correio recuou mais de 7%.
No ano, o setor acumula queda de 5% e em 12 meses, de 4,4%.

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Anay Cury e Cristiane Caoli-Do G1, em São Paulo e no Rio
12/05/2016 09h00 - Atualizado em 12/05/2016 12h30
Postado ás 16h00m
Serviços móveis são tendência no país e setor pet tende a crescer, Poços de Caldas (Foto: Lara Cristina / G1)Setor de serviços recuou 5,9% em março (Foto: Lara Cristina / G1)

Em março, o volume do setor de serviços do país recuou 5,9% frente ao mesmo período do ano passado, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta quinta-feira (13). Esse é o pior mês de março da série histórica da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), que teve início em 2012.
No ano, o setor acumula queda de 5% e em 12 meses, de 4,4%.

“O desaquecimento da economia como um todo do setor industrial que vem ocasionando essa menor contratação de serviços”, afirmou Roberto Saldanha, técnico de serviços e comércio do IBGE. “Isso tudo, com essa base [de comparação] de março [de 2015] um pouco elevada acentuou a queda [neste mês]”, completou.

Foram registradas variações negativas em serviços prestados às famílias (-3,8%); serviços de informação e comunicação (-5,9%); serviços profissionais, administrativos e complementares (-6,8%) e transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (-7,2%). Na contramão, o segmento de outros serviços registrou crescimento de 2,6%.

"Por modalidade, os resultados de volume foram: transporte terrestre, com -10,1%, transporte aquaviário, com -2,4%, e transporte aéreo, com 1,4%. A atividade de armazenagem, serviços auxiliares dos transportes e correio apresentou decréscimo de 5,3%", disse o IBGE, em nota.

De acordo com Saldanha, esta é a primeira queda nominal e real desde o início da série história do transporte aquaviário. O especialista afirmou que o frete caiu apesar de as exportações terem subido.

“Desaceleração da economia chinesa, resultou em menor demanda de importação de produtos, maior competição de mercado internacional e a baixa do preço do petróleo. Isso fez com que as empresas reduzissem o valor do frete e resultou nessa queda de 2,4%”, explicou.

As Atividades turísticas, que havia mostrado resultado positivo em fevereiro (1,3%) e janeiro (0,5%), retraíram 2,3% em março, em comparação com o mesmo mês em 2015. No ano, esse segmento caiu 0,2% e, em 12 meses, o recuo foi de 1,4%.

“Mas de qualquer forma, o próprio desaquecimento das atividades econômicas como um todo afetam o setor de serviços”, concluiu.

Análise regional
Na comparação anual, o setor de serviços subiu em Tocantins (9,3%), Roraima (7,3%), Rondônia (6,9%), Distrito Federal (4,1%), Ceará (1,4%) e Alagoas (0,2%). As maiores variações negativas de volume foram observadas no Amazonas (-16,3%), Amapá (-15,3%) e Maranhão (-11,7%).

Trimestre
O setor de serviços acumulou queda de 5% no primeiro trimestre deste ano. As quedas mais relevantes partiram de serviços profissionais, administrativos e complementares (-6,7%); transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (-5,2%) e serviços de informação e comunicação (-4,4%), "ou seja, os segmentos com maior peso na estrutura do setor de serviços", apontou o instituto.

“Em relação ao quarto trimestre, houve ligeira melhora. A taxa caiu menos. Mas é cedo para falar em recuperação. Não dá para afirmar isso. Não podemos falar que é um trimestre que está iniciando uma recuperação”, analisou Saldanha.

De acordo com o técnico do IBGE, o quatro trimestre de 2015 foi “até o momento o menor patamar que um trimestre já atingiu [na série histórica da PMS]”.

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quarta-feira, 11 de maio de 2016

Apple é a marca mais valiosa do mundo pelo 6º ano, diz Forbes

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Gigante de tecnologia é avaliada em US$ 151,1 bilhões.
Valor da empresa é 87% maior que o Google, 2º colocado do ranking.

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Do G1, em São Paulo
11/05/2016 18h11 - Atualizado em 11/05/2016 18h27
Postado às 23h00m
A Apple é a marca mais valiosa do mundo, com valor estimado em US$ 151,1 bilhões, segundo o ranking da revista Forbes divulgado nesta quarta-feira (11). Neste quesito, ela está 87% à frente do segundo colocado, o Google, avaliado em US$ 82,5 bilhões pela publicação.
É o sexto ano seguido que a Apple é a primeira colocada do ranking desde que a Forbes iniciou a listagem com mais de 200 marcas globais, em 2010.

A companhia com o maior declínio no valor de sua marca, entre as 100 mais valiosas, foi a IBM, com queda de 17% em 2016.

Em terceiro lugar, a Microsoft aparece com valor estimado em US$ 75,2 bilhões, seguida da Coca-Cola, avaliada em US$ 58,5 bilhões. 

O Facebook é o quinto colocado do ranking, com sua marca valendo US$ 52,6 bilhões, um avanço de 44% em relação ao ano anterior.
Ações da Apple registraram perdas em Wall Street (Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Illustration)Empresa tem marca avaliada em US$ 151,1 bilhões (Foto: REUTERS/Dado Ruvic/Illustration)

Veja quais são as 10 mais valiosas de 2016, segundo o ranking da Forbes:

1: Apple
US$ 151,1 bilhões

2: Google
US$ 82,5 bilhões

3: Microsoft
US$ 75,2 bilhões


4: Coca-Cola
US$ 58,5 bilhões

5: Facebook
US$ 52,6 bilhões

6: Toyota
US$ 42,1 bilhões

7: IBM
US$ 41,4 bilhões

8: Disney
US$ 39,5 bilhões

9: McDonald's
US$ 39,1 bilhões

10: GE
US$ 36,7 bilhões


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Vendas do comércio no 1º trimestre têm a maior queda desde 2001


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Recuo acumulado de janeiro a março é de 7%, segundo o IBGE.
Varejo também teve a maior queda para março desde 2003.

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Anay Cury e Cristiane Caoli-Do G1, em São Paulo e no Rio
11/05/2016 09h00 - Atualizado em 11/05/2016 09h56
Postado ás 10h25m

Consumidora em mercado do Rio de Janeiro (Foto: REUTERS/Ricardo Moraes)Consumidora em mercado do Rio de Janeiro (Foto: REUTERS/Ricardo Moraes)

As vendas do comércio varejista brasileiro registraram queda de 0,9% em março na comparação com o mês anterior, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (11). Essa é a maior baixa para março desde 2003, quando o varejo teve retração de 2,4%.

No primeiro trimestre, o comércio acumula queda de 7%, a maior da série, que, para essa base de comparação, teve início em 2001. O IBGE atribui o recuo aos "fatores inibidores de consumo: elevação da inflação, restrição do crédito e perda da renda real. Em março, frente ao mesmo mês do ano passado, as vendas caíram 5,7%.

A maioria dos ramos do comércio mostrou resultados negativos de fevereiro para março, com destaque para o de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que depois de uma leve recuperação em fevereiro, voltou a recuar 1,7% no mês seguinte.

Também influenciou o desempenho geral do varejo brasileiro o setor de móveis e eletrodomésticos, que depois de ver suas vendas subiram 6,1% em fevereiro, amargou uma queda de 1,1% em março. A venda de combustíveis e lubrificantes também pressionou a queda do índice nacional, ao mostrar retração de 1,2% após alta de 0,3% em fevereiro.

"Esse recuo aconteceu em perfil generalizado entre as atividades, mas tem forte influência do movimento de hipermercados. Isso reflete não só a perda real da renda, que tem impacto direto do consumo do setor supermercadista, mas também reflete a variação do preço dos alimentos, que subiu acima da inflação e que também afeta o consumo”, analisou Isabella Nunes, gerente de serviços e comércio do IBGE.

Na contramão, de um mês para o outro, cresceram apenas as vendas de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (6,1%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,7%).

Um ano atrás
O volume de vendas recuou na comparação anual, fortemente influenciado pelos segmentos de móveis e eletrodomésticos (-13,8%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (-11,9%), além de tecidos, vestuário e calçados (-14,1%), combustíveis e lubrificantes (-10,1%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-1,2%), entre outros.


"A atividade de móveis e eletrodomésticos, com variação de -13,8% no volume de vendas em relação a março do ano passado, exerceu o maior impacto negativo na formação da taxa do varejo e registrou a 12ª taxa negativa consecutiva para essa comparação", disse o IBGE, em nota.

Cresceram apenas as vendas de farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (2%).

Análise por estados
O comércio teve queda em 26 das 27 unidades da federação em março sobre fevereiro de 2016, com destaque para o Acre (-6,9%), Espírito Santo (-5,2%), Amapá (-5,0%) e Rondônia (-4,8%). A única taxa positiva foi registrada em Sergipe (0,7%).


Na comparaçaõ anual, 26 estados também registraram queda. As maiores retrações partiram do Amapá (-22,1%), do Acre (-16,7%), da Bahia (-12,3%) e do Pará (-11,9%).

Receita
A receita nominal caiu 0,4% sobre fevereiro, mas cresceu 6,2% em relação a março de 2015. No ano, acumulada alta de 4,7% e, em 12 meses, de 3,1%.


Comércio ampliado
O comércio varejista ampliado, que inclui, além do varejo, as vendas de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, também registrou queda na comparação entre fevereiro e março, de 1,1%. Frente a março de 2015, o recuo foi de 7,9%.


A Pesquisa Mensal de Comércio visita 5.700 empresas em 27 unidades da federação.

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