Total de visualizações de página
sábado, 16 de abril de 2011
O suicídio
Piada do Dia. = 008\2011
poder mais conviver com isso resolveu suicidar-se...
Subiu até a cobertura de um prédio e quando estava
pronto para se jogar lá de cimam olhou para baixo e
notou que havia um desfile de carnaval e no meio do
samba tinha um rapaz sem os dois braços dançando sem
parar. Então ele notou que o seu defeito era tão
insignificante perto do outro que resolveu descer e
falar com o rapaz:
- Meu amigo você acabou de salvar uma vida!!
- Mas, como?
- Eu ia me suicidar mas, quando eu ví você dançando
e pulando feliz sem os dois braços, percebi que o
meu problema não é tão grande quanto o seu. Você é
um exemplo de vida!
- Mas, eu não estou dançando...
- O que você esta fazendo então aí, no meio do samba,
pulando de um lado pro outro?
- Eu estou é tentando coçar a minha hemorróida, porra!
"Maior ônibus do mundo' começa a rodar neste sábado de Curitiba"
Ligeirão Azul tem 28 metros de comprimento e 2,5 metros de largura.
Veículo é movido a biocombustível à base de soja.
Bibiana Dionísio Do G1 PR
O "maior ônibus do mundo" utilizado para transporte coletivo, como anunciado pela Prefeitura de Curitiba, começa a rodar neste sábado (16). O Ligeirão Azul tem 28 metros de extensão e capacidade para 250 passageiros, 20 pessoas a mais do que o suportado pelo biarticulado que atualmente circula na capital paranaense. A empresa que fabricou o chassi e o motor do modelo, e que atua neste setor em diferentes países, disse não ter conhecimento de ônibus maior do que este.

O veículo será utilizado, a principio, apenas na linha Boqueirão, que é a segunda mais carregada da capital paranaense, com fluxo de 70 mil pessoas por dia. Segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), em média, 25 mil pessoas utilizam os veículos articulados e 45 mil, os biarticulados.
Conforto
Na avaliação do professor Garrone Reck, do Departamento de Transportes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a implantação do novo modelo não interfere de maneira impactante no transporte público da cidade. Para ele, um veículo maior pode trazer mais conforto para os usuários porque o modelo biarticulado leva muitos passageiros em pé, mas ele diz que ações para aumentar o número de veículos e diminuir o tempo de espera nos pontos de ônibus são mais efetivas. “De qualquer forma, uma oferta maior de lugares é positiva”, disse o professor.
O ônibus é 100% biocombustível. Segundo Eduardo Tows, gerente de manutenção da viação responsável pelo veículo, ele vai rodar apenas com combustível à base de soja porque é a matéria-prima que melhor se adapta ao clima curitibano. Os biocombustíveis de outras fontes ficam com uma textura pastosa quando submetidos a baixas temperaturas, o que impede o funcionamento dos carros. “A soja é mais resistente ao frio”, explicou Tows.
Deficientes físicos, auditivos e cegos possuem dispositivos específicos para suas necessidades dentro do Ligeirão Azul. Há ainda , conforme determina a legislação federal, assentos especificos para passageiros que sofrem de obesidade. Além do lugar reservado para cadeira de rodas, o cadeirante pode acionar um mecanismo que avisa ao motorista sobre a parada na próxima estação tubo, como são conhecidos alguns pontos de ônibus em Curitiba.
Para contemplar os deficientes auditivos, no momento em que a porta do ônibus vai fechar, uma luz se acende para que o passageiro se distancie. Nos outros ônibus que circulam pela cidade este aviso é dado via mensagem sonora.
Por fim, em frente aos bancos para portadores de necessidades especiais existe a identificação do veículo em braile. Um passageiro "pode ligar para a Urbs passar o número do veículo e o horário em que ele estava no ônibus e reclamar que o motorista freia bruscamente ou que fechou a porta nele", exemplifica Tows.
Implantação
Nesta primeira fase de implantação dos novos veículos, serão 10 ônibus na linha Boqueirão. Para a fase seguinte, a Urbs informou que serão mais 14 carros que vão circular na Linha Verde (antiga BR-116), que hoje liga a região Sul ao centro da cidade .
O Ligeirão Azul vai substituir os ônibus articulados que hoje realizam o trajeto. Conhecido como Ligeirão, eles fazem cinco paradas, enquanto os biarticulados – os tradicionais ônibus vermelhos – fazem 19 paradas. Durante o período de recadastramento do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE), para as eleições biométricas de 2012, o Ligeirão Azul vai fazer uma parada a mais em uma estação próxima ao TRE.
Portanto, além do terminal do Boqueirão e da estação tubo da Praça Carlos Gomes, que são o ponto de saída e chegada, respectivamente, do ônibus, as outras paradas do Ligeirão Azul serão os terminais Carmo e Hauer, estação UTFPR e TRE.

O veículo será utilizado, a principio, apenas na linha Boqueirão, que é a segunda mais carregada da capital paranaense, com fluxo de 70 mil pessoas por dia. Segundo a Urbanização de Curitiba (Urbs), em média, 25 mil pessoas utilizam os veículos articulados e 45 mil, os biarticulados.
Conforto
Na avaliação do professor Garrone Reck, do Departamento de Transportes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a implantação do novo modelo não interfere de maneira impactante no transporte público da cidade. Para ele, um veículo maior pode trazer mais conforto para os usuários porque o modelo biarticulado leva muitos passageiros em pé, mas ele diz que ações para aumentar o número de veículos e diminuir o tempo de espera nos pontos de ônibus são mais efetivas. “De qualquer forma, uma oferta maior de lugares é positiva”, disse o professor.
O ônibus é 100% biocombustível. Segundo Eduardo Tows, gerente de manutenção da viação responsável pelo veículo, ele vai rodar apenas com combustível à base de soja porque é a matéria-prima que melhor se adapta ao clima curitibano. Os biocombustíveis de outras fontes ficam com uma textura pastosa quando submetidos a baixas temperaturas, o que impede o funcionamento dos carros. “A soja é mais resistente ao frio”, explicou Tows.
Deficientes físicos, auditivos e cegos possuem dispositivos específicos para suas necessidades dentro do Ligeirão Azul. Há ainda , conforme determina a legislação federal, assentos especificos para passageiros que sofrem de obesidade. Além do lugar reservado para cadeira de rodas, o cadeirante pode acionar um mecanismo que avisa ao motorista sobre a parada na próxima estação tubo, como são conhecidos alguns pontos de ônibus em Curitiba.
Para contemplar os deficientes auditivos, no momento em que a porta do ônibus vai fechar, uma luz se acende para que o passageiro se distancie. Nos outros ônibus que circulam pela cidade este aviso é dado via mensagem sonora.
Por fim, em frente aos bancos para portadores de necessidades especiais existe a identificação do veículo em braile. Um passageiro "pode ligar para a Urbs passar o número do veículo e o horário em que ele estava no ônibus e reclamar que o motorista freia bruscamente ou que fechou a porta nele", exemplifica Tows.
Implantação
Nesta primeira fase de implantação dos novos veículos, serão 10 ônibus na linha Boqueirão. Para a fase seguinte, a Urbs informou que serão mais 14 carros que vão circular na Linha Verde (antiga BR-116), que hoje liga a região Sul ao centro da cidade .
O Ligeirão Azul vai substituir os ônibus articulados que hoje realizam o trajeto. Conhecido como Ligeirão, eles fazem cinco paradas, enquanto os biarticulados – os tradicionais ônibus vermelhos – fazem 19 paradas. Durante o período de recadastramento do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE), para as eleições biométricas de 2012, o Ligeirão Azul vai fazer uma parada a mais em uma estação próxima ao TRE.
Portanto, além do terminal do Boqueirão e da estação tubo da Praça Carlos Gomes, que são o ponto de saída e chegada, respectivamente, do ônibus, as outras paradas do Ligeirão Azul serão os terminais Carmo e Hauer, estação UTFPR e TRE.
sexta-feira, 15 de abril de 2011
Gol histórico em campeonato distrital português.
Gol histórico em campeonato distrital português

O autor da façanha se chama Carlos Almeida, meia de 26 anos do Futebol Clube Oliveira do Hospital. Dada a saída, ele mandou lá do meio do campo na gaveta do goleiro, que ainda saltou para sair na foto - um gol muito parecido com um marcado pelo hoje tricolor Fred na Copa São Paulo de Juniores, quando jogava pelo América-MG.
O campeonato em que Carlos Almeida brilhou pode até ser obscuro, mas o jogo era importante, afinal valia o título distrital. No fim, o Oliveira do Hospital venceu o Arganil por 3 a 0, na casa do adversário, e festejou o gol histórico e a taça. O site português A Bola conversou com Carlos Almeida após a partida, e o Planeta que Rola reproduz sua explicação para o lance, no original:
'Durante a palestra antes do jogo o treinador de guarda-redes chamou-nos à atenção para o facto de o guardião do Arganil não ser o habitual titular, o que, de alguma forma, podia-se traduzir em intranquilidade. Quando chegámos ao pontapé de saída disse ao Bruno Cardoso: Dá um toque para a frente, vamos ver se isto vai resultar', declarou o jogador.
Abre parênteses. Para não haver dúvidas, segue um breve tradutor Português-Português: palestra é a tradicional preleção feita pelos treinadores; guarda-redes é goleiro, guardião também; e pontapé de saída é o início do jogo. Fecha parênteses.
Carlos Almeida ainda revelou ao jornal português que já havia feito um gol do meio do campo nas divisões de base, mas reconhece que dessa vez a repercussão está sendo muito maior.
'Tenho facilidades nos remates de longa distância e, felizmente, saiu bem. Fiquei surpreendido, nunca pensei que desse tanto que falar. Todos me dão os parabéns, dizem que foi um golão. Nunca mais me vou esquecer disto. Pelo que sei só houve um golo mais rápido, marcado aos dois segundos pelo Al-Ahly', contou.
Câmeras filmam acidente de trânsito em Feira de Santana, na Bahia
""Um carro atropelou 3 pessoas de uma só vez, entre eles, um ciclista.
Os três ocupantes do carro também ficaram feridos.""
Câmeras filmam acidente de trânsito em Feira de Santana, na Bahia.
Graça Campos Do G1 BA
O carro atingiu em alta velocidade uma moto e um ciclista em um dos locais de maior movimento na cidade.
Os atingidos e os três ocupantes do carro ficaram feridos.Todos foram levados para o hospital Clériston Andrade. Duas pessoas já foram liberadas.
As câmeras de segurança da Prefeitura fizeram as imagens do momento do acidente. Segundo a Superintendência de Trânsito, o motorista do carro fazia transporte clandestino.
O ciclista não foi identificado. O carro foi apreendido.
Windows 8 poderá ser instalado via pen drive, diz site.
##= Nesta sexta-feira, reproduções do que seria uma das primeiras versões Microsoft Windows 8 circularam pela internet apontando para um ambiente chamado 'Windows Portable Workspaces'. A nova função no sistema operacional deve permitir que o usuário copie o software e execute o sistema via pen drive, diz o site Win Rumors .
De acordo com uma das telas divulgadas na web do Windows 8 build 7850 , para abrigar o arquivo de instalação do software será preciso que o pen drive tenha no mínimo 16GB. A opção da Microsoft em abraçar o formato pode ser uma prévia do que está por vir. Analistas apontam que em breve os drives ópticos (leitores de CD) serão aposentados, como foram os disquetes anos antes.
No lançamento do MacBook Air no final de 2010, a Apple incluiu no kit de instalação um pen drive contendo Mac OS X e iLife. Ultrafino, o notebook não apresenta drive óptico e trabalha apenas com o drive USB. O Linux, sistema operacional de código aberto, também já é usualmente armazenado em dispositivos USB, ocupando cerca de 2 Gb, para instalação em computadores pessoais.
Telas do Windows 8 vazam na web com nova loja de aplicativos
Ao longo da semana, telas do Windows 8 também vazaram na web sem apresentar muitas novidades. Muito similar ao Windows 7, a nova versão do sistema operacional chamou mais atenção pelos rumores de que uma nova loja de aplicativos, aos moldes da 'App Store' da Apple e 'Android Market' da Google, seria lançada com ele, diz o CNet .
Entre as principais aplicações estariam os navegadores Firefox, Opera e Internet Explorer, o pacote Office 2010, o famoso game casual Angry Birds e o tradicional jogo de cartas FreeCell.
Na MIX11, Microsoft mostra novidades em software
Reforçando o uso do HTML5, a Microsoft apresentou uma preview da nova versão do seu navegador Internet Explorer 10. Elaborando recursos de estilo e gradientes em CSS3 (Cascading Style Sheets) e de aceleração gráfica e 3D, a companhia já se mostrou interessada em melhorar o desempenho do browser pouco depois te der lançado o Internet Explorer 9, na segunda semana de março.
Ainda durante a MIX11, uma feira de desenvolvedores em Las Vegas (EUA), a companhia que defendeu fortemente o uso de HTML, não ficou tão animada ao anunciar os planos para o Silverlight, software que é uma espécie de concorrente para o Adobe Flash e que seria dispensável em razão das nova linguagem de programação. Hoje presente no StreetSide , sistema de mapas virtuais em 360º do Bing, ele deverá ainda ser usado em tablets equipados com Windows 8.
KINECT :Microsoft detalha na MIX11 conteúdo de kit de desenvolvedores
Sobre o Kinect, a Microsoft divulgou mais detalhes do Windows SDK beta, kit para desenvolvedores que dará acesso às chaves do dispositivo. Entre as ferramentas disponíveis estarão o acesso ao microfone de quatro elementos, às câmeras e sensores de movimento permitindo cálculo mais exato sobre profundidade e posição dos objetos que visam melhorar a performance das aplicações do aparelho.
A documentação para a criação de APIs e uma descrição da arquitetura SDK junto a um manual de funcionalidades do pacote também estarão disponíveis em breve para download no site do projeto Microsoft Reserach ( http://research.microsoft.com/kinectsdk ).
De acordo com uma das telas divulgadas na web do Windows 8 build 7850 , para abrigar o arquivo de instalação do software será preciso que o pen drive tenha no mínimo 16GB. A opção da Microsoft em abraçar o formato pode ser uma prévia do que está por vir. Analistas apontam que em breve os drives ópticos (leitores de CD) serão aposentados, como foram os disquetes anos antes.
No lançamento do MacBook Air no final de 2010, a Apple incluiu no kit de instalação um pen drive contendo Mac OS X e iLife. Ultrafino, o notebook não apresenta drive óptico e trabalha apenas com o drive USB. O Linux, sistema operacional de código aberto, também já é usualmente armazenado em dispositivos USB, ocupando cerca de 2 Gb, para instalação em computadores pessoais.
Telas do Windows 8 vazam na web com nova loja de aplicativos

Ao longo da semana, telas do Windows 8 também vazaram na web sem apresentar muitas novidades. Muito similar ao Windows 7, a nova versão do sistema operacional chamou mais atenção pelos rumores de que uma nova loja de aplicativos, aos moldes da 'App Store' da Apple e 'Android Market' da Google, seria lançada com ele, diz o CNet .
Entre as principais aplicações estariam os navegadores Firefox, Opera e Internet Explorer, o pacote Office 2010, o famoso game casual Angry Birds e o tradicional jogo de cartas FreeCell.
Na MIX11, Microsoft mostra novidades em software
Reforçando o uso do HTML5, a Microsoft apresentou uma preview da nova versão do seu navegador Internet Explorer 10. Elaborando recursos de estilo e gradientes em CSS3 (Cascading Style Sheets) e de aceleração gráfica e 3D, a companhia já se mostrou interessada em melhorar o desempenho do browser pouco depois te der lançado o Internet Explorer 9, na segunda semana de março.
Ainda durante a MIX11, uma feira de desenvolvedores em Las Vegas (EUA), a companhia que defendeu fortemente o uso de HTML, não ficou tão animada ao anunciar os planos para o Silverlight, software que é uma espécie de concorrente para o Adobe Flash e que seria dispensável em razão das nova linguagem de programação. Hoje presente no StreetSide , sistema de mapas virtuais em 360º do Bing, ele deverá ainda ser usado em tablets equipados com Windows 8.
KINECT :Microsoft detalha na MIX11 conteúdo de kit de desenvolvedores
Sobre o Kinect, a Microsoft divulgou mais detalhes do Windows SDK beta, kit para desenvolvedores que dará acesso às chaves do dispositivo. Entre as ferramentas disponíveis estarão o acesso ao microfone de quatro elementos, às câmeras e sensores de movimento permitindo cálculo mais exato sobre profundidade e posição dos objetos que visam melhorar a performance das aplicações do aparelho.
A documentação para a criação de APIs e uma descrição da arquitetura SDK junto a um manual de funcionalidades do pacote também estarão disponíveis em breve para download no site do projeto Microsoft Reserach ( http://research.microsoft.com/kinectsdk ).
Bebun - BEBADOS
Piada do Dia. = 006\2011
Dois bebados estavam em um bar...
Quando um falou para o outro:
Onde vc mora?
Eu moro na rua acima desse bar.
Eu tambem.
E o outro bebado disse:
Eu moro na casa laranjada
outro:
É mentira porque quem mora lá sou eu.
outro:
Então vamos lá na casa que eu vou te provar que quem mora la sou eu. Foram os dois.
Chegando na casa os bebados começam a brigar..então a porta da casa se abre e sai de lá uma mulher dizendo:
Bonito, pai e filho brigando bebados na porta de casa...
Dois bebados estavam em um bar...
Quando um falou para o outro:
Onde vc mora?
Eu moro na rua acima desse bar.
Eu tambem.
E o outro bebado disse:
Eu moro na casa laranjada
outro:
É mentira porque quem mora lá sou eu.
outro:
Então vamos lá na casa que eu vou te provar que quem mora la sou eu. Foram os dois.
Chegando na casa os bebados começam a brigar..então a porta da casa se abre e sai de lá uma mulher dizendo:
Bonito, pai e filho brigando bebados na porta de casa...
Morre aos 114 anos nos EUA o homem mais velho do mundo
Walter Breuning morreu de causas naturais em hospital em Montana.
Ele dizia que segredo da vida longa é aceitar a mudança e ajudar os outros.
O americano Walter Breuning, considerado pelo livro Guinness dos Recordes o homem mais velho do mundo, morreu nesta quinta-feira (14) aos 114 anos.
Breuning morreu de causas naturais em um hospital de Great Falls, no estado americano de Montana, onde ele morava, de causas naturais.
Ele ficou internado boa parte deste mês, disse Stacia Kirby, porta-voz do asilo em que ele morava.
Breuning era o mais velho homem do mundo e a segunda pessoa mais velha, segundo o Grupo de Pesquisa de Gerontologia, de Los Angeles, Cafilórnia.
Walter Breuning em foto de 6 de outubro de 2010 (Foto: AP) A pessoa mais velha do mundo é Besse Cooper, de Monroe, no estado americano da Geórgia, nascida 26 dias antes que ele.
Em uma entrevista no ano passado, durante seu aniversário de 114 anos, ele revelou o segredo de uma vida longa: sempre abrace a mudança, mesmo quando ela bate na sua cara; coma duas refeições por dia; trabalhe o máximo que pude; ajude os outros; e aceite a morte.
Breuning morreu de causas naturais em um hospital de Great Falls, no estado americano de Montana, onde ele morava, de causas naturais.
Ele ficou internado boa parte deste mês, disse Stacia Kirby, porta-voz do asilo em que ele morava.
Breuning era o mais velho homem do mundo e a segunda pessoa mais velha, segundo o Grupo de Pesquisa de Gerontologia, de Los Angeles, Cafilórnia.

Em uma entrevista no ano passado, durante seu aniversário de 114 anos, ele revelou o segredo de uma vida longa: sempre abrace a mudança, mesmo quando ela bate na sua cara; coma duas refeições por dia; trabalhe o máximo que pude; ajude os outros; e aceite a morte.
"Uma guerra civil com intervenção estrangeira', diz especialista sobre conflito na Líbia"
""Otan pede aviões mais precisos e cobra maior participação de membros no confronto da Líbia...""
BERLIM - O comandante militar da Otan, James Stavridis, solicitou nesta quinta-feira aviões mais precisos para evitar a morte de civis líbios em suas operações, que já provocaram vítimas rebeldes e civis em fogo amigo. Apesar de o chanceler britânico, William Hague, assegurar que a Aliança Atlântica nunca esteve mais unida, nenhum país se ofereceu, na reunião em Berlim, para fornecer os aviões pedidos nem para auxiliar no ataque às tropas de Kadafi - num forte indício de que a estratégia da Otan na Líbia não é consenso entre seus membros.
- Certamente existem alguns países que não descartam (o envio de mais aviões) e podem muito bem consider fazer isso - disse Hague.
O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen said, disse que a organização precisa de mais aviões para atacar as forças do regime em áreas populosas. Segundo ele, os membros da Otan se comprometeram a fornecer "todos os recursos necessários" para a missão e manter "um ritmo operacional elevado contra alvos legítimos".
- Para evitar baixas entre os civis precisamos de equipamentos sofisticados, precisamos de mais aeronaves com artilharia precisa para ataques terrestres.
- Não tivemos promessas ou compromissos específicos nesta reunião, mas eu ouvi indicações que me deram esperança. E por natureza eu sou um otimista
Desde que os Estados Unidos passaram o comando da operação à Otan, França e Reino Unido vêm fazendo críticas abertas à falta de envolvimento de outros países na ação. Dos 28 membros da Aliança, apenas 14 participam ativamente da operação - acompanhados de outros países como o Qatar, os Emirados Árabes Unidos e a Suécia. Deles, apenas seis realizam ataques contra alvos terrestres do regime. O chanceler britânico, William Hague, afirmou ter esperanças de que outros países ofereçam caças para atacar as forças do ditador, enquanto os rebeldes - sob forte ataque na cidade de Misurata - pedem uma ação mais contundente da Otan.
- Os EUA já estão dando uma grande contribuição, com o apoio logístico. É razoável pedirmos que outros países façam novas contribuições - disse Hague.
Mas numa reunião de portas fechadas, o chanceler francês, Alain Juppé, solicitou à secretária de Estado, Hillary Clinton, que os EUA contribuíssem com mais aviões para a operação. Hillary, no entanto, se mostrou resistente ao pedido.
No início da semana, o ministro da Defesa francês, Gerard Longuet, disse que apenas os aviões A-10 e AC-130, de posse exclusiva dos EUA, seriam capazes de romper o impasse militar. Apesar de terem passado o comando da operação à Otan, os EUA realizaram 35% das missões aéreas nos últimos dias, mas deixaram a responsabilidade de bombardear alvos militares e tropas de Kadafi a outros países. Oficialmente, funcionários americanos desviaram da questão, afirmando que a Otan não fez um pedido aos EUA por mais caças, e lembrando que o país já participa de diversas outras formas.
Paris e Londres vêm pressionando também, particularmente, Espanha, Itália, Holanda e Suécia para participarem de ataques às tropas de Kadafi. A Espanha já negou o pedido, e a Itália se mostra relutante.
- Tivemos sucesso no início bombardeando tanques, mas estamos encontrando problemas agora que Kadafi está movendo suas tropas para mais perto da população civil - disse uma diplomata ao "Washington Post".
BERLIM - Para o ex-vice-ministro da Defesa alemão e atual professor de estratégia militar da Universidade de Potsdam, Walther Stuetzle, a manutenção dos bombardeios da Otan na Líbia é um erro grave e não tem o aval do Conselho de Segurança da ONU.
O GLOBO: A Otan vai refletir sobre a exigência dos Brics de suspender imediatamente os bombardeios na Líbia?
WALTHER STUETZLE: Seria bom se a Otan atendesse à exigência. Mas eu acho que não há chances para isso. A prova são os bombardeios de hoje (ontem). A Otan está inflexível porque a França e a Inglaterra decidiram realizar uma campanha militar contra a Líbia. A Alemanha é contra, mas errou também por não ter procurado um entendimento político. Agora a Otan está numa situação difícil porque a ação é mais complicada do que parecia no início.
O GLOBO: Na sua opinião, a Otan pode realizar uma guerra contra a vontade de diversos países?
STUETZLE: O Conselho de Segurança elaborou uma resolução que permite o cessar-fogo, o início da negociação pacífica, e sanções - com o congelamento dos bens de Kadafi e de sua família, além do embargo de armas. A guerra aérea não tem o aval da ONU, que decidiu apenas o fechamento do espaço aéreo para impedir os bombardeios de Kadafi.
O GLOBO: A ONU e a Otan buscaram uma solução política antes do início da ação militar?
STUETZLE: Não, e este foi, na minha opinião, um erro gravíssimo. A França e a Inglaterra queriam começar logo com a campanha militar antes de esperar o resultado dos esforços diplomáticos.
O GLOBO: Qual o significado do impasse para o futuro da Otan?
STUETZLE: O significado é uma crise política da Aliança Atlântica. Além disso, o secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, tem mostrado ser incapaz de proteger o maior bem da aliança, que é o consenso político. Há na Líbia uma guerra civil com a intervenção de estrangeiros. A guerra precisa terminar, mas não através de ataques de fora, e sim de um diálogo político. O que a Líbia precisa é de uma nova ordem política, o que só é possível através do diálogo e de negociações.
BERLIM - O comandante militar da Otan, James Stavridis, solicitou nesta quinta-feira aviões mais precisos para evitar a morte de civis líbios em suas operações, que já provocaram vítimas rebeldes e civis em fogo amigo. Apesar de o chanceler britânico, William Hague, assegurar que a Aliança Atlântica nunca esteve mais unida, nenhum país se ofereceu, na reunião em Berlim, para fornecer os aviões pedidos nem para auxiliar no ataque às tropas de Kadafi - num forte indício de que a estratégia da Otan na Líbia não é consenso entre seus membros.
- Certamente existem alguns países que não descartam (o envio de mais aviões) e podem muito bem consider fazer isso - disse Hague.
O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen said, disse que a organização precisa de mais aviões para atacar as forças do regime em áreas populosas. Segundo ele, os membros da Otan se comprometeram a fornecer "todos os recursos necessários" para a missão e manter "um ritmo operacional elevado contra alvos legítimos".
" Para evitar baixas entre os civis precisamos de equipamentos sofisticados "
- Para evitar baixas entre os civis precisamos de equipamentos sofisticados, precisamos de mais aeronaves com artilharia precisa para ataques terrestres.
- Não tivemos promessas ou compromissos específicos nesta reunião, mas eu ouvi indicações que me deram esperança. E por natureza eu sou um otimista
Desde que os Estados Unidos passaram o comando da operação à Otan, França e Reino Unido vêm fazendo críticas abertas à falta de envolvimento de outros países na ação. Dos 28 membros da Aliança, apenas 14 participam ativamente da operação - acompanhados de outros países como o Qatar, os Emirados Árabes Unidos e a Suécia. Deles, apenas seis realizam ataques contra alvos terrestres do regime. O chanceler britânico, William Hague, afirmou ter esperanças de que outros países ofereçam caças para atacar as forças do ditador, enquanto os rebeldes - sob forte ataque na cidade de Misurata - pedem uma ação mais contundente da Otan.
" Os EUA já estão dando uma grande contribuição, com o apoio logístico. É razoável pedirmos que outros países façam novas contribuições "
- Os EUA já estão dando uma grande contribuição, com o apoio logístico. É razoável pedirmos que outros países façam novas contribuições - disse Hague.
Mas numa reunião de portas fechadas, o chanceler francês, Alain Juppé, solicitou à secretária de Estado, Hillary Clinton, que os EUA contribuíssem com mais aviões para a operação. Hillary, no entanto, se mostrou resistente ao pedido.
No início da semana, o ministro da Defesa francês, Gerard Longuet, disse que apenas os aviões A-10 e AC-130, de posse exclusiva dos EUA, seriam capazes de romper o impasse militar. Apesar de terem passado o comando da operação à Otan, os EUA realizaram 35% das missões aéreas nos últimos dias, mas deixaram a responsabilidade de bombardear alvos militares e tropas de Kadafi a outros países. Oficialmente, funcionários americanos desviaram da questão, afirmando que a Otan não fez um pedido aos EUA por mais caças, e lembrando que o país já participa de diversas outras formas.
Paris e Londres vêm pressionando também, particularmente, Espanha, Itália, Holanda e Suécia para participarem de ataques às tropas de Kadafi. A Espanha já negou o pedido, e a Itália se mostra relutante.
- Tivemos sucesso no início bombardeando tanques, mas estamos encontrando problemas agora que Kadafi está movendo suas tropas para mais perto da população civil - disse uma diplomata ao "Washington Post".
BERLIM - Para o ex-vice-ministro da Defesa alemão e atual professor de estratégia militar da Universidade de Potsdam, Walther Stuetzle, a manutenção dos bombardeios da Otan na Líbia é um erro grave e não tem o aval do Conselho de Segurança da ONU.
O GLOBO: A Otan vai refletir sobre a exigência dos Brics de suspender imediatamente os bombardeios na Líbia?
WALTHER STUETZLE: Seria bom se a Otan atendesse à exigência. Mas eu acho que não há chances para isso. A prova são os bombardeios de hoje (ontem). A Otan está inflexível porque a França e a Inglaterra decidiram realizar uma campanha militar contra a Líbia. A Alemanha é contra, mas errou também por não ter procurado um entendimento político. Agora a Otan está numa situação difícil porque a ação é mais complicada do que parecia no início.
O GLOBO: Na sua opinião, a Otan pode realizar uma guerra contra a vontade de diversos países?
STUETZLE: O Conselho de Segurança elaborou uma resolução que permite o cessar-fogo, o início da negociação pacífica, e sanções - com o congelamento dos bens de Kadafi e de sua família, além do embargo de armas. A guerra aérea não tem o aval da ONU, que decidiu apenas o fechamento do espaço aéreo para impedir os bombardeios de Kadafi.
O GLOBO: A ONU e a Otan buscaram uma solução política antes do início da ação militar?
STUETZLE: Não, e este foi, na minha opinião, um erro gravíssimo. A França e a Inglaterra queriam começar logo com a campanha militar antes de esperar o resultado dos esforços diplomáticos.
O GLOBO: Qual o significado do impasse para o futuro da Otan?
STUETZLE: O significado é uma crise política da Aliança Atlântica. Além disso, o secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, tem mostrado ser incapaz de proteger o maior bem da aliança, que é o consenso político. Há na Líbia uma guerra civil com a intervenção de estrangeiros. A guerra precisa terminar, mas não através de ataques de fora, e sim de um diálogo político. O que a Líbia precisa é de uma nova ordem política, o que só é possível através do diálogo e de negociações.
Assinar:
Postagens (Atom)